logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

ü     Enquanto nos estados de São Paulo e no Paraná é implantado caixas de brita nas rodovias para poder salvar vidas, em Santa Catarina o negócio é ao contrário, basta ver na subestação de Capinzal uma arapuca armada para os motoristas e demais ocupantes de caminhões desgovernados. Ao lado do portão da frente foi implantado um sistema de segurança para que os caminhões não invadam a mencionada subestação, sendo 12 tubos preenchidos com concreto e ferragem, então se os ocupantes chegarem ilesos até a receptora e distribuidora de energia elétrica, certamente perderão a vida na arapuca lá implantada, portanto, esse é um caso para autoridades políticas, judiciárias, principalmente, para as do Ministério Público esse ato que favorece uns e desfavorece outros.   

ü     Até quando irão insistir em manter os semáforos burros, pois o mencionado sistema que controla o trânsito de Capinzal já não suporta tanto movimento, portanto, é preciso fazer investimentos que supram a necessidade dos usuários dos vários trajetos, principalmente, de ida e volta pela Ponte Irineu Bornhausen. É necessário implantar semáforos sincronizados um ao outro, que tenha sinal para o pedestre e que não dificulte o fluxo de veículos. Também é necessário implantar semáforo nos cruzamentos onde se localiza o Banco do Brasil e o Calçadão.  

ü     Capinzal é um município pequeno, pois ao longo do tempo deixaram de trazer novas empresas e indústrias, portanto, outros municípios da região se desenvolveram e cresceram no número de população, a exemplo de Concórdia com 68.621, Campos Novos com 32.824, Joaçaba com 27.020 habitantes. O que impressiona é saber que Capinzal tem 20.769 habitantes e perde para Piratuba com apenas 4.786 munícipes, no tocante entretenimento, enfim, passatempo. Antes os cidadãos da região vinham para Capinzal para os bares e lanchonetes, cinema, teatro, circo, festas, bailes e matinês dançantes, boates, até para a zona do baixo meretrício que é um mal necessário, enfim, prestigiavam os eventos. Agora são os capinzalenses que vão gastar e valorizar os piratubenses que passou a ter vida noturna. Capinzal parou no tempo, então jamais poderá ser um município turístico, pois o turista precisa de opção e não de impedimentos.

ü     Ficou claro que o PMDB ainda não tem um nome definido para ser o candidato da chapa majoritária para as eleições municipais do ano em curso, porém, os prováveis nomes serão do atual prefeito para reeleição e do ex-prefeito por dois mandatos consecutivos. De direito a vaga seria de quem está no mandato, mas a grande aceitação do ex-prefeito perante a sociedade é algo que deve ser levado em conta. Por outro lado, a considerada oposição, pelo que se tem conhecimento, não ganhou sequer uma questão na fiscalização da aplicação do dinheiro público, sabe lá porque casos com evidências de improcedência administrativa acabam indeferidos.  

ü     O tempo passou e os bares e lanchonetes vem dando lugar aos locais de cultos e cobranças de dizimo. Será que virou um bom negócio o surgimento de novas religiões, pois se transformou numa enxurrada de igrejas em nosso município e em outros também? As igrejas, de qualquer linha, são imunes do recolhimento do Imposto de Renda, ou seja, elas não têm de pagar Imposto de Renda sobre o valor obtido com doações, mesmo se envolverem imóveis, veículos ou jóias. Essa isenção acontece porque os templos religiosos são considerados entidades isentas ou imunes. É melhor ter Deus no coração e no nosso dia-a-dia do que bebida alcoólicas no corpo.   

ü     Capinzal é um município que tem uma vantagem, apesar de contar com apenas 20.769 possui dois hospitais para o atender os capinzalenses e os munícipes em nível microrregional. O que falta é maior número de especialidades e até de funcionários, também é bom tomar como exemplo o atendimento qualificado do hospital Santa Terezinha, de Joaçaba, com prestação de serviços mais rápido e disponibilizam de maior atenção para quem precisa dos cuidados médicos e hospitalares, inclusive, as visitas tem uma organização especial e a contento de todos.  

ü     No tempo de Farina quando era prefeito fazia valer o slogan: “Linda cidade limpa”, para tanto, implantou lixeiras na cidade. O tempo passou e as lixeiras praticamente desapareceram, consequentemente, o lixo é deixado sobre a calçada, às vezes servindo de alimento para cães e gatos, ainda tem os engraçadinhos que chutam os pacotes como se fosse uma bola. Já que praticamente não existem lixeiras na cidade, então que cada morador deixe o lixo em frente de sua residência e não na do vizinho, como vem ocorrendo também na Rua Dom Vicente Gramázzio.  

ü     O cachorro é uma alegria para muitos donos dos mesmos, então às vezes deixam os animais a vontade. O problema é quando vão à casa dos amigos e parentes, favorecem para que os cães façam suas necessidades básicas, pegam no animal e se servem de doces e salgados sem sequer lavar as mãos. Muitos cidadãos poderiam adotar uma criança e lhe dar um lar, mas preferem animais de estimação, porém, precisarão de quem os cuides na velhice e como optaram por cães e gatos, acabarão ficando sozinhos quando mais necessitarem de uma companhia racional na posteridade.   

ü     Quando alguém contrata algum tipo de prestação de serviços, deve exigir trabalho e que o material descrito no contrato deve ser usado, jamais economizado. Uma família pegou uma empresa para limpar a casa, porém, os prestadores de serviços ficaram boa parte do tempo de bate-papo, porém, quando chegou à hora de ir embora, acabaram deixando algumas peças sem limpar, mas cobraram até pelo que deixaram de fazer. Quando a promessa é muita, desconfie, pois os espertos estão soltos tirando proveito próprio.

ü     Em Capinzal pelo que temos conhecimento, existe apenas uma rótula de trânsito, ou seja, uma interseção em círculo, sendo que a placa adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de uma interseção em círculo (rotatória), na qual a circulação é feita no sentido anti-horário. Neste caso, a preferência é para quem vai fazer o contorno e ao que anda em linha reta diante do Terminal Rodoviário de Capinzal. A Prefeitura deve fazer uma publicidade institucional nos meios de comunicação sem favorecimento deste ou daquele para poder alertar e informar certos motoristas e motoqueiros que não sabem do significado da rótula, no sentido de evitar acidentes.     

ü     Queremos saber qual é a magia que fazem certas lojas, pois conseguem fazer promoções com 40, 50, 60 e até 70% de desconto. Agora resta saber se o desconto é real ou é propaganda enganosa? Se o desconto é verdadeiro, então no final de ano empurraram a faca no bolso cliente, levando em conta o preço cair tanto assim em pouco tempo. Vale a pena comprar à vista do que no prazo, já que o juro é exorbitante. É bom os empresários passarem a colocar o preço dos produtos expostos na vitrina, pois rege na legislação vigente.

ü     Até que enfim, está para vir para o nosso município uma grande rede de supermercado do gênero alimentício, sendo algo esperando há muito tempo. A mencionada empresa irá se instalar fora da minúscula área comercial, no entanto, certamente irá atrair para as suas dependências um grande número de clientes, já que é conhecida em nível regional. É mais do que momento do poder público incentivar para novas empresas se instalem em outros pontos da cidade e não ficarem esperando fechar um negócio na minúscula área comercial para implantar outro no mesmo lugar.  

ü     Valdelir da Souza através de sua influência política conseguiu para a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal um veículo, doado pela Secretaria de Estado da Administração. A chave da camioneta, uma Toyota Bandeirantes BJ55LP, cabine dupla, placa LXH-1260, ano de fabricação 1994, tração 4x4. A chave da camioneta foi entregue pelo prefeito Leonir Boaretto e por  Valmor Fiametti (vice presidente da CIDASC) para a Secretaria local de Agricultura. Apesar do veículo ser do ano de 1994, teve grande influência Valdelir em conseguir o benefício, sendo que a Toyota pertenceu a FATMA e está com apenas 30 mil quilômetros.

 

L.A. TERRAPLENAGEM DE CAPINZAL NA PREFERÊNCIA REGIONAL Anterior

L.A. TERRAPLENAGEM DE CAPINZAL NA PREFERÊNCIA REGIONAL

FOTO FOFOCA Próximo

FOTO FOFOCA

Deixe seu comentário