Jovem casal vislumbra novos investimentos com projeto desenvolvido pelo Programa SOS Sustentar
A alegria do casal Sidinei e Celina Pieri exemplifica o momento em que estão vivendo. Nos 17 hectares utilizados para produção leiteira, a renda da família já aumentou 70% desde o início do Projeto Juventude Rural, executado pelo Programa SOS Sustentar, em Zortéa. A evolução da atividade é pautada nos princípios da sustentabilidade, oferecendo ao mesmo tempo incremento na renda, através do aumento de produtividade, e de ações que melhoram a qualidade de vida do casal e protegem o meio ambiente.
A produção diária dos 16 animais é, em média, 320 litros, com uma produção individual de 20 litros/dia através da alimentação à base de pasto. O engenheiro agrônomo e coordenador dos projetos Sérgio Bento, comenta que o grande resultado deste projeto consiste na identificação dos problemas pela família, antes que eles aconteçam, possibilitando aumento de produtividade e redução nos custos de produção.
Futuro
Após o projeto, em máquinas e implementos foram investidos R$ 110.000,00, além da compra de um tanque de sêmen. Celina destaca que está sendo planejada uma nova sala de ordenha, um bezerrário e início da atividade com gado de corte. “O projeto nos trouxe segurança, confiança em poder investir em novas atividades, além de possibilitar uma melhora na qualidade de vida e nas nossas condições de trabalho”, afirma a produtora. Bento enfatiza que o planejamento na atividade foi pensado em longo prazo para que o casal tenha uma maior segurança para novos investimentos e na adoção de técnicas de manejo sustentável na produção leiteira.
Fonte: Edina Pedruzzi - Comunicação e Marketing - Impresa SOS Sustentar.
Deixe seu comentário