logo RCN

O TRISTE ADEUS...

JOSÉ PRANDO UM GAÚCHO QUE DIGNIFICOU OS CATARINENSES

 
 
O sempre lembrado José Prando foi um cidadão que ajudou a escrever várias páginas dos livros dos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, pois deu grande contribuição social, familiar e profissional, até porque em 1947 chegou ao território capinzalense para trabalhar no antigo Frigorífico Ouro que estava em construção, hoje, Perdigão (Brasil Foods – BRF).
José Prando era natural da localidade de Campo do Meio, município de Passo Fundo (RS), nascido em 17 de julho de 1925. Foi funcionário do Frigorífico Ouro, desde sua inauguração em janeiro de 1948, junto com Antonio Hosmann abateram o primeiro suíno na então agroindústria.
A maneira de agir e de pensar de José Prando sempre foi de um cidadão merecedor de estima e consideração, tornando-se um exemplo de vida.
Como a triste ironia do destino aparece de surpresa, ela contribuiu por deixar uma grande lacuna na sociedade capinzalense e ourense, a qual levou José Prando para outra morada, dia 29 de outubro de 2011, aos 86 anos de idade. 
Desde já os amigos vêm sentido saudades, até porque José Prando cativou a admiração de seus laços de amizade, através do dialogo e dos bons exemplos que deixou e podem ser seguidos.
Na Casa Artesanal de Sartori, o Sr. José Prando contribuiu com muitos objetos: vários copos de chope, fotos e utensílios, como forma de colaboração e incentivo à cultura de nossa terra e de nossa gente. 
OBS: O registro fotográfico é do Frigorífico Ouro onde trabalhou José Prando, situado em Capinzal, ao fundo o município atual de Ouro (antigo Abelardo Luz que pertencia para Cruzeiro, hoje Joaçaba/SC).
Observa-se a grande quantidade de vegetação, bem como, no alto da foto (última edificação) a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do município atual de Ouro, que foi destruída por um incêndio, no ano de 1940. 
 
 
JOSÉ PRANDO, gaúcho de nascença e catarinense por adoção.
* 17/07/1925
+ 29/10/2011
 
PARA VOCÊ MEDITAR Anterior

PARA VOCÊ MEDITAR

Próximo

O AUTO DE FÉ EM BARCELONA

Deixe seu comentário