Capinzal investe em Formação Continuada para equipes gestoras da Educação Infantil |
Posse da nova diretora Geral do Campus Unoesc Aproximado de Capinzal

Noemia assume o cargo em substituição ao professor José Mauro
A Unoesc realizou a solenidade de posse da nova diretora Geral do Campus Aproximado de Capinzal, Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio, sexta-feira, 1º de março, às 18h, no auditório da Unoesc de Capinzal. Noemia assumiu a função deixada pelo professor José Mauro Lenhkhul, que respondeu pelo cargo por oito anos e meio. O reitor da Unoesc, Aristides Cimadon agradeceu os trabalhos ao longo do tempo feitos por José Mauro e deu posse na nova diretora Geral, Noemia.
Em entrevista Noemia reconhece ser um desafio muito grande substituir José Mauro, mas tem a consciência de que com o apoio dos professores, dos funcionários e da comunidade em geral terá condições de dar continuidade nos trabalhos que vem sendo realizados, desenvolvendo da melhor maneira possível a educação no município de Capinzal.
Segundo Noemia, estão com algumas propostas interessantes, as quais estão sendo detalhadas, mas futuramente pretendem abrir as intenções para a comunidade, oferecendo cursos de graduação e também de extensão que vão realmente de encontro das comunidades.
“Capinzal a partir do corrente ano, se tornou o polo de licenciaturas da Unoesc, pois todos os cursos que preparam para o magistério, seja ele de pedagogia, física, matemática etc) serão oferecidas somente no Campus Aproximado de Capinzal. E para isso, os nossos alunos terão uma bolsa de 50% no valor da mensalidade”, informa Noemia. No corrente ano Capinzal teve a abertura de duas novas turmas de pedagogia, com aproximadamente 90 alunos, uma de administração com 50 alunos e pretendem para o segundo semestre, sendo um desafio muito grande, mas é a intenção implementar o curso de música. Conforme Noemia, pois a lei educacional pede que toda a escola ofereça o ensino de música, sendo o desafio ainda não dispor de professores preparados para este trabalho. Estão agora com um curso de extensão, que se encerra no mês de março, sendo de 200 horas aula, pretendem para o segundo semestre lançar uma licenciatura em música, justamente para preparar estes profissionais para o mercado de trabalho.
Outro grande desafio do Campus Aproximado de Capinzal é lançar no primeiro semestre a Universidade da Terceira Idade, quando será oferecido uma turma de 30 pessoas com aulas uma vez por semana, com três semestres, justamente com temas voltados para a terceira idade. Desde já estão trabalhando com as assistentes sociais dos três municípios (Capinzal, Ouro e Zortéa), pretendem e acreditam que irão implementar ainda neste semestre este curso de extensão.
“São vários assuntos, propostas e metas que gostaríamos de desempenhar, porém, é preciso continuar contando com o apoio da administração pública e da comunidade, porque a Unoesc está em Capinzal justamente para atender as necessidades de Capinzal e da região em nosso entorno”, assim foi encerrada a entrevista com a nova diretora Geral, Noemia.
Para José Mauro só tem a agradecer pelos quase nove anos de serviços prestados, sendo um período muito bom, de felicidade e se sentiu muito bem na função que exercia, até porque gostou muito do trabalho e da experiência adquirida. O que mais marcou para José Mauro foi a colaboração, sinceridade e a vontade dos funcionários, coordenadores de cursos, dos alunos, da comunidade, dos então prefeitos Nilvo Dorini e Leonir Boaretto, os quais sempre ajudaram. “Acho que a colaboração, ao dar as mãos, se empenhar, já que são projetos da comunidade e não são projetos pessoais. Se tratando de projeto para a comunidade, Capinzal está de parabéns, apesar de que em Capinzal tem algumas intrigas políticas, mas no momento dos projetos comunitários as pessoas se unem e se ajudam, sendo isto que é importante para o crescimento e desenvolvimento”, esclareceu José Mauro.
Agora não mais coordenador Geral, e sim, continua o que sempre foi: professor de filosofia. “Para mim a Noemia é como fosse minha irmã, tenho oito irmãs, então ela seria minha nona irmã, pois com certeza vai ter muito sucesso, pois é muito querida, eficiente, bem relacionada e será feliz nos afazeres educacionais”, assim finalizou a entrevista José Mauro.
O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, Aristides Cimadon, além de dar a posse na nova coordenadora Geral (Noemia), fez um agradecimento muito especial ao professor José Mauro, por exercer a direção por quase uma década, sendo um dos grandes responsáveis pela instalação da Unoesc em Capinzal. Com essas mudanças e alterações que foram feitas, existe uma preocupação na Unoesc de Capinzal com um novo foco, uma dinâmica para implementação do ensino superior para a região, sob tudo com a melhoria na qualidade de formação dos profissionais.
“Hoje a expansão no ensino superior no Brasil tem se reduzido, pois a Unoesc não está tanto preocupada com a expansão, e sim, com solidificação na qualidade de seus cursos de formação de seus profissionais. Sabemos que existe por aí inúmeras faculdadezinhas dando diplomas em esquinas, principalmente a distância, sem uma formação adequada aos nossos profissionais. A Unoesc hoje entende que só o diploma não habilita os profissionais para o exercício pleno da cidadania e do sucesso profissional. É preciso que eles tenham uma dedicação especial, uma formação, por isso a nossa grande preocupação é fazer com que os cursos aqui em Capinzal que focam para a formação de professores, seja realmente na Unoesc do Oeste de Santa Catarina, um local de excelência para isto”, Cimadon esclareceu dúvidas e mostrou certas pretensões da universidade.
Quanto ao Campus Aproximado de Capinzal, para Cimadon, vem exercendo seu papel, para tanto estão concentrando em Capinzal toda a formação dos professores, das licenciaturas, o que ajudará a ganhar corpo para o próximo ano. Para Cimadon Capinzal é um local que tem todas as boas condições para que se possa fazer um centro de Excelência das licenciaturas.
A mesa de honra foi formada pelas autoridades universitárias e pelo prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella (PT), que também é professor graduado em Geografia, Teologia e Pós-graduado em Educação.
Cimadon homenageando Noemia.
Cimadon num reconhecimento aos serviços prestados por José Mauro.
Geral
#Oficina Dança Gaúcha #Terceira Idade Capinzal #"
OFICINA DE DANÇA GAÚCHA DA 3ª IDADE SE APRESENTA EM CAPINZAL
16/09/2025 09:14
O TEMPO jornal de fato"
Deixe seu comentário