logo RCN

O POVO AJUDA HOSPITAL E ESPERA O MESMO DOS GOVERNOS

EDITORIAL

 

O TEMPO – um jornal de fato também está encampando o fortalecimento do Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal, no sentido de conseguir ajuda para a reforma e ampliação visando readequar a casa hospitalar, bem como buscar soluções para fortalecer o atendimento e a prestação de serviços. Para melhor compreensão, estamos a seguir informando o documento que a Direção do Hospital entregou ao secretário da Saúde de Santa Catarina, Dalmo Claro de Oliveira, no mês de julho, o que demonstra claramente a necessidade e importância do Governo do Estado liberar recursos, inclusive, tem sim condições de comportar Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em Capinzal. Constate o descrito a seguir, pois tem fundamento para tanto.
A posição de Capinzal hoje agrega um potencial muito grande e disponibiliza de um atendimento de aproximadamente 400 mil habitantes, sendo assim, distribuídos em uma grande maioria no Estado de Santa Catarina e uma parte no Rio Grande do Sul.
Pela proximidade que temos com o estado do Rio Grande do Sul, também com cinco ligações diretas, sendo quatro via pontes e uma através de balsa. Cidades essas: Barracão, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos e Machadinho. Facilitando assim o acesso de ambas as partes.
Podemos citar que em um raio de 70 quilômetros tem aproximadamente 230 mil habitantes: Barracão, São José do Ouro, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Concórdia, Peritiba, Ipira, Piratuba, Presidente Castelo Branco, Alto Bela Vista, Jaborá, Catanduvas, Água Doce, Joaçaba, Luzerna, Herval d’Oeste, Erval Velho, Ouro, Zortéa, Lacerdópolis e Campos Novos.
Em se tratando de um raio de 100 km tem aproximadamente 170 mil habitantes: Salto Veloso, Arroio Trinta, Videira, Monte Carlo, Irani, Vargem Bonita, Sananduva, Cacique Doble, Paim Filho, Treze Tílias, Fraiburgo, São João da Urtiga, Iômere, Anita Garibaldi, Tangará, Pinheiro Preto e Ibian.
Essa população aumenta na temporada de verão, em função das seis águas termais que se localizam nas cidades de: Piratuba, Treze Tílias, Marcelino Ramos, Ouro e Barra do Leão.
Não é por acaso que em nossa região está instalada uma das maiores agroindústrias do mundo, contudo, argumentamos que em nosso Estado apenas quatro cidades possuem ao seu redor num raio de 100 km aproximadamente 40 municípios. O fato é concreto e pode ser analisado: Chapecó, Blumenau, Criciúma e Capinzal.
A Constituição de 1988 no Capítulo dos Direitos Sociais, no Artigo 6º está assim descrito: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”.
Já o Artigo 196 caracteriza a saúde como um direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outras agravos e ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Com o descrito anteriormente, em outras palavras, também havíamos sugerido à participação dos cidadãos na ajuda ao Hospital, para tanto, somos favoráveis que a contribuição não seja permanente, mas provisória enquanto os governos federais, estaduais e municipais não dão a sua parcela de contribuição, pois a saúde é um dever de quem está no poder e direito de toda a sociedade. De momento, você munícipe deve ajudar o Hospital a se fortalecer, pois terá inúmeras vantagens através do atendimento e prestação de serviços. Ajude e cobre seus direitos, principalmente, do Poder Público.
 

100 ANOS DA GUERRA DO CONTESTADO Anterior

100 ANOS DA GUERRA DO CONTESTADO

É BOM SABER... Próximo

É BOM SABER...

Deixe seu comentário