logo RCN

Senhora Herma

Cidadã capinzalense prestes a completar noventa anos de idade, sendo que continua dirigindo de maneira exemplar no livre trânsito

 

A Senhora Herma antes com um Jeep e agora de Fusca, muitas vidas vem ajudando a salvar, prestando socorro e levando pessoas para o atendimento médico e hospitalar  

A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato foi solicitada a comparecer na localidade de Empresa Velha, município de Capinzal, segunda-feira, 24 de Novembro para fazer uma reportagem com a Sra. Herma Markus, nascida em 27 de Junho de 1925, portanto está com 89 anos de idade, quase completando noventa, sendo que a mesma ainda é motorista e dirige seu Fusca.  

Faz de 73 a 74 anos que dirige, mas a primeira CHB fez em 21 de Outubro de 1971, portanto, lá se vão 43 anos que tem a Carteira Nacional de Habilitação. Ela é natural da localidade de Teutônia, município de Estrela (RS), sendo que no estado do Rio Grande do Sul com 13 anos aprendeu a dirigir num fordeco (automóvel antigo da marca Ford) de seu pai, sendo que passou a residir onde mora até hoje desde de 1938.

O Fusca que tem é do ano de 1974, sendo que na sexta-feira, 21 de Novembro novamente esteve no comércio de Capinzal: ao supermercado, na farmácia e no posto de saúde conduzindo seu velho e bem conservado Fusca.

Em todo este tempo como motorista nunca provocou acidente, mas bateram em seu carro. Disse ser preciso se cuidar dos outros, sendo que considera pior certos motoqueiros, passando na contramão de direção e fica atenta para não se envolver em acidente.

No início da década de 1940, período da segunda Guerra Mundial seu pai conseguiu trazer da Alemanha um Jeep, através de uma agência, conforme Ela, de cor pretinha, com os Paralamas alto, e considerava este o seu salva vida. Era o Jeep que usava para levar alguém ao médico, sair em dia de chuva, pois salvou muitos, mas não consegue enumerar quantos foram.

Quando dava enchente, por não ter ponte era difícil, pois a travessia feita por balsa, mas ela chamava o balseiro que morava na outra margem, o qual lhe respondia com palavras feias e nem sempre vinha prestar serviços de transporte. Então resolveu ir no patrão do mesmo que morava em Piratuba, o qual determinou fazer a travessia quando era solicitado, independente quem fosse. Numa ocasião ajudou a salvar uma mãe que estava grávida, sendo de tanto esperar pelo nascimento o filho nasceu morto, mas ela sobreviveu. No Rio Santa Cruz, município de Piratuba, fez voltas para ajudar a salvar uma moça com hemorragia, então passou por Auto Alegre para poder chegar a cidade de Capinzal; logrando êxito na busca de socorro.

Pelo feito da Senhora Herma, bem poderia a Câmara de Vereadores, tanto de Capinzal quanto de Piratuba, podendo ser Moção de Aplauso, Título de Honra ao Mérito ou Benemérito como forma de reconhecimento, valorização e marcar de vez as boas ações que prestou e continua realizando em favor de muitos cidadãos.

 

Senhora Herma e seu inseparável Volkswagen Fusca do ano de 1974, a qual reside na localidade de Empresa Velha, município de Capinzal (SC).       

  

 

Anterior

Antecipe suas compras de Natal! A Noiva Linda tem as mais lindas opções!

VOLTANDO NO TEMPO Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário