logo RCN

GOVERNO DO ESTADO PRESENTE NOS MUNICÍPIOS

Escola de Educação Básica Belisário Pena

       Quem diria, parece que foi ontem que começamos a estudar na Escola de Educação Básica Belisário Pena, porém, iniciamos os estudos neste educandário no final da década de 1960, portanto, lá se foram praticamente quatro décadas. Iniciamos no pré escolar e chegamos a completar ali o primeiro grau, após fomos frequentar os bancos escolares do Colégio Cenecista Padre Anchieta – CNEC, depois de 23 anos voltamos a estudar, desta vez, prestes a colar grau em Comunicação Social e Jornalismo na UnC Concórdia. O tempo realmente passa, fazendo ou deixando de fazer algo, consequentemente, saberemos se aproveitamos ou desperdiçamos oportunidades.

Quanto ao Belisário Pena, residimos por quase duas décadas do lado deste educandário, apenas separados pelo muro, o que nos possibilitou a conhecer a maioria dos diretores, professores, demais funcionários, alunos e até os pais de muitos colegas. Essa escola jamais funcionou 24 horas, mas atuava nos três períodos: matutino, vespertino e noturno, mantendo um ensino de qualidade, além disto, a merenda do Belisário é considerada uma das melhores do município e da região, graças à habilidade das merendeiras que conseguem dar excelente sabor naquilo que preparam e servem.

Se o governador Luiz Henrique da Silveira não fez tudo o que pretendia por Capinzal, não está deixando nada a desejar, levando em conta a construção do novo prédio da Escola de Educação Básica Belisário Pena tendo um investimento do Governo do Estado de R$ 1.659.105,78, com uma área construída de 2.477,64 metros quadrados. Também teve a construção do ginásio de esportes da Escola de Educação Básica São Cristóvão e ampliação de 180 metros quadrados destinados para salas de aula e laboratório de informática. Outro benefício é o Ginásio de Esportes da Escola Ernesto Hachmann, na comunidade de Barro Preto, que também está em fase de conclusão. É bom lembrar da pavimentação asfáltica de primeiro mundo na ligação de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Joaçaba, inclusive do asflato ligando Capinzal, Zortéa e Campos Novos. Para se deslocar até Joaçaba era uma reclamação só, estrada cheia de buracos, já de Capinzal até Campos Novos o trajeto até a BRF (Perdigão) o asfalto estava deteriorado e adiante era de chão batido, onde predominava a poeira e lama.  

Se uns ingratos acham que LHS não foi o melhor governador do estado, para Capinzal e região ele deu verdadeiro show de competência e trabalho, onde fez valer a função das Secretarias de Desenvolvimento Regionais. Essa de dizer que LHS quase não marcou presença em seu mandato em Capinzal, não é justificativa, pois a participação do Estado em território capinzalense é comprovada de direito e de fato, pois é formal na imprensa impressa as realizações.

Voltando na questão Belisário Pena, a obra arrojada faz por merecer voltar os três turnos, não apenas matutino e vespertino, pois tem espaço para o estudo noturno, inclusive deveriam implantar além do atual 1º grau o ensino de 2º grau, já que a mencionada escola está situada no “coração” da cidade, em área nobre.   

 

Anterior

PRIMEIRO DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DO VEREADOR

Próximo

NOVAS REGRAS PARA RENOVAÇÃO DE CNH

Deixe seu comentário