Ligeirinho

Fique por dentro
ü É grande o número de festas realizadas pela municipalidade, sendo que o idealizador dos eventos pode ter encontrado uma maneira fácil de ganhar dinheiro, pois quem sabe fica com o bônus e os munícipes com o ônus. Foram várias festas criadas, talvez até foi contribuído para surgir empresa de distribuição de bebidas, no entanto, que se diga: apesar da marca diabo acaba vencendo certas cotações de preços e licitações. Pode ser que alguém esteja ganhando comissão por fora na contratação da banda, da estrutura, do pipi móvel, do palco, do lonão, do telão, do alambrado, dos fogos de artifício, ainda dos comes e bebes. Isto pode caracterizar desonestidade e imoralidade, mas parece que quem deve apurar as questões, numa desta esteja involuntariamente deixando passar em branco os boatos e rumores, principalmente as denúncias, então acaba contribuindo para o desmando quanto a aplicação do dinheiro público.
ü A pesquisa apresentada pela toda poderosa no meio de comunicação televisa, caracteriza promoção pessoal a quem governa o país, caso fosse numa eleição, acabaria induzindo o eleitor para o voto, já que muitos eleitores esperam pelo resultado real ou irreal para poder votar no vencedor, já que não gostam perder sequer um sufrágio. Enquanto tiver gente ignorante decidindo a política-partidária, os politiqueiros sempre levarão vantagem, até porque o cidadão despreparado acaba considerando sigla partidária uma paixão como se fosse o futebol ou se vende por algo insignificante.
ü Proposta do governo para regular mídia prevê proibição de propriedade cruzada, ou seja, é uma ação regulatória para o setor de comunicação, visando coibir que uma mesma empresa detenha diferentes veículos de comunicação, como rádio, TV e jornal. Essa é uma excelente iniciativa do Ministério das Comunicações, porém, é preciso dar prazo para a adaptação das empresas, mas, em nome da desconcentração do mercado, isso é salutar; essa foi a afirmação o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em entrevista ao programa 3 a 1, da TV Brasil. Bernardo admite que essa discussão poderá causar divergências no Congresso Nacional, mas ele propõe que as novas regras sejam levadas a consulta pública depois de passar pelo Ministério das Comunicações, Casa Civil e Presidência da República. Esse sistema de empresas cruzadas acaba gerando perdas a imprensa única (jornal impresso), enquanto isto certos homens públicos, religiosos e grupos acabam formando quase um cartel para faturar em favor da grande mídia em prejuízo da pequena. Diário Oficial, a exemplo dos jornais diários contribuem para tirar o direito do periódico Semanário levar os atos oficiais, apesar de sua grande tiragem e abrangência regional.
ü O Plano 15 considera a maior expo-feira da região, realizada em outubro, já muitos cidadãos não partidários acham uma falta de consideração para com a sociedade a não prestação de contas do resultado do evento. Se os vereadores da consideração oposição não conseguem fazer com que o Executivo preste contas nestes cinco meses após o evento, então que o Ministério Público o faça, já que não é preciso apenas receber denuncia para agir, basta ter conhecimento do fato para começar agir. Se todo poder devidamente constituído é independente um do outro, então é bom que cada um faça a sua parte e jamais este ou aquele venha fazer vistas grossas caso exista evidência de alguma irregularidade ou ilegalidade.
ü O Jogo Eleitoral pode barrar uma candidatura, sendo este o título dos jornais Diário Catarinense e de A Notícia, do último domingo. O que pode tirar a pretensão de algum candidato se for condenado por crime eleitoral: improbidade administrativa, crime contra o patrimônio, lavagem de dinheiro e tráfico. Nas sentenças por improbidade administrativa, por exemplo, só perdem o direito a se candidatar aqueles que cometeram ato doloso, com prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito. Infelizmente, a considerada oposição em certa microrregião não consegue fazer valer muitas determinadas denúncias ou algumas possíveis irregularidades, pois geralmente ações contra determinada situação acabam sendo consideradas indeferidas, então numa desta a decisão favorece o infrator e penaliza quem tenta apurar a moralidade pública. Tem muita gente que era pobre, hoje passou a ter um padrão de vida elevado, porém, se alguém suspeitar da riqueza ilícita, pode não ter opção a quem recorrer, pois numa desta esteja faltando fiscalização, porém, é necessário dar voz para quem levanta suspeitas e possíveis desvios de conduta.
ü Por que será que ainda a prefeitura não construiu um barracão para abrigar a secretaria de infraestrutura e por três mandatos consecutivos continua pagando aluguel para uma empresa pelo que se sabe não existe mais na prestação de serviços, apenas na formalidade da burocracia? Dinheiro a prefeitura tem o suficiente para construir as instalações, basta priorizar tais investimentos, pois a sociedade agradeceria a boa aplicação do dinheiro público. Caso tivessem construída a sede de trabalho própria, não desperdiçariam quase um milhão de reais em aluguel em praticamente 12 anos de governo municipal. A Prefeitura doou o imóvel para tal empresa, depois de anos passou a pagar aluguel do que era seu, porém, se tivesse lá deixado o moinho, talvez ajudaria muito mais a economia do município ao invés de auxiliar quem foi beneficiado e pode ter paralisado a atividade, porém, leva vantagem sobre o poder público recebendo em torno de sete mil reais de aluguel mensal, apesar que este valor passou a ser depositado em juízo depois que a oposição fez a denúncia.
ü Sabemos que os professores dos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro possuem a sua associação para se reunir no final de ano e realizar festividade de confraternização e integração. É importante ter sua associação, mas é de suma importância criar o sindicato dos professores, pois os educadores não podem e não devem ficar dependendo das decisões da prefeitura, no caso, de nosso município, onde o educador tem um dos menores salários da região. É uma vergonha professores dependerem de carona ou que algum motorista da municipalidade lhe transporte por conta própria, pois virou rotina os educadores prestarem oito horas de trabalho diário, mas ficam à disposição da Prefeitura por umas treze horas, sendo também um problema que enfrentam os profissionais do volante. Enquanto não criam o sindicato é bom reivindicar direitos no Ministério do Trabalho, pois o poder público tem amplas condições de dar o transporte, ainda, caso demorar para transportar o professor, então que a municipalidade pague hora rodoviária no trajeto casa e escola ou vice-versa, ainda leve em conta a prolongada espera que estão sujeitos aqueles que dão aula no interior do município de Capinzal. Em Joaçaba existe uma coordenação regional do Sindicato dos Professores, então os educadores devem deixar o medo de lado e reivindicar direitos.
ü Como será que estava e está funcionando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra de Capinzal e Ouro? O Incra em nível nacional faz a prestação de contas ano a ano (relação de gestão), apresenta processos de contas anuais, tem seu portal da transparência. Quem sabe o Incra deveria estar informado também sobre a venda e compra de gado em leilão, inclusive, saber quanto pesa realmente o lote, valor do imposto declarado com a transação, enfim, receber um relatório da Vigilância Sanitária declarando quantas cabeças de gado são abatidas mensalmente?
ü O vereador Rafael Dalavequia na palavra da sessão ordinária de 28 de fevereiro foi feliz em suas colocações, sugerindo a possibilidade da Administração Municipal criar em Florianópolis uma casa de apoio à saúde, tomando como exemplo outros municípios que vem adotando a mencionada prática. Essa iniciativa pode garantir maior qualidade e conforto aos munícipes em busca de atendimento especializado, ainda evita a correria e desgaste de sair de madrugada e voltar em horários avançado. A casa de apoio é alugada e mantida pelo município, sendo exclusiva para os munícipes da mencionada localidade. Fraiburgo possui uma casa destas desde 2007, inclusive, Rafael sugeriu uma parceria Capinzal, Ouro e Zortéa, seguindo o exemplo do acordo com o auxílio financeiro ao Hospital Nossa Senhora das Dores. Lembrou Rafael que embora os deputados Gelson Merisio, Moacir Sopelsa, Padre Pedro Baldissera, Romildo Titon e tantos outros tenham as casas de apoio, muitos possibilitam o benefício por meio de organizações, independente disto, o município deve ampliar o benefício, aderindo a ideia de Fraiburgo.
ü Está na Internet, no facebook desenhos animados informando o péssimo estado de conservação da estrada que dá acesso ao município de Jaborá. Eis as imagens postadas na Internet e tire as suas considerações também no site de O TEMPO – um jornal de fato. É bom lembrar que em Peritiba, a situação é semelhante, sendo um desrespeito com os munícipes, visitantes e para quem apenas passa pelo território.
ü É uma vergonha o que aconteceu na manhã de quarta-feira, 29 de fevereiro, quando dois adolescentes de uns 14 a 16 anos brigaram a socos e pontapés. Tudo leva crer que são alunos da Escola São Cristóvão, quando teve quem tentou separar, mas estes não deram chance para tanto, então foi melhor ficar de fora do que se complicar com o órgão competente pelos menores de idade. Enquanto a briga continuava, um outro menor de idade estava empunhando uma longuinete, tendo como conteúdo cerveja. Às vezes é bom o Conselho Tutelar sair a campo e tomar conhecimento de vários problemas envolvendo crianças e adolescentes, porém, deve tentar selecionar essa triste situação.
Deixe seu comentário