Projeto aprovado proíbe danças que estimulem erotização infantil nas escolas |
Acadêmicos de cursos das ciências exatas e licenciaturas realizam Enade neste domingo

Unoesc
Neste domingo (23), alunos da Unoesc que estão concluindo cursos de graduação nas áreas das ciências exatas e licenciaturas participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Componente curricular obrigatório, o exame é requisito para a colação grau e recebimento do diploma.
O aluno convocado realizará a prova na cidade onde estuda. Porém, só terá acesso às informações detalhadas sobre o local após responder todo o questionário do estudante. O preenchimento do formulário on-line também é obrigatório e pode ser feito até domingo, dia da prova, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Caso não responda, ficará em situação irregular e mesmo que realize a prova não poderá receber o diploma.
— Há uma preocupação muito grande em relação as informações do questionário porque as respostas estão ajudando o planejamento da educação superior no Brasil — explica o professor Rogério Bilibio, membro da Comissão de Avaliação Institucional.
A Comissão de Avaliação Institucional, que acompanha o Enade na Unoesc, orientou os estudantes sobre o preenchimento do questionário para que possam planejar com antecedência o seu deslocamento até o local de prova, que inicia às 13h.
Em Santa Catarina, o dia da realização do Enade coincide com o Vestibular de Verão Acafe. Em Joaçaba, as duas provas serão aplicadas na Unoesc, o Enade no campus 2 e o vestibular no campus 1. Com as duas provas iniciando às 13h, a recomendação é sair de casa mais cedo e evitar as ruas Getúlio Vargas e 7 de setembro, principais vias de acesso à Universidade, a partir das 12h30.
SOBRE O ENADE
A prova terá 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 da parte de formação específica da área. As duas partes terão questões discursivas e de múltipla escolha.
A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Nesta edição serão 33 cursos superiores nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins. Em todo o país, segundo o Inep, será avaliado o desempenho de 483.520 estudantes em fase de conclusão do curso.
A nota obtida pelos estudantes no Enade e as pontuações dos questionários irão compor o conceito do curso (CPC) e da instituição (IGC), índices que medem a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior.
O resultado da avaliação deste ano será conhecido apenas em 2015. Até o final deste ano, o Inep divulga os conceitos dos cursos da área da saúde, que foram selecionados para a prova no ano passado. Já no Enade 2012, cujo resultado foi divulgado em 2013, todos os cursos da Unoesc obtiveram conceito entre 3 e 5 (numa escala de 1 a 5), o que indica que estão dentro ou acima do padrão de qualidade exigido pelo MEC.
Herton Farias
Analista de Comunicação
Marketing Unoesc
Deixe seu comentário