Reunião Festiva do Lions Clube Capinzal/Ouro marca visita da Governadora do Distrito LD-8 |
NOVAS REGRAS PARA RENOVAÇÃO DE CNH
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Desde 28 de junho de 2005, os motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) anterior a 19 de novembro de 1999, que precisaram renovar suas carteiras tiveram de fazer os cursos de Primeiros Socorros e Direção Defensiva. Essa medida faz parte da resolução 168/04, aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito - Contran, em dezembro de 2004, prevista no Código de Trânsito Brasileiro e alterada pela Portaria 54, publicada em 17 de setembro de 2007. Os conteúdos repassados foram:
- Noções de Primeiros Socorros no Trânsito; Sinalização do local do acidente; Acionamento de recursos: bombeiros, polícia, ambulância, concessionária da via, etc; Verificação das condições gerais da vítima; Cuidados com a vítima.
- Direção defensiva - Abordagens do Código de Trânsito Brasileiro. Conceito – condições adversas; Como evitar acidentes; Cuidados na direção e manutenção de veículos; Cuidados com os demais usuários da via; Estado físico e mental do condutor;
- Normas gerais de circulação e conduta; Infrações e penalidades (Código de Trânsito Brasileiro); Noções de respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito: relacionamento interpessoal e diferenças individuais.
Quem diria, também tivemos de fazer o curso presencial no Centro de Formação de Condutores, credenciado pelo Detran. Como é do conhecimento de todos, os bons motoristas também pagam pelos maus condutores de veículos, isto considerando que a Lei de Trânsito é burocrática até demais, exige além da própria constituição do país onde estão os direitos e obrigações. Infelizmente, no trânsito em certas regiões, os usuários pagam pedágios absurdos, ainda os motoristas e passageiros trafegam por ruas e estradas precárias, inclusive a indústria da multa pega pesado. Quem diria, a lei considerou todos os cidadãos iguais, sem levar em conta o organismo deste ou aquele, já a medicina fez valer o que serve para um paciente não faz efeito ao outro, pois ninguém é igual, e sim, semelhante.
Absurdos acontecem principalmente, quando as leis são criadas de qualquer maneira, a exemplo da obrigatoriedade do kit de primeiros socorros nos veículos, que durou apenas três meses, pois as autoridades ligadas à prevenção de acidentes alertaram ao uso inadequado de seus componentes, o que poderia agravar ainda mais a situação de acidentados. Tal kit talvez tenha sido criado para fomentar o lucro dos fabricantes dos materiais e não para salvar vidas, quem sabe sendo um jogo de interesses de uma minoria e desvantagens a maioria dos cidadãos que tiveram de pagar, caso deixassem adquirir o bem a multa pegava.
Será que certos homens públicos acham que o povo é cobaia para ficarem expostos aos acertos, erros, desmandos e abuso de poder? Cidadão, seja mais você, não se deixe levar por sigla ou coligação partidária, vote na pessoa, jamais pensando em benefício próprio ou familiar, pois o caminho são propostas possíveis de serem concretizadas, porém, exija trabalho daqueles que levaram seu voto de confiança. Isto é sim, cidadania e moralidade pública.
Deixe seu comentário