logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 ü                  Quem disse que a transmissão das sessões da Câmara de Vereadores através das ondas sonoras do rádio seja uma ação de transparência e respeito para com os cidadãos, está equivocado quanto à legalidade da coisa. Os Presidentes de Câmaras Municipais também podem cometer improcedência administrativa, caso contratarem, pois não encontrarão amparo da lei para a transmissão das sessões, mesmo que a Mesa Diretora aprove. Nem bem começaram as sessões ordinárias e os Presidentes das Câmaras Municipais demonstram despreparo, se realmente for verdade conforme informação levada ao ar (23/01/2009). Duas pessoas jamais poderiam ficar fora do Legislativo devido o conhecimento que adquiriram ao longo do tempo e poderiam evitar erros a exemplo das transmissões ao vivo, são os assessores administrativos: o insubstituível Normélio Masson, o atuante e surpreendente Vladimir Molin. Quem sabe, sabe, quem não sabe aplaude e deve dar à mão a palmatória.        

ü                  O bom da coisa é ter um cargo de confiança, onde ganha bem e quase não se aborrece. O difícil é lutar para ser efetivo e o tal concurso nunca acontece. Os aprovados no Concurso Seletivo tiveram de ter resistência física e paciência para enfrentar a fila durante toda a manhã até às 14 horas da tarde na escada da Prefeitura. Quando da contratação, também devem dar condições de espera aos aprovados, até porque serão eles os futuros funcionários apesar de temporários. Além de ficarem em pé, passaram muita sede. Não são críticas, mas que sirva de alerta para outra chamada, evitando reunir todos de uma só vez onde o sofrimento foi coletivo. 

ü                  Um trabalho intenso, árduo e de cansar, é a atividade de roçada realizada pela Prefeitura através de empresas prestadoras de serviços terceirizados. Os prestadores funcionários fizeram bonito na Rua Aparício Ribeiro, segunda-feira, 26 de janeiro, deixando satisfeitos os moradores pela rapidez, qualidade da roçada e limpeza. Os homens são educados e atenciosos, procurando fazer o melhor possível durante o trabalho, inclusive os cidadãos lhes ofereceram água gelada como reconhecimento.

ü                  Correm rumores de que ex-homem público está querendo apadrinhar algumas pessoas de sua confiança, mesmo que tenha de sacrificar gente competente. Os órgãos públicos podem e devem efetivar trabalhadores, porém, é necessário evitar o inchaço da máquina administrativa por promessa político-partidária dando direito a uns e sacrificando outros na fila de espera. Prefeitura não é Diretório e muito menos Executiva de Partido garantido trabalho e renda de forma direta e indireta. 

ü                  Por que será, nas festas em nome do Senhor geralmente contratam bandas pequenas? Podem até valorizar talentos locais, vale a intenção, mas pelo que faturam poderiam dar um maior atrativo, já que nada sai de graça. Neste tipo de festas o lucro obtido com as vendas chega a 100% ou mais, levando em conta nada ser de graça. Antes da realização de um evento, sabem onde conseguir os donativos, quanto irão cobrar os comes e bebes, estipulam o preço para concorrer as premiações, da entrada do arrasta-pé. A participação de todos é um bem necessário, pois nada cai do céu para manter certo patrimônio. Espera-se que o resultado dos ?gastos? e do ?lucro? sejam informados ainda na corrente semana, tanto no rádio quanto no jornal, nos meios de comunicação que funcionam em bens imóveis da igreja. Faca de dois gumes: donativo e colaboração espontânea podem, esmola não.        

ü                  Aqueles que andavam de romance em outro centro, agora podem ficar juntos na mesma terra. Para ficarem próximos, até cargo público poderá ser criado para que exerça uma função qualquer, já que ficou fora da relação de eleitos. Psiu! Se foram eleitos pelo voto de confiança dos cidadãos, devem respeito à sociedade, já que de uma forma ou de outra são pagos muito bem para representarem a comunidade em seus anseios e jamais fazerem das repartições públicas uma cabine de emprego (politicagem).     

ü                  Quem esteve visitando os capinzalenses na corrente semana, foi Olrich Fristche (PDT), ex vice-prefeito de Capinzal, quando o prefeito era o inesquecível Irineu José Maestri (PMDB), de 1989 a 1992. De certa forma, ficou uma lacuna na política de Capinzal, com o adeus do então Prefeito Irineu e pelo fato de Olrich passar a residir em Brasília (DF). Irineu realizava muito com pouca arrecadação, além disto, como bom administrador não fazia empréstimos, através de planejamento construía obras com recursos próprios dos cofres municipais. Já Olrich quando assumiu de Prefeito, em apenas um mês construiu 30 casas populares. Se esse trabalho tivesse prosseguido, talvez teríamos solucionado ou pelo menos amenizado o déficit habitacional. Hoje, a Perdigão busca fora a mão-de-obra especializada, para tanto, gasta milhões somente em transporte, caso fosse construída habitações aos funcionários, este dinheiro ficaria gerando riquezas ao comércio local e aos cofres públicos.

ü                  A Rádio Barriga Verde no último pleito eleitoral proporcionou a equipe de O TEMPO ? um jornal de fato a oportunidade de fazer perguntas aos candidatos à chapa majoritária, na realização do debate político. Uma das perguntas feitas aos candidatos à prefeito de Piratuba, foi a questão da melhoria na Avenida 18 de Fevereiro. A Administração Municipal entregou carta solicitando parceria ao deputado Federal, Valdir Colatto, para transformar a Avenida num cartão postal do Município com acesso as termas. Parabéns ao Prefeito e Vice-prefeito de Piratuba pelo projeto e a Rádio Barriga Verde por não ter medo da sombra.

ü                  Cidadãos estão saindo para fazer exames com a promessa de que o Posto de Saúde paga uma parte e o SUS arca com outra. Na verdade, o SUS banca a metade e o cidadão quita o restante. Se os vereadores são os fiscais do povo, é bom então agirem e exigirem a verdade, honestidade e acima de tudo e todos a tão famosa transparência que é uma virtude de poucos.    

Anterior

Banco do Brasil

Próximo

Governo do Estado irá inaugurar Complexo de TERAPIA INTENSIVA

Deixe seu comentário