MUNICÍPIO DE IPIRA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Em reunião realizada no dia 15 de fevereiro, quarta-feira, a Comissão de Defesa Civil – COMDEC decretou por prazo indeterminado situação de emergência no Município de Ipira.
Conforme relatos, a estiagem está assolando novamente o município de Ipira e região, onde constatou-se que há prejuízos na produção agropecuária, sendo que o cultivo de milho que é a principal cultura, estima-se hoje a perda em 35%. Na pecuária, com a seca das pastagens de verão a produção leiteira diminuiu em 25%, o que é preocupante, em aproximadamente 130 dias a produção caiu 450.000 litros de leite. A preocupação se estende agora com a formação da pastagem de inverno.
No setor de suinocultura e avicultura não é diferente, os reflexos da seca também são perceptíveis, uma vez que a falta d’água está fazendo com que a Administração Municipal utilize caminhão-pipa para o abastecimento das propriedades rurais. Em outros produtos de subsistência como o feijão e o fumo, pode-se registrar a perda de até 25% da produção.
Os níveis dos arroios estão muito baixos e fonte de água secando, com isso a falta de água potável em algumas propriedades até mesmo para o consumo humano está trazendo várias doenças, com um maior índice de encaminhamentos a atendimentos médicos.
Para a COMDEC, cursos oferecidos pela Defesa Civil, monitoramento permanente das propriedades, informativos sobre manejo da água, utilizar os alunos como meio de conscientização e projetos conjunto entre as Secretarias de Agricultura, Saúde, Educação e Infraestrutura são primordiais para que a situação seja amenizada.
De acordo com o prefeito, Francisco M. M. de Aguiar, as dificuldades pela qual o Município vem sofrendo, principalmente no setor agrícola, gera uma grande preocupação e à necessidade de agir com rapidez viabilizando nas esferas federal e Estadual, para amenizar situação das propriedades rurais.
Deixe seu comentário