Secretaria da Educação lança documento da Proposta Curricular em Joaçaba nesta quarta-feira
Secretaria de Desenvolvimento Regional- SDR Joaçaba
Joaçaba (1-12-2014) - O resultado das discussões envolvendo mais de oito mil educadores de todas as redes e etapas da educação básica e superior de Santa Catarina culmina com a entrega ao governador Raimundo Colombo, nesta segunda-feira, 1º, do documento atualizado da Proposta Curricular 2014 – Formação Integral para a Educação Básica. O cronograma seguirá em mais noves regiões do Estado. Em Joaçaba, o evento será nesta quarta-feira (3), às 14h30, no Auditório Jurídico da Unoesc, em parceria com a universidade e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais.
O documento, que servirá de referencial teórico aos professores na sala de aula, vai ao encontro das metas e estratégias dos Planos Estadual (PEE) e Nacional de Educação (PNE) e também está sendo visto como um exemplo a ser seguido por outras unidades da federação.
Segundo o diretor de Educação Superior, Gilberto Agnolim, que coordenou as discussões e as webconferências realizadas ao longo dos dois últimos anos, um dos objetivos do material é garantir a formação integral com qualidade.
De acordo com a gerente de Ensino Médio e Políticas Públicas, Maike Ricci, a Proposta Curricular é uma proposta de Estado que vem sendo construída ao longo de 26 anos, em um processo democrático, com a mobilização de todos os professores catarinenses em webconferências, por meio de uma plataforma virtual e em seminários presenciais. “Nesses últimos três anos, a Secretaria da Educação ampliou a discussão curricular para romper com o etapismo escolar, que provoca alto índice de evasão e repetência”, ressalta.
Formação Continuada em 2015
O caderno estará nas mãos dos professores no início do ano letivo de 2015, com o enfoque do percurso formativo do estudante, desde a educação infantil até o ensino médio. O grande avanço do caderno, explica Maike, é a atualização de temas como relações de gênero, educação ambiental, especial, do campo étnico-raciais e indígena, sendo abordadas de forma interdisciplinar, em cada área do conhecimento.
De abril a outubro a Secretaria da Educação envolverá os participantes nas Gerências Regionais de Educação, em cursos de 80 horas, de forma presencial e a distância, para a atualização dos Projetos Político-Pedagógico das escolas e reorganização curricular.
Participam da formação 1.300 professores-orientadores de estudos, que em seguida irão trabalhar com os professores nas unidades de ensino, além de cerca de 40 mil professores envolvidos diretamente na plataforma virtual www.propostacurricular@sed.sc.gov.br.
____
Mayelle Hall
Assessora de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Regional- SDR Joaçaba
Deixe seu comentário