Região Meio Oeste em festa
Região Meio Oeste em festa. Deputado Jorginho Mello é eleito presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina por unanimidade
Joaçaba/Florianópolis - ?Estou vivendo um momento muito especial, lutei por isso, sou prova viva de que querer é poder?. Esta foi a declaração do deputado Jorginho Mello durante o seu pronunciamento como presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Com a casa lotada e com a presença de diversas autoridades do Estado, o deputado Jorginho Mello foi eleito presidente pela unanimidade dos 40 parlamentares. O deputado vai presidir a Casa com mais de mil funcionários e com um orçamento anual de cerca de R$ 290 milhões.
Jorginho Mello recordou sua infância humilde, que desde pequeno trabalhou para ajudar sua família e dos sonhos acalentados. ?Hoje estou no meu quarto mandato e continuo sonhando?. O novo presidente destacou que ao longo de sua vida política tem convivido com homens e mulheres de grande valor. ?Meu papel como legislador é ajudar a renovar sonhos e esperanças do povo catarinense, rendo minhas homenagens também aos trabalhadores desta casa desde o mais humilde até o servidor mais graduado que representam e movimentam esta máquina que é o mais democrático dos Poderes?.
O novo presidente fez uma menção especial aos representantes da sua região, presentes em massa ao evento. ?Quero agradecer a todos pela presença e ratificar aqui meu desejo de trabalhar ainda mais fortemente pela minha região, todos aqui presentes são testemunhas da minha luta incansável para que todos os municípios tenham seus pleitos atendidos, sempre fui, sou e serei um forte defensor da nossa região, da qual sou o legítimo representante?.
A sessão que elegeu o deputado Jorginho Mello como o terceiro nome na linha sucessória do Estado foi presidida pelo deputado Manoel Motta (PMDB), o parlamentar mais velho em atividade entre os que têm maior número de legislaturas na Assembléia. Os deputados Romildo Titon (PMDB) e Reno Caramori (PP) secretariaram a sessão, que teve votação aberta e candidatura única. Os deputados foram chamados um a um para registrarem seus votos e muitos deles fizeram questão de frisar que o parlamento demonstra grande maturidade ao promover uma eleição unânime, fato registrado pela terceira vez na história do Parlamento catarinense. Os deputados Kennedy Nunes (PP) e Marcos Vieira (PSDB) ressaltaram que esta é uma demonstração de unidade entre os membros do Legislativo.
Após ser empossado e tendo a seu lado o vice-governador Leonel Pavan (PSDB), o presidente conduziu a eleição, também por unanimidade, dos demais integrantes da mesa diretora que ficou assim constituída: primeiro vice-presidente deputado Gelson Merísio (DEM), segundo vice-presidente deputado Jailson Lima (PT), primeiro secretário deputado Moacir Sopelsa (PMDB), segundo secretário deputado Dagomar Carneiro (PDT), terceiro secretário deputado Valmir Comin (PP) e quarta secretária deputada Ada de Luca (PMDB). A nova Mesa tem mandato de dois anos, de fevereiro de 2009 a janeiro de 2011.
Orgulho de sua gente
A eleição de Jorginho Mello para a presidência da Assembléia Legislativa foi motivo de festa para a região Meio-Oeste catarinense, principalmente para Herval d?Oeste, sua terra Natal. Autoridades, amigos, correligionários e representantes de inúmeros municípios da região, compareceram para prestigiar este momento tão especial para todos. Faixas de agradecimento e homenagem pelo trabalho desenvolvido pelo parlamentar foram espalhadas nas galerias do Plenário Osni Régis. Entre os seus conterrâneos, a expectativa unânime concentra-se no empenho do novo presidente para a concretização de ainda mais obras que resultem no maior desenvolvimento da região, sempre lembrada pelo deputado.
O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), de Joaçaba, Aristides Cimadon, acredita que Jorginho continuará sendo sensível na ajuda às instituições de ensino superior do Sistema Acafe. Na opinião da Consulesa da Áustria para Santa Catarina, Anna Lindner Von Pichler, de Joaçaba, o presidente eleito personifica a esperança de que o Oeste seja contemplado com obras há muito almejadas, como a ampliação do Teatro Alfredo Sigwalt e do Hospital Universitário Santa Terezinha, ambos em Joaçaba. ?Tenho por ele o maior respeito, por ser trabalhador, honesto e cumpridor de suas promessas?.
O presidente da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), prefeito de Herval d? Oeste, Nelson Guindani (PP), definiu Jorginho Mello como ?um guerreiro que sempre lutou e continuará lutando por sua região?.
Prioridades
Em entrevista coletiva concedida logo após a posse, Jorginho Mello definiu algumas prioridades e ações que serão encaminhadas em sua gestão. A manutenção da independência do Parlamento, a continuidade da harmonia entre os partidos com assento na Casa e a construção de um novo prédio anexo ao Palácio Barriga Verde são algumas das primeiras iniciativas destacadas pelo parlamentar. Jorginho Mello também anunciou como novo diretor-geral da Assembléia, Paulo Ricardo Gwoszdz, como chefe do gabinete da presidência, Paulo Schilikmann da Silva, ex-prefeito de Agrolândia, e como chefe da Casa Militar, Luiz Roberto Quadros. As demais diretorias da Casa devem ser definidas nesta semana.
Sobre a necessidade de manutenção da harmonia e independência do Poder Legislativo, Jorginho ressaltou que Santa Catarina é um estado diferenciado, com um povo politizado. ?Precisamos de uma representação política à altura do povo catarinense. Vamos continuar tomando decisões sempre ouvindo todas as lideranças partidárias, prática que pautou o comando do deputado e ex-presidente Julio Garcia (DEM).?
Homenagem do samba
Após o encerramento da sessão solene, durante o coquetel de confraternização realizado no hall da Assembléia, a Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d?Oeste homenageou o novo presidente. Integrantes das escolas de samba mostraram um pouco da beleza do carnaval de Joaçaba e Herval D? Oeste e agradeceram o constante apoio do parlamentar aos Desfiles das Escolas de Samba. Acompanhado de prefeitos da região e do vice-governador Leonel Pavan, Jorginho Mello beijou as bandeiras das escolas Aliança e Vale Samba, simbolizando o chão da sua terra. Ao som da bateria, sambou com integrantes das escolas, em retribuição à homenagem prestada.
Deixe seu comentário