logo RCN

SC-458 (JABORÁ/OURO E CAPINZAL/CAMPOS NOVOS)

Canhoto foi quem lançou a feliz ideia da pavimentação asfáltica da Estrada da Produção

 

Leonildo Bortoli, popularmente conhecido por Canhoto, há 21 anos apresentou a sugestão de pavimentação asfáltica da Estrada da Produção, sendo a ligação das BR-282, SC-303 (hoje SC-135), SC-458 e BR-470, para tanto, apesar de ser homem público, pagou matéria de capa inserida em O TEMPO – um jornal de fato.

A pavimentação da construção asfáltica da estrada de Presidente Castelo Branco, Jaborá, Capinzal, Zortéa, Campos (SC) a Barracão (RS) foi uma sugestão do ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e conceituado empresário da época, Canhoto, sendo que a matéria “Estrada da Produção” foi publicada na edição de nº114, quando este periódico tinha três anos de atividade e circulava na quarta-feira, num registro datado em 25 de setembro de 1991.

A matéria da Estrada da Produção visava o progresso, para tanto, necessitava ser pavimentado o trajeto de 32 quilômetros na interligação dos municípios de Jaborá ao distrito de Santa Lúcia (Ouro) e depois que fosse concluída a pavimentação da SC-458 Capinzal, Zortéa a Campos Novos e a construção da Ponte de Barracão.

Que se diga, a ponte de Barracão foi construída e a pavimentação da Estrada de Capinzal a Campos Novos foi concluída, restando pavimentarem a ligação de Jaborá a Ouro para que sua sugestão seja completamente atendida.

Sabemos do trabalho ao longo do tempo de ex-homens públicos e dos atuais, inclusive, dos parlamentares estaduais e federais, porém, apesar de Capinzal ser sede de Comarca ainda falta representação política para que possamos alcançar benefícios, até porque nos últimos tempos as perdas foram muitas no campo político, social, comercial, indústria, ambiental etc.   

É bom registrar, Canhoto era amigo do peito de Hilton Pedro Paggi, outro grande defensor da conclusão da pavimentação asfáltica da SC-458, para tanto, foi o prefeito que realmente lutou por esse feito, prova disto, lançou o Projeto Desafio com a construção de mais de 200 residências para que o Estado no governo de Vilson Pedro Kleinübing desse como contrapartida a construção do asfalto. Paggi e Kleinübing honraram com a palavra, um viabilizou a construção de casas populares que amenizou o déficit habitacional e Kleinübing prosseguiu investindo recursos próprios na estrada. Mais tarde abandonada no governo de Paulo Afonso Evangelista Vieira, em seguida veio Esperidião Amin Helou Filho e colocou no BID-4 contando com o voto favorável do deputado estadual Romildo Titon, consequentemente, no com o governo de Luiz Henrique da Silveira deu a contrapartida para a concretização de um antigo sonho.     

O ex-vereador pelo PMDB (depois PFL)e ex-empresário capinzalense, o sempre lembrado Canhoto, assim se manifestou há 21 anos: “Espero que os prefeitos eleitos para administrarem os destinos dos municípios na gestão 93/96, se mobilizem num movimento forte e organizado na região envolvendo empresários, CDL’s, sindicatos e cobrando a participação de deputados estaduais e federais, para a conclusão da pavimentação asfáltica da Estrada da Produção”.

Esta antiga aspiração sendo concretizada servirá para o escoamento de produtos da economia catarinense, principalmente no setor agropecuário e encurtará a distância até o litoral do Estado.

Com a conclusão da ponte de Barracão, na divisa de Campos Novos (SC) e Barracão (RS), por ele também apontado, encurtou a distância até Porto Alegre (RS) em aproximadamente 100 quilômetros.

Segundo Canhoto, em governos passados havia sido traçado uma estrada que passaria na localidade Linha Residência (Capinzal), onde seria ali construída a segunda ponte sobre o Rio do Peixe, servindo para desviar o trânsito de veículos do centro das cidades coirmãos, Capinzal e Ouro.

Na Administração Municipal de Apolônio Spadini, 73/77, conseguiu trazer para Capinzal a primeira linha de ônibus da região, que é feita até hoje pela Empresa Reunidas, saindo de Porto União até Piratuba, a qual veio aumentar suas linhas de abrangência. Antes disto, só existia o transporte coletivo feito pela Empresa Expresso Ipira, a qual não atendia as necessidades da comunidade.

Na gestão Administrativa 83/89, de Celso Farina, quando a Câmara Municipal de Vereadores concedeu o título de “Honra ao Mérito” ao Dr. Paulo Macarini, Dr. Lourenço Brancher e Dr. Ricardo Baratieri, na mesma ocasião foi atendido pedido de implantação de uma Agência da Previdência Social – IAPAS para Capinzal, a qual é realidade, hoje o INSS. “Nós temos que exigir o que queremos, pois nada cai do céu de mãos-beijadas, devemos ir à luta”, foram às palavras do saudoso Canhoto.

Essa matéria visa manifestar nosso reconhecimento para com Canhoto, pois Ele teve visão de futuro, sendo que demonstrou ser o verdadeiro representante do povo, inclusive jamais foi de seu feitio fazer críticas infundadas, e sim, fazia sugestões e apontava soluções para os problemas da comunidade e região.

Esperamos, caso venha a ser pavimentada a rodovia na interligação dos municípios de Jaborá e Ouro (SC-458) e a construção do anel viário unindo esses municípios coirmãos através de uma segunda ponte sobre o Rio do Peixe, que pelo menos essa obra venha fazer jus ao bom nome de Leonildo Bortoli (Canhoto), já que foi defensor de muitas sugestões, mas não teve o devido reconhecimento pelos diversos feitos.

 

Leonildo Bortoli, o Canhoto, foi um homem que vislumbrava horizontes.

 

Desenho elaborado por Canhoto e desenhado por Aldo Azevedo para dar um sentido da dimensão que é a Estrada da Produção.

 

Essa foto é da edição nº114, quarta-feira, 25 de setembro de 1991, quanto O TEMPO – um jornal de fato estava no seu terceiro aniversário, sendo um documento formal que mostra quem realmente pode ser considerado o autor da ideia da pavimentação da Estrada da Produção, beneficiando os municípios de São Miguel d’Oeste, Chapecó, Seara, Concórdia, Presidente Castelo Branco, Jaborá, Ouro, Capinzal, Campos Novos, Zortéa, Joaçaba, Herval d’Oeste, Erval Velho, Lacerdópolis, Piratuba, Ipira, Peritiba e outros centros.

 

 

Centro Espírita Amor e Caridade proporciona palestra e ensinamento em Capinzal Anterior

Centro Espírita Amor e Caridade proporciona palestra e ensinamento em Capinzal

Empreendedorismo na Copercampos Próximo

Empreendedorismo na Copercampos

Deixe seu comentário