logo RCN

MOÇÃO DE APLAUSO

Vereadores reconhecem ação de Maíra Feijó Almeida e Família dedicada a educação e cultura de Capinzal

 

 

 

Os vereadores de Capinzal, Andevir Isganzella (PT), Senair Bressan e Moisés Lopes (Bruxo): ambos do PMDB requereram o encaminhamento de moção de aplauso, À Maíra Feijó Almeida e familiares do então escritor, historiador, advogado e que chegou a ser edil, Dr. Vitor Almeida (in memorian).

A Moção de aplauso à Maíra deve-se a exposição e doação na III Feira do Livro de Capinzal ao entregar centenas de exemplares das cinco obras de seu pai Vitor Almeida, sendo as obras: Capinzal Jóia desta terra e desta gente; Viventes da minha terra; Rio Capinzal; a Epopéia de um povo; Distrito de Rio Capinzal, sua colonização, velhos usos e costumes; Assombrações e espectros.

Justificativa: Talvez em vida o trabalho do escritor Vitor Almeida não tenha tido o devido reconhecimento, mas hoje graças a esse gesto nobre de sua família e principalmente sua filha Maíra Feijó Almeida, muitos estão folhando as páginas de seus livros e certamente ficam admirados e agradecidos pelo conhecimento proporcionado por alguém que um dia se lembrou de preservar a história de nossa terra e de nossa gente.

Parabéns Maíra e Família, certamente seu pai que um dia firmou um compromisso consigo mesmo: o de ajudar no engrandecimento desta terra e preservar a sua história, lá da eternidade deve ter aprovado com alegria esta doação e nós do Poder Legislativo em nome de todos os capinzalenses aplaudimos, reverenciamos e agradecemos seu gesto, pois obras de tamanha relevância, não poderia ter tido um encaminhamento mais nobre do que este: estar nas estantes das casas, porém, tomara Deus lido por todos os membros das famílias que tiveram a honra e o privilégio de receber de suas mãos os livros, frutos de muita dedicação e porque não dizer, da vida de seu pai: Dr. Vitor Almeida.    

A partir daqui fonte da Prefeitura, resumo da matéria: A Secretaria da Educação, Cultura e Esportes estima que pelo menos sete mil pessoas passaram pelo Centro Educacional Prefeito Celso Farina nesta quarta-feira, dia 18, durante a III Feira Municipal do Livro de Capinzal. Foi o maior público registrado em um evento do gênero na região.

A movimentação foi intensa desde as primeiras horas da manhã com a visitação de escolas locais e de cidades vizinhas como: Ouro, Zortéa e Ipira. Mais de 30 entidades e/ou profissionais promoveram a exposição de suas obras e engrandeceram a Feira.

Além da exposição e comercialização de obras literárias, a programação contou com a mostra de trabalhos das escolas da rede municipal e estadual, contação de histórias, artesanato, personagens infantis e outros. Uma das atrações é foi a peça de teatro de bonecos da Trip Teatro de Animação com a peça o Velho Lobo do Mar.

O secretário Márcio Silva parabenizou a toda a equipe da Secretaria da Educação pela dedicação em torno da organização e enalteceu o apoio recebido de todas as entidades. “Graças às parcerias que estabelecemos, a Feira tem crescido e se transformado em uma das mais importantes da região” comentou o Secretário.

Participantes: Editora Paulus, Ody Comércio de Livros, Escola Municipal Viver e Conhecer, E.M. Dr. Vilson Pedro Kleinübing, E.M. Bernardo Moro Sobrinho, Creches municipais Primeiros Passos e Crescendo Juntos, Centro Municipal de Educação Integrada Conquistando Meu Espaço, E.E.B. Mater Dolorum, E.M. Belisário Pena, E.M. Ernesto Hachmann, E.M. Ivo Silveira, Educação de Jovens e Adultos(EJA), Escola Especial Wanda Mayer (Apae), Programa Cecon/AABB Comunidade, UNOESC, Associação Municipal de Mulheres Agricultoras (AMMAC), Centro Espírita Amor e Caridade, Apecóz (associação de poetas e escritores de Capinzal e Ouro), Seicho No Iê, Associação Capinzalense de Haecon Do, Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Polícia Militar – Proerd, Rede Feminina de Combate ao Câncer, SenaI

Cras, ONG Faunamiga.

Escritores: Tati Mileide, Rudemar Dirceu Dickel, Dr. Vitor Almeida (In memorian) - Obras expostas pela filha Maíra Almeida e Oraci Souza Duarte.

Artesãos: Aulivir Lanhi e Rosane Bazzi.

 

Márcia Cristina Santos e Maíra Feijó Almeida na feira do livro de Capinzal.

 

 

PARCERIA Anterior

PARCERIA

Encerramento do Curso de Recepcionista em Zortéa Próximo

Encerramento do Curso de Recepcionista em Zortéa

Deixe seu comentário