logo RCN

ZORTÉA EM DESTAQUE

ZORTÉA QUEM TE VIU QUEM TE VÊ

Obras e ações de governo mudaram para melhor a qualidade de vida dos zorteenses.

 

Para melhor entender o ritmo acelerado que a atual equipe administra o município de Zortéa implantou é convidado os leitores desde meio de comunicação a fazer uma viagem pelas principais vias de acesso. Podemos perceber o quanto este pequeno município localizado entre o meio-oeste e o planalto sul progrediu em apenas três anos de um modelo novo de governar.

Logo na chegada da cidade é possível perceber a grandiosidade de uma empresa que está se instalando, a Coopercampos. Certamente é visível por todos o dinamismo e o comprometimento que a atual administração está tendo com a coisa pública, fazendo com que a diretoria desta cooperativa invista em Zortéa. Que bom para o município que se autodenomina essencialmente agrícola.

Ao entrar na cidade percorrendo aproximadamente 02km observa-se que as palmeiras plantadas em mandatos anteriores estão sendo bem cuidadas, assim como as roçadas feita nas margens, mesmo sabendo que é uma obrigação do estado. Dizem os administradores que se esperarem pelos representantes do estado, tudo vira mato como são todas as estradas estaduais da região.

Adentramos pela Rua Antônio Zortéa Primo e nos deparamos com belas construções de munícipes que acreditam no progresso e investiram alto sofisticação e beleza. Ainda percorrendo pela mesma rua, agora na margem direita é possível perceber o grande empreendimento escolar, o mais moderno centro de educação infantil, construído por essa administração e já em pleno funcionamento.

Se algum tempo nossos leitores não visitavam o Zortéa, poderão observar no centro, ruas bem sinalizadas com modificações, algumas mãos únicas que possibilitaram e melhoraram o tráfego dos condutores. Seguindo ainda pela Rua Antônio Zortéa Primo até a Ponte sobre o Rio dos Porcos verá a ponte com as laterais feitas de material e formato adequado as nossas condições.

Subindo pela Rua Arthur Adolfo Santos, fique atento que você vai encontrar um canteiro de obras, algumas já finalizadas e em funcionamento como, por exemplo: ampliação do Posto de Saúde que além da construção de 140  de área e reforma em toda a estrutura, está com três carros seminovos  e um já existente das outras administrações para fazer o transporte dos pacientes. E se for pela manhã bem cedo não existe mais fila no portão, todos os que necessitam são atendidos independente da hora que chegarem.

Logo abaixo do Posto de Saúde é visível a construção do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais e ao lado a Casa da Cultura já concluída.

Voltando e seguindo pela Rua XV de Novembro, agora toda asfaltada, assim como sua travessa, Rua Pedro de Pauli, totalizando 1060 metros lineares de pavimentação com recursos próprios do município. Na Rua Luiz Pedron que passa ao lado da Igreja católica é visível a brilhante imagem do Seu Tucho, homenagem feita para um dos cidadãos mais ilustre deste município que agora figura na parede do Centro de Convivência da Melhor Idade, obra construída pela atual administração. Entrando no salão da capela Santa Catarina, basta um olhar para perceber que o mesmo foi contemplado com uma ampla reforma. Este trabalho só foi possível graças à interferência da administração junto ao Consórcio Machadinho que investe na área e proporcionou recursos para mais esta obra.

Logo abaixo do salão da capela uma obra muito cobrada em todos os tempos, a tão sonhada cancha de bocha e suas dependências para o lazer e esporte começa a ganhar forma. Essa obra projetada para aproximadamente R$ 259.800,00 também será construída com recursos próprios do município.

Mudando do Bairro Parque das Andorinhas para o Bairro Imigrantes pelo asfalto novo na Rua XV de Novembro, veremos que em seu final está em processo de pavimentação a Rua Cecília Meireles e ao final desta também a Rua Amantina de Morais recebe sua camada de asfalto.

Seguindo pela estrada estadual que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, via balsa do encontramos boas estradas, bem conservadas e a1km da saída do município uma nova construção: a escola para jovens agricultores.

Dando sequencia na nossa viagem pela a estrada que nos levará para quatro importantes comunidades, a esquerda temos a construção de uma balança de pesar gado que em parceria com produtores rurais foi possível viabilizar com recursos próprios mais este implemento. Logo adiante na referida encruzilhada da Volta Grande, pegamos pela direita e chegaremos a uma nova comunidade que está nascendo, Passo do Razo, visitando todas as famílias da comunidade veremos que todas as casas têm água potável, resultado de mais uma parceria com o Consórcio Machadinho.

Passando pela comunidade de Três Porteiras chegamos em Pouso Alto, a mais antiga comunidade e referência de Zortéa, neste local está construído um belo Centro Comunitário, substituindo um antigo salão que estava condenado pela defesa civil e a comunidade quase desaparecendo pelo desinteresse das autoridades. Hoje Pouso Alto vive uma nova era.

De volta para o perímetro urbano, agora no Bairro Imigrantes mais especificamente no final do Bairro na Rua Reasilva Dalapria, estão construídas e habitadas 10 casas populares também feitas na atual administração. Próximo está à garagem da Secretaria de Infraestrutura já com uma retroescavadeira nova comprada na atual gestão e também com recursos próprios e ao lado está a garagem da Diretoria de Agricultura construída para abrigar as máquinas. São dois tratores, um comprado em 2010, uma grade niveladora, uma ensiladeira, um subsolador todos adquiridos nesta administração. E nos próximos dias estará chegando uma plantadeira 05 linhas, um tanque 500l, um vincão para semeaduras, uma globe e duas roçadeiras costal.

Voltando pela Rua Alceu Bortoli paremos bem perto das Ruas José Retori e Angelin Pelissari pavimentadas com paralelepípedo. Passando sobre a Ponte do Kito e partindo para o Bairro Conceição na Rua Dorvalina Guerreiro encontramos um novo GEM Horizonte, com outro estilo totalmente colorido, agora sim com aparência de escola com o auditório reformado e o mais importante, duas novas salas de aula e uma sala para o administrativo em mais uma parceria com o Consórcio Machadinho.

Como a atual administração se preocupa muito com a educação em todos os níveis foi adquirido para o transporte escolar duas Kombis no primeiro ano de gestão e recentemente um ônibus escolar com capacidade para 44 alunos. O sistema de merenda escolar em convênio com o PNAE que produz a grande maioria da merenda dentro do município através dos produtores e a feira livre Cheiro da Terra são outras conquistas.

No Bairro Água Santa, sua principal Rua Regina Bevilaqua recebeu pavimentação, as demais ruas do bairro estão recebendo pedra brita e manutenção diária, bem como todas as outras ruas da cidade não pavimentadas.

No centro da cidade perto do Paço Municipal a Rua Antônio Ferreira Lopes está pavimentada, o ginásio municipal ganhou reforma em sua estrutura e principalmente em sai quadra esportiva. Comunidades de Agudo, Pontão e Duas Pontes esperam investimentos e terão certamente, mas nunca esquecemos de fazer a manutenção das estradas, visando a produtividade agropecuária desta região.

Zortéa está de portas abertas para receber investidores. Zortéa renasceu com esse novo jeito de administrar, onde a liderança é exercida com dinamismo e o grupo de trabalho com o objetivo de satisfazer os seus clientes que são o povo sem distinção. É Zortéa crescendo com qualidade social, respeito com o dinheiro público e honestidade para preservar os bons costumes. Nossa meta, nossa marca. Crescimento com equilíbrio social.       

            

 

 

REUNIÃO Anterior

REUNIÃO

CENTENÁRIO Próximo

CENTENÁRIO

Deixe seu comentário