logo RCN

Produtores de gado de leite e corte participam de Dia de Campo em Capinzal

  • - Evento foi sede do Dia de Campo que reuniu produtores de gado de leite e corte.

  

Assistência Técnica e Gerencial na área de apicultura encerra com apresentação de resultados em Pinhalzinho

 

Produtores rurais de Pinhalzinho e região encerraram, neste mês, as atividades do Programa de Assistência Técnica e Gerencial com foco em Apicultura (ATeG). A iniciativa foi desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Pinhalzinho e com o apoio da Associação Regional dos Apicultores do Oeste de Santa Catarina (Araosc).

Na última semana, o grupo esteve reunido para receber os certificados e avaliar as ações do programa realizado nos últimos dois anos. O evento contou com a presença da supervisora regional, Grasiane Viêra, e a apresentação dos resultados foi mediada pelo técnico de campo Guilherme Henrique Karlinski e pelo supervisor técnico Leandro Simioni.

 “O encontro foi um sucesso e marcou ainda o início de uma nova turma”, destacou Grasiane. Os relatos, de acordo com ela, demonstraram que o programa contribuiu para o aumento da produtividade e o aperfeiçoamento da gestão nas propriedades.   

A Assistência Técnica e Gerencial possibilita acompanhar os apicultores em todas as etapas de produção, desde atividades de campo até processos gerenciais. Durante dois anos, os técnicos fazem visitas mensais aos produtores e auxiliam na evolução das propriedades. O programa também contempla visitas técnicas e Dias de Campo.

A coordenadora do programa em SC, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o acompanhamento é personalizado com metodologia que contempla diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Trata-se de um programa gratuito e quem tiver interesse deve procurar o Sindicato Rural de sua região para se inscrever para futuras turmas.

CENÁRIO DA ATEG APICULTURA NO ESTADO

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2022, 676 propriedades em 88 municípios, totalizando mais de 34 mil horas de consultoria. “Neste ano estamos trabalhando com 14 grupos que contabilizam 437 produtores em atendimento e o objetivo é fortalecer cada vez mais esse trabalho que muito nos orgulha com tantos resultados positivos”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa está transformando as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “Nossas expectativas são as melhores para este ano e temos a certeza de que os indicadores seguirão aumentando com mais produtividade, inovações e incremento na renda das famílias”.

Foto 07 –  Produtores rurais de Pinhalzinho e região encerraram, neste mês, as atividades do Programa de Assistência Técnica e Gerencial.

Foto 08 – Durante o encerramento foram apresentados ações e resultados do programa.

 

 

 

 

Produtores de gado de leite e corte participam de Dia de Campo em Capinzal

 

 

O município de Capinzal, no Meio Oeste catarinense, foi sede do Dia de Campo que reuniu, na última semana, produtores de gado de leite e corte para discutir pastagens de verão. A iniciativa fez parte das ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município.

O encontro, realizado na propriedade de Pedro Ribas de Matos, contemplou a abordagem do manejo e adubação de pastagens perenes e contou com demonstração de cultivares anuais.  Estiveram presentes o supervisor técnico ATeG Guilherme de Mello, os técnicos de campo Samuel Bordinhon e Ezequiel Kleinschmitt, o supervisor regional Jeam Palavro, e a técnica de Campo Regiane Rech.

De acordo com Jeam Palavro, o evento foi um sucesso e, além do conhecimento sobre os temas em destaque foi uma oportunidade para troca de ideias entre os produtores participantes. “Os Dias de Campo são essenciais para avaliar os resultados e motivar a busca constante da inovação”.

A ATeG tem por objetivo contribuir com a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente. A iniciativa é um serviço gratuito e seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.

ATEG PECUÁRIA DE CORTE EM SC

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, observa que, com o programa, o produtor explora novas ferramentas que potencializam o crescimento de seus negócios. “São dois anos de acompanhamento para aprimorar as técnicas e o gerenciamento, tornando a produção mais eficiente e lucrativa. As atividades são realizadas com grupos de 30 produtores organizados de acordo com a atividade produtiva.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, os significativos resultados são realidade porque há um trabalho feito com comprometimento e dedicação por todas as equipes e parceiros envolvidos nos programa. “Com o acompanhamento e as mudanças no gerenciamento dos custos de produção e a análise econômica da propriedade, o produtor implementa melhorias nos manejos, na genética do rebanho, além de adotar novas tecnologias em vários setores da propriedade”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que desde que foi criado em 2016, o programa na área de pecuária de corte atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. A ATeG Pecuária de Leite iniciou no mesmo ano e, desde então, capacitou mais de 5.200 produtores em 209 municípios catarinenses. “Com orgulho afirmamos que o programa é um dos mais bem-sucedidos do agronegócio em todo o país. As propriedades hoje são exemplos de empreendedorismo e inovação na gestão e produção”.

Foto 09 – Evento foi sede do Dia de Campo que reuniu produtores de gado de leite e corte.

Foto 10 – Grupo comemora o sucesso do evento.

Foto 11 – Dia de Campo reuniu produtores que fazem parte da ATeG Gado de Leite e Corte.

Foto 12 –  O encontro contemplou a abordagem do manejo e adubação de pastagens perenes.

 

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP


Rua João Tonini
Benfeitoria da via pública de Capinzal Anterior

Rua João Tonini Benfeitoria da via pública de Capinzal

Assistência Técnica e Gerencial na área de apicultura encerra com apresentação de resultados em Pinhalzinho Próximo

Assistência Técnica e Gerencial na área de apicultura encerra com apresentação de resultados em Pinhalzinho

Deixe seu comentário