logo RCN

Lojistas se reinventaram em 2015

  • - Segundo o presidente da CDL Chapecó, José Carlos Benini, a palavra estratégica de 2015 foi reinventar-se

Formação profissional e modernização do comércio foram prioridades da CDL Chapecó

Otimizar serviços, reduzir custos, elaborar estratégias para atrair consumidores e investir na qualificação profissional foram medidas adotadas pelos lojistas para incentivar o crescimento do setor. Neste sentido, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) ofereceu serviços para concessão de crédito com segurança e promoveu cursos e treinamentos nas mais diversas áreas para atender a demanda do comércio.

Em 2015, segundo o presidente da CDL Chapecó José Carlos Benini, a palavra estratégica foi reinventar-se, no sentido de ter atitudes diferentes para conquistar resultados melhores. Nesta entrevista, Benini avalia o ano, as conquistas da CDL Chapecó e as ações voltadas à profissionalizar o comércio e torná-lo mais competitivo. 

Como o Sr. avalia o ano de 2015? 

José Carlos Benini - O comércio não é diferente dos outros setores e batalhou muito em 2015, principalmente, nas datas comemorativas a exemplo do Dia das Mães, Dia Dos Pais, Dia dos Namorados, Dias das Crianças e Natal, que auxiliaram no incremento das vendas. Contudo, é necessário admitir que não foi um ano bom para o setor e esperamos que 2016 seja melhor, com alinhamento das ações políticas e econômicas na esfera nacional, pois, nossa economia é muito vulnerável e o comércio precisa reivindicar, constantemente, medidas de suporte. Em 2015, com as taxas de juros exorbitantes, que dificultaram o acesso ao crédito, muitas empresas tiveram que se adequar à realidade econômica brasileira. Os verdadeiros reflexos e as consequências desse cenário preocupam os empresários, uma vez que a insegurança do que acontecerá é um fator que complica e dificulta o planejamento e o estabelecimento de ações estratégicas por parte dos empresários.

Quais foram as principais conquistas do ano a frente de uma das três maiores CDLs do Estado?

Benini - A CDL Chapecó comemora os excelentes resultados obtidos em 2015. A apuração da pontuação do Programa de Excelências de CDLs 2015 colocou a entidade em primeiro lugar no Estado de Santa Catarina, no grupo das maiores CDLs, cujo programa é coordenado pela FCDL/SC. Esse resultado coroa todas as ações desenvolvidas ao longo do ano, com foco no planejamento estratégico da entidade, o cumprimento das metas estabelecidas com a equipe em levar os serviços para destacar a força do associativismo aos empresários. Para definir a colocação das CDLs são observados diversos critérios, entre estes: número de consultas de SPC; participação em seminários, treinamentos e palestras; ações sociais com o envolvimento do município, como o Recicla CDL na Escola; inserção de novos associados no período e o crescimento em comparação com o saldo de associados do ano anterior; ações estratégicas das entidade e ações para combater a inadimplência.

Reinventar-se foi à palavra de ordem dos empresários?

Benini - Sim, pois temos a esperança de que o cenário atual melhore, mas é um período de muita cautela. Neste sentido, a CDL Chapecó trabalha sempre inovando para que as ações fluam e os empresários driblem essa crise, e possam superar as adversidades. O lado positivo dessa situação é que, posteriormente, as empresas se tornarão mais eficientes, pois cortaram os excessos de gastos e realizaram os ajustes necessários. A questão de se reinventar é importante, principalmente, no sentido de ter atitudes diferentes para conquistar resultados melhores. Por isso, a diretoria da entidade pretende intensificar a divulgação de informações, antecipar tendências do mercado e do cenário macro da economia e investir em capacitações.

A qualificação profissional se mantém como prioridade da entidade em 2016?

Benini - A missão da entidade é servir o comércio varejista, promover o associativismo e prestar serviços, informações, atualizações, qualificações e profissionalização com transparência e ética ao associado. Em 2015, a entidade promoveu pela Escola do Varejo 16 cursos com a participação de mais de 600 profissionais. Observamos, que o empresário do setor é muito capaz, busca o aperfeiçoamento e sempre está atento às oportunidades de qualificação para sua equipe. O empresário chapecoense está de parabéns porque possui conhecimento e formação, segundo levantamento aproximadamente 90% tem formação superior. Por isso as ações de formação de qualificação de lojistas e comerciários sempre continuarão como prioridade, uma vez que mantém o comércio competitivo, digno de um polo de atrair consumidores não só de nosso Estado, mas, também, de Estados vizinhos. Precisamos ser agressivos na formação e qualificação dos serviços de atendimento e comunicação.

Como visualiza o comércio de Chapecó?

Benini - Chapecó tem demonstrado capacidade de liderar a macrorregião e o comércio busca diferenciação para atrair os consumidores. Outros fatores positivos do município são o aeroporto e os serviços de saúde e educação que atraem visitantes, mas precisam ser potencializados. Neste sentido também, cabe ao comércio pensar ações estratégicas para alavancar o consumo nos estabelecimentos comerciais. Não podemos ficar parados e esperar que as coisas aconteçam, é preciso agir, por isso, a CDL Chapecó incentiva a participação dos empresários nas missões internacionais, que possibilitam a troca de experiências e conhecimentos e os participantes voltam motivados e ansiosos para colocar em prática o que aprenderam.  

Que ações estão previstas para 2016?

Benini - O Clube de Descontos, que é uma iniciativa de ofertas e benefícios exclusivos para associados da entidade, vem em uma crescente com ampliação no número de empresas participantes. A partir da "carteira de identificação" a empresa, funcionários e dependentes podem usufruir das vantagens oferecidas pelos estabelecimentos credenciados, com preços exclusivos. Para participar não há custo de adesão. Temos certeza que este projeto beneficiará a todos os envolvidos e aumentará o consumo na rede, pois viabilizará uma nova maneira de compra. A entidade também promove a 2ª edição do Liquida Chapecó, no período de 29 de janeiro a 6 de fevereiro, em atendimento ao sucesso da primeira edição, que de forma concentrada e com apoio de estratégias de comunicação, ofereceu um vasto mix de produtos do comércio lojista com descontos reais e atraiu uma grande clientela consumidora. Para esta 2ª edição esperamos a participação de aproximadamente 120 empresas que estarão identificadas com cartazes, bandeirolas, móbiles, balões e adesivos. Temos ainda uma importante meta para 2016, que é fortalecer ainda mais a CDL Jovem, que hoje já possui destaque nacional pela sua articulação e ações desenvolvidas. Entendemos que a CDL Jovem é uma escola para a formação de novos líderes e estaremos investindo na capacitação deste grupo e apoiando iniciativas que proporcionem o crescimento e o desenvolvimento pessoal e empresarial dos seus integrantes.

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Nova equipe do Conselho Tutelar toma posse em Joaçaba Anterior

Nova equipe do Conselho Tutelar toma posse em Joaçaba

Banco Postal é opção para pagamento de tributos Próximo

Banco Postal é opção para pagamento de tributos

Deixe seu comentário