logo RCN

Poder Legislativo de Capinzal

Expediente dos vereadores na sessão ordinária de terça-feira, 19 de fevereiro

 

 
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Capinzal ocorreu na terça-feira, 19 de fevereiro, no período das 19 às 20h25min, sendo a mesma presidida por Alcedir Afonso Coronetti (PMDB). Essa foi a sexta sessão plenária, da primeira sessão Legislativa e da 17ª Legislatura. 
Dentro dos trâmites legais do Regimento Interno da Câmara Municipal foi lida e aprovada por unanimidade a Ata nº2.709, referente a sessão plenária do dia 13 de fevereiro de 2013, porém, com emenda solicitada pelo vereador Senair Bressan (PMDB), para que constasse que muito vai ser feito no setor de saúde de Capinzal, dita pelo vereador Kelvis Borges(PP).
Depois da leitura dos ofícios recebidos e expedidos foi no momento do Expediente dos Vereadores que Carlos Adriano Zocoli (PSDB) fez uma moção parabenizando toda a equipe que ajudou a organizar e a realizar o Carnaval de Rua e também de salão de Capinzal, sendo que os blocos deram um brilho especial na folia carnavalesca, para tanto, direcionado a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Seila Eliane Ribeiro e ao diretor de Cultura, Luiz Alcides Dambrós.
Também apresentou moção Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB) em conjunto com Adriano e Kelvis, sendo esta de aplausos à empresa Tucano, pelos excelentes trabalhos realizados no Município, sendo na coleta de lixo e na limpeza das vias públicas. Parabenizou o atual Prefeito por manter os serviços prestados pela empresa Tucano, pois a mesma tem uma usina de reciclagem de lixo, localizada no município de Erval Velho.
A outra moção feita por Jegue serviu para parabenizar os voluntários da Associação de Proteção Animal Faunamiga de Capinzal e Região, por ser uma Ong que tem por relação harmoniosa seres humanos e animais, promovendo o bem-estar destas, através de ações de educação, conscientização da comunidade para a posse responsável de animais domésticos e o respeito aos animais silvestres. São pessoas comuns que se uniram por uma causa nobre e que lutam para que sejam implementadas políticas públicas no sentido de haver um controle da população de animais nas ruas e das doenças transmitidas por eles. Jegue disse que a Faunamiga merece total apoio da Administração Municipal de Capinzal, sendo um bem necessário. A Faunamiga está decretada de Utilidade Pública, inclusive, Jegue no mês de abril vai doar a metade de seu salário como vereador para a mencionada entidade.
Votação - Todas as moções foram aprovadas por unanimidade.
INDICAÇÕES
Alcedir Afonso Coronetti (PMDB) – Sugeriu a troca do alambrado no campo de futebol e também a recuperação da cancha de bocha da localidade de Vidal Ramos, sendo a opção de lazer dos moradores.
Aldair Brandão (Penteado / PSD) – Informou ter sido procurado por alguns moradores da localidade de Ricardópolis pedindo que fosse reaberta as ruas da mencionada comunidade, pois não tem como chegar às propriedades, pois antigamente era quase uma cidade o vilarejo.
Antonio Carlos Mantovani (PT) – Implantação de um abrigo dispondo de cadeiras, bancos e banheiros para as pessoas que esperam por atendimento no Posto de Saúde, até que se construa uma Unidade de Saúde adequada para o Município, mas caso for fazer as melhorias necessárias, isto, a Prefeitura deve entrar em entendimento com o INSS. A outra indicação se refere a colocação e implantação de um projete de identificação de propriedades rurais e das localidades do Município, seguindo o exemplo da integração da BRF (Brasil Foods).  
 Carlos Adriano Zocoli (PSDB) – Disse que sobre o passeio da Avenida Leonardo Santos, na frente do Posto de Combustíveis Chaleira Preta passa grande número de pedestres diariamente. Pediu a construção de um trevo para dar acesso ao loteamento Jardim Cidade Alta, na Rua Antonio Pellizzaro. Que seja construída uma passarela próxima ao trevo da Vila 7 de Julho. Construção de pórticos na entrada e saída do município de Capinzal, dando as boas vindas e desejando boa viagem, ainda saudações aos turistas, bem como descrever informações sobre o Município.   
Senair Bressan (PMDB) – Foi procurado por alguns moradores da Rua Anselmo Toaldo, sendo necessário a construção de faixas elevadas para a travessia de pedestres.
PALAVRA LIVRE
Gilmar Antonio da Silveira (Guinho do PV) – Quanto a questão da localidade de Lauro Müller, também pretende lutar pela defesa da mencionada comunidade, consta em Ata a vontade da última administração municipal em viabilizar máquinas, também de ajudar com parte dos equipamentos. Então Guinho pediu que isso não fique só no papel e seja feito a vontade do povo em ter água tratada e potável ao consumo humano, até porque a comunidade vem sofrendo há muito tempo por falta do benefício. Outra indicação que fez, é que os carros do setor de Saúde também passem a ser adquiridos com todos os equipamentos de segurança, principalmente que venham com Airbag, no sentido de ajudar a salvar vidas. O vereador JEGUE pegou um gancho e alertou para que o transporte para centros longes de Capinzal, a exemplo de Florianópolis, fosse feito um dia antes e não mais de madrugada, pois o horário de viagem dos motoristas deve ser revisto, no sentido de preservar a vida das pessoas, pois considera um erro cometido no passado e que deve ser revisto. Conforme Guinho são 16 famílias no bairro São Cristóvão, próximos das empresas SG Terraplanagem e da Russucal Ferro Velho sem água encanada, portanto, que a Simae ou a Prefeitura autorize a distribuição do benefício de água de poço artesiano aos mesmos.
Kelvis Borges (PP) – Parabenizou a Faunamiga pelo belo trabalho que realizam em Capinzal, isto de forma voluntária. Também parabenizou a Comissão Organizado da Festa de emancipação político-administrativa, Capinzal 64 anos, devido o belo evento realizado na Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, pois acredita que haviam mais de seis mil pessoas de todas as idades marcando presença. Também elogiou os atrativos da festa visando contemplar as crianças, parques, bondinho, personagens infantis, ainda doces distribuídos, extensivo ao Prefeito e Vice-prefeito que avaliaram os atrativos. Sempre se colocou à disposição para defender a saúde, pois são quatro anos de governo e estão somente no segundo mês de mandato para tanto.
Senair Bressan (PMDB) – Disse que nem todos os atrativos da festa de aniversário de Capinzal foram bem vistos pela população, pois sentiram muita falta do bolo para ser possível cantar os parabéns e para degustar o que simboliza a emancipação, devendo rever a situação. Elogiou o atendimento na área de lazer em decorrência da festa, mas disse da infelicidade em liberar o parque de diversões, pois foi uma perda de estacionamento e tinha pais que não tinham dinheiro para deixar seus filhos andarem nos brinquedos, ainda comentou que o show nacional não era o que muitos esperavam, mas o show dos talentos locais superou expectativas. Quanto aos brindes distribuídos, ficou a desejar.
Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB) – Fez uso da Tribuna Popular para dizer que Capinzal não parou nos últimos 12 anos de mandato dos prefeitos Nilvo Dorini e Leonir Boaretto, como foi dito por certos opositores, pois muitas ações e serviços foram realizadas que possibilitaram o crescimento e desenvolvimento do Município.
Alcedir Afonso Coronetti (PMDB) – Fez uma crítica construtiva na falta do bolo simbolizando os 64 anos de Capinzal, pois era uma tradição servir a todos. Achou bonita a festa, muito interessante as mudanças, mas nem a todos agradou, pois é nos mínimos detalhes que se faz a diferença. O último show não agradou parte da população, mas não é uma coisa de fim de mundo.
 Cimara Moreira Baú (PMDB) – Disse não ter marcado presença na festa do Município, devido doença na família, mas parabeniza Capinzal pelos 64 anos de emancipação. Informou que a procura é grande pelos vereadores, no sentido de solicitar ações e serviços do Poder Público, por isto de tantas indicações.
 
 Foto comprovando a realização da sessão ordinária de interesse público.
Anterior

Ligeirinho

Empresa privada e Poder Público no planejamento do desenvolvimento e crescimento do Município Próximo

Empresa privada e Poder Público no planejamento do desenvolvimento e crescimento do Município

Deixe seu comentário