logo RCN

RITUAL CATÓLICO

PROCISSÃO DE SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO ATRAI UM “MAR” DE FIÉIS

 

 
 
A Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal realizou a procissão nos municípios coirmãos: Ouro e Capinzal, com término na Igreja Matriz, localizada em território capinzalense.
A caminhada foi realizada na sexta-feira, 22 de abril, com a saída na Praça Pio XII, no município de Ouro, às 18h30min, passando sobre a Ponte Irineu Bornhausen sentido Capinzal (ruas principais) até a Igreja Matriz.
O Site http://www.aticaeducacional.com.br diz que durante a Semana Santa, que começa com o Domingo de Ramos, os católicos realizam muitos ritos para rememorar os últimos dias de Jesus Cristo na Terra.
Na Sexta-Feira Santa, dia em que se relembra a morte de Jesus, nas igrejas católicas não é rezada nenhuma missa, em sinal de luto e de dor. Entretanto, em muitas localidades do Brasil, os fiéis realizam procissões, encenações e dramatizações, em geral nas ruas e praças públicas, representando a Via-Sacra ou Via-Crúcis. Trata-se de uma série de 14 cenas que mostram as diversas etapas do percurso realizado por Jesus carregando a cruz, desde o seu julgamento por Pôncio Pilatos até subir a colina do Gólgota, palavra hebraica que significa calvário ou lugar da caveira, onde se deu a sua crucificação, agonia e morte.
Na Idade Média, essas representações dramáticas da Paixão de Cristo eram realizadas nos mosteiros e ao ar livre, como forma de ensinar a história de Cristo às pessoas que não sabiam ler. É famoso o Drama da Paixão encenado em Oberammergau, na Alemanha. Conta-se que no outono de 1693 a peste atingira a aldeia, e a população fez a promessa de que, se fossem salvos, representariam a morte de Cristo todos os anos, para recordar seus sofrimentos. Depois da promessa, ninguém mais teria sido atingido pela peste. O drama de Oberammergau costumava ser representado apenas na Páscoa, mas hoje são encenadas duas vezes por semana, de maio a setembro. Todos os atores são naturais da aldeia, não usam maquiagem e nem luzes artificiais. O drama tem a duração de oito horas e pessoas saem de longe para ver a representação.
ESTAÇÕES DA VIA SACRA segundo site (http://www.tlig.org), sendo meditações tiradas de A Verdadeira Vida em Deus:
1. Jesus é condenado à morte por Pilatos;
2. Jesus carrega a Sua Cruz;
3. Jesus cai pela primeira vez;
4. Jesus encontra a Sua Santa Mãe;
5. Jesus recebe socorro de Simão para carregar a Cruz;
6. Verônica enxuga a Face de Jesus;
7. Jesus cai pela segunda vez sob o peso da Cruz;
8. Jesus fala às mulheres de Jerusalém;
9. Jesus cai pela terceira vez sob o peso da Cruz;
10. Jesus é despojado de Suas vestes;
11. Jesus é pregado na Cruz;
12. Jesus morre na Cruz;
13. Jesus é descido da Cruz;
14. Jesus é sepultado.
 
Um registro de O TEMPO – um jornal de fato (versão impressa e no site), algo que demonstra a soberania da Igreja Católica no município, na região, no estado e no país. Acesse o site de O TEMPO – um jornal de fato e fique por dentro de mais detalhes.
SAMAE ADQUIRE MAIS UMA MOTO Anterior

SAMAE ADQUIRE MAIS UMA MOTO

Próximo

ESTADO DE SANTA CATARINA – MUNICÍPIO DE CAPINZAL

Deixe seu comentário