QUE SEJA IMPLANTADO O SISTEMA DE MONITORAMENTO INTERNO DE CÂMERAS EM CAPINZAL

QUE SEJA IMPLANTADO O SISTEMA DE MONITORAMENTO INTERNO DE CÂMERAS EM CAPINZAL, É O QUE ESPERA O DELEGADO DA COMARCA
PARA CEMBRANELLI ESSA FERRAMENTA É UMA DAS SAÍDAS PARA QUE A POLÍCIA CONSIGA DAR UMA RESPOSTA PARA A POPULAÇÃO, NO SENTIDO DE PREVENIR E COIBIR OS CRIMES
Quanto a prisão do suspeito por possíveis arrombamentos no centro de Capinzal, sábado à noite, 25 de fevereiro, por volta das 21h30min, num procedimento formal da Polícia Civil, se tratando de JdeL, 29 anos, o Delegado da Comarca de Capinzal, Dr. André Luis Cembranelli vinha apurando o fato até o início da corrente semana, pois o inquérito policial foi encaminhado para a decisão e entendimento do Poder Judiciário.
Segundo Cembranelli, a Polícia Civil (PC) lavrou o auto de prisão em flagrante, na noite de sábado, quando foi representada a prisão preventiva, sendo acatada pelo juiz plantonista (de Joaçaba). Os policiais realizaram algumas diligências no sentido de localizar o mencionado cidadão antes dos delitos cometidos na noite de sábado, pois já caracterizava-se como suspeito por outros delitos, também a escrivã ouviu as testemunhas, porém, as imagens de segurança da Eletrônica Bebber ajudaram a chegar naquele que pode ser o autor de certos arrombamentos na cidade, então juntaram a gravação do monitoramento no auto de flagrante que ficou de ser encaminhado na segunda ou terça-feira da corrente semana para o Poder Judiciário. O detido é suspeito de diversos furtos, pois está sendo verificada a sua participação nos roubos do Antares Hotel e também da Farmais (farmácia, sendo que no período da manhã de sábado, antecedendo ao acontecido à noite, os policiais realizaram diversas buscas e apreensões no loteamento Santa Maria, com o intuito de apurar os roubos, porém, nada conseguiram localizar, no entanto, as investigações continuaram e crem que irão identificar o autor dos delitos e os prováveis receptores, fruto de vários roubos.
Cembranelli lembra que a função da Polícia Militar (PM) é fazer o policiamento ostensivo e preventivo, já da Civil é um trabalho investigativo, sendo que PC havia instaurado inquérito em que configura no detido como suspeito o detido, consequentemente, acabou sendo flagrado, numa ação de atuação eficaz de ambas as policias. O detido vai responder pelo que cometeu, podendo ser por duas tentativas de furto com rompimento de obstáculo, caracterizando furto qualificado, provavelmente responderá ao processo no sistema fechado (preso) na UPA de Capinzal. Quanto a denúncia que estava de posse de uma arma, nada foi localizado. No dia do acontecimento Cembranelli estava de folga, pois não era o delegado plantonista, mas como vinha investigando há muito tempo o suspeito e pelo fato dos furtos estarem deixando a Delegacia bastante preocupada, mesmo sendo seu dia de folga fez questão de fazer o flagrante.
“A pena do furto qualificado é de dois a oito anos, e multa, mas como no caso ouve só tentativa, tem diminuição de um a dois terços, porém, é o juiz na dosimetria da pena que irá fixar quanto tempo poderá ficar preso”, assim respondeu o Delegado quanto à sentença que deverá pegar o suspeito caso for condenado, sendo que o detido aguarda o julgamento na UPA de Capinzal.
Cembranelli na última semana esteve em Florianópolis participando de um Seminário sobre as câmeras de vídeo monitoramento e percebeu que essa ferramenta é uma das saídas para que a polícia consiga dar uma resposta para à população, no sentido de prevenir e coibir os crimes. Um bom exemplo é a cidade americana: Chicago com uma câmera de monitoramento para cada cinco habitantes. “O monitoramento deve ser pensado numa parceria com a iniciativa privada, associação comercial, Prefeitura e Governo do Estado”, assim sugeriu o Delegado.
Para Cembranelli a Polícia Civil vive de informação, para tanto, é disponibilizado o Disque Denúncia 181, também basta ligar normalmente para a Delegacia 3555-3327 ou ir pessoalmente, sendo que é dada garantia na preservação do nome do denunciante, livrando-o de qualquer aborrecimento futuro. É importante que a população procure a polícia e a informe sobre o que esta acontecendo na cidade, até porque os efetivos da Civil e Militar são irrisórios (insuficientes), para atender a tudo e a todos.
Quanto a estrutura da Delegacia de Capinzal pensa que é uma das piores do Estado de Santa Catarina, mesmo assim os policiais vem conseguindo dar uma resposta para a sociedade, pois somente no corrente ano a Delegacia de Polícia do Município - DPMU efetuou 13 prisões (mandados de prisão). Cembranelli falou com o responsável pela UPA de Capinzal e também com o Juiz de Direito, pois a cadeia nunca esteve tão lotada como agora, portanto, a Polícia Civil vem mostrando serviço. Ainda a Delegacia tem alguns mandados de prisão pendentes, mas estão procurando cumprir todos eles, pois a meta é efetuar pelo menos um por semana.
Esclareceu o Delegado sobre as etapas do cumprimento de pena, consequentemente os presos passam por estes regimes: fechado, depois semi-aberto, aberto e durante a liberdade condicional existe um acompanhamento tanto por parte da Polícia Civil quanto da PM, ainda pelo Poder Judiciário. Questionado sobre o trabalho do Conselho da Comunidade, considera uma conquista da sociedade da Comarca de Capinzal, o qual vem funcionando e prestando ótimo serviço para os presos e em benefício daqueles em liberdade assistida, ou seja, reintegrando-o à sociedade e lhe concedendo os direitos de cidadania.
André Luis Cembranelli entende de que para se ter uma melhor segurança é preciso da participação da sociedade observando, acompanhando movimentações e se for o caso, denunciar o que achar errado ou improcedente, pois o nome do denunciante será mantido em segredo nessa colaboração para com a polícia na tentativa de elucidar qualquer fato.
Casa nos altos da Rua XV de Novembro, para evitar outros roubos a solução encontrada foi colocar grades na porta e nas janelas. Quem sabe, Capinzal virou uma cidade violenta.
Deixe seu comentário