Tranças da terra em rede nacional

Programa Cidadania
Uma reportagem sobre o “Tranças da Terra”, desenvolvido pelos artesãos do meio oeste catarinense com o apoio do SEBRAE/SC será transmitida neste sábado (24), às 7h30 no Programa Cidadania, bloco Ação Comunitária, da Rede Globo. O projeto reúne cerca de 60 famílias do meio oeste de Santa Catarina que, de forma associativa e em rede, desenvolvem um trabalho artesanal a partir da palha de trigo respeitando as raízes culturais desta região. A essência leva em conta a sustentabilidade social, econômica, ecológica, territorial e cultural e os princípios do comércio justo.
A consultora de mercado do projeto, Neusa Oliveira, realça que a reportagem representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos artesãos e estimula para que o grupo continue firme no projeto. “Estar em rede nacional também contribuirá para fortalecer as ações de mercado”, afirma.
Segundo a coordenadora regional meio oeste do Sebrae/SC, Sueli Bernardi, a ideia nasceu de um projeto de iniciação científica no campus de Joaçaba da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Em conjunto com a Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), a pesquisa ganhou força por meio do apoio e articulação Sebrae/SC.
O Sebrae contratou consultores de design e os trouxe até a região para trabalhar junto aos artesãos. Novos produtos foram criados e compõem as coleções: Cores da Terra, Flores da Terra, Curvas da Terra e Flor de Menina. Mais de 30 produtos compõem o mix do projeto Tranças da Terra. São chapéus, sportas (sacolas), suplás, capitéis, porta-vela, caminhos de mesa, jogos americanos, bolsas, cesta para pães, linha folhas, arandelas mesa e parede (caracol, casulo, listrada, trama), luminária de mesa, luminária flores, centro de mesa bromélia e revisteiro.
Atualmente, o projeto conta também com a parceria das Prefeituras de Joaçaba, Catanduvas, Luzerna, Lacerdópolis, RBS/TV, Epagri e Contábil Fardo. O projeto é composto por um núcleo administrativo, cinco oficinas de produção, dois núcleos de produtores de matéria-prima.
RECONHECIMENTO
No ano passado, o projeto Tranças da Terra recebeu o primeiro lugar no XII Prêmio House Gift de Design com a peça “Luminária flores”, da coleção interiores. Essa premiação teve prestígio internacional e foi entregue no mês de setembro, em concorrida cerimônia no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). O trabalho também foi classificado para o prêmio Planeta Casa, da revista Cláudia (Editora Abril), cujos vencedores serão anunciados no dia 30 de setembro, em São Paulo.
“A outorga desse prêmio se constituiu no maior reconhecimento em produtos com originalidade e qualidade de design no Brasil e na América Latina”, lembra a coordenadora do Sebrae/SC no meio oeste, Sueli Vieira Bernardi. Acrescenta que é mais uma oportunidade para a promoção dos produtos e da marca Tranças da Terra.
|
MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
|
Deixe seu comentário