TEMPO
CHUVA SEGUIDA DE GRANIZO ASSUSTA CAPINZALENSES, OURENSES, CAMPONOVENSES E DEMAIS MUNÍCIPES DA REGIÃO
Os municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, separados apenas pelas águas do Rio do Peixe, na segunda-feira, 29 de agosto, às 17h11min foram pegos de surpresa com chuva forte seguida por granizo. No começo o pessoal achou bonito a chuva com granizo, mas como as pedras de gelo começaram a aumentar em proporção e tamanho, acabou assustando. A chuva de granizo quebrou e destelhou residências, casas comerciais, aviários, templos, salões de festas e muito mais, ainda danificou carros e outros meios de transporte.
A sorte que a chuva de granizo durou de quatro a cinco minutos, mas este tempo parecia não passar mais. A chuva em si, deu pequena trégua, em seguida choveu frequência, sendo que durante à noite e madrugada aumentou de intensidade.
É bom as Prefeituras e suas defesas civis terem em estoque telhas, lonas, cordas, colchões, água mineral e até mantimento, ainda barracas e locais apropriados para colocar as famílias desabrigadas. Querer é fazer algo acontecer, pois há muito tempo viemos fazendo esse alerta e pedindo a execução dessa ação preventiva.
Um bom exemplo a ser seguido é dado pela Cooperativa Regional de Aves e Suínos – COOPERAVISU, que assim que aconteceu a chuva de granizo saiu a campo para fazer levantamento das propriedades atingidas e de imediato passou a prestar auxílio aos agricultores parceiros. Somente na terça e na quarta-feira pela manhã visitaram 65 propriedades, das quais totalizam mais de 100 aviários danificados, sendo que estas estão localizadas em Capinzal, Ouro, Campos Novos e outros municípios da região. Para socorrer os agricultores, a Cooperavisu viabilizou 400 mil telhas, sendo que precisou de duas carretas para transportar todo o material para poder sanar o problema e prejuízo aos atingidos.
Se o governo federal pode investir em situações emergenciais, então as Prefeituras também devem se antecipar e fazer valer ações preventivas que garantam a ajuda às famílias atingidas por temporais e outros.
Deixe seu comentário