logo RCN

Pesquisas estudam processos de fabricação industrial

Professores e estudantes do Curso de Engenharia de Produção Mecânica, da Unoesc Joaçaba

 

Professores e estudantes do Curso de Engenharia de Produção Mecânica, da Unoesc Joaçaba, apresentaram neste mês os resultados de duas pesquisas realizadas na Universidade para profissionais da empresa Hisa/Weg. Os estudos, realizados com a parceria da empresa, avaliaram o processo utilizado na vulcanização de emendas de borrachas de vedação e a viabilidade de realizar o tratamento térmico, a temperaturas inferiores a 700ºC, do aço inoxidável em conjunto com o aço carbono, sem que ocorra contaminação do aço inoxidável com o carbono.

Tais pesquisas foram realizadas com o objetivo de melhorar a produtividade dos dois processos de fabricação utilizados na empresa, garantindo o padrão de qualidade dos mesmos. Seus autores foram os acadêmicos Moisés Toigo, da 7ª fase do curso, e Monica Prior, da 9ª fase, ambos bolsistas de iniciação científica, com a orientação dos professores Ms. João Henrique Bagetti e Ms. Sérgio Luís Marquezi. Todos os procedimentos foram realizados nos laboratórios da Unoesc, sendo que a Hisa/Weg foi responsável por disponibilizar os materiais necessários para os experimentos.

– Os resultados apresentados para a empresa servirão para a otimização dos processos estudados – diz o professor João.

A apresentação dos dois projetos de pesquisa ocorreu no dia 19 de abril, no Campus II da Unoesc Joaçaba, com a presença de profissionais da Hisa/Weg, como supervisores e gerentes das áreas de qualidade, de processos, de engenharia e de administração, além de colaboradores ligados a estas áreas da empresa.

Parceria necessária à inovação

O professor João conta que a parceria com a Hisa/Weg para o desenvolvimento de pesquisas que venham ao encontro das necessidades da empresa iniciaram ainda em 2010, com um trabalho de estágio e um estudo realizados por outros dois acadêmicos do Curso.

A intenção, segundo ele, é estimular este tipo de parcerias, pois seus resultados criam as bases e organizam conhecimentos que fomentam a inovação tecnológica tanto nas empresas como na Universidade.

– A pesquisa de iniciação científica é importante para o desenvolvimento dos acadêmicos, da Universidade e das empresas. Desta forma, fomenta-se a melhoria dos processos e produtos das empresas, além de gerar uma vivência dos acadêmicos com os problemas existentes nas empresas, aliado ao desenvolvimento científico – afirma.

O professor ainda lembra que, no campo acadêmico, estas parcerias geram publicações, desenvolvimento dos acadêmicos envolvidos nos estudos e de uma linha de pesquisa contínua que irá fomentar novos projetos na área.

 

Bruna Santos de Andrade

 

PM de Piratuba conta com reforço Anterior

PM de Piratuba conta com reforço

RESULTADOS DA RENOVA PARA O MÊS DE ABRIL Próximo

RESULTADOS DA RENOVA PARA O MÊS DE ABRIL

Deixe seu comentário