Projeto aprovado proíbe danças que estimulem erotização infantil nas escolas |
Ação cultural

Representantes do Departamento de Cultura de Capinzal, em visita ao Artesanato Sartori
O diretor de Cultura da Prefeitura de Capinzal, Luiz Alcides Baretta Dambrós (Timo), acompanhado da secretária de gabinete do Departamento de Cultura, Tânia Surdi, na sexta-feira à tarde, 10 de maio, visitou o Artesanato Sartori, situado à Rua Dona Linda Santos, em frente da Escola Belisário Pena. Luiz Alcides e Tânia foram recepcionados pelo artesão, historiador e Cidadão Honorário Capinzalense, Antonio Pasqual Sartori (Antoninho), homenageado pela Câmara Municipal em 30 de março de 2011, numa proposição do então vereador e atual prefeito Andevir Isganzella.
Luiz Alcides já conhecia o Artesanato Sartori, porém, mais essa visita serviu para fazer um convite ao Senhor Antoninho, pois o Departamento de Cultura realizou uma programação no período de 13 a 16 de maio, terça a quinta-feira, em comemoração a "Semana do Museu", com exposição de materiais, fotos e vídeos que contaram a história de Capinzal. A programação foi desenvolvida onde funcionava a extinta Agência do BESC, à Rua de Novembro, aberto das 09 às 11h30min e das 13h30min às 20h. O Museu de Capinzal foi cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, com isso o município passou a receber materiais e informações que estão sendo utilizadas em favor da municipalidade em termos de conhecimento. O evento buscou resgatar a história de Capinzal, ou seja, de sua terra e de sua gente.
O diretor de Cultura aproveitou para ver as novidades que o Artesanato Sartori passou a expor, com muitas peças bacanas, pois Antoninho é um cidadão que guarda e preserva a história de Capinzal, inclusive, vem faz um trabalho maravilhoso. “Estamos aqui para valorizar a iniciativa do Senhor Antoninho e convidá-lo para participar da Semana do Museu”, assim Luiz Alcides justificou a presença no Artesanato Sartori.
As peças expostas no Artesanato Sartori estão fixadas nas bancas, não tendo como tirar, pois podem danificar com possível remoção, mas na Semana do Museu foi apresentando excelente trabalho de memória, consequentemente, foi do agrado de todos os visitantes.
O Museu Municipal está desativado, por não ter um local adequado para o seu funcionamento, no entanto, em conversa com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Seila Eliane Ribeiro, sendo que ela tem a intenção de viabilizar um espaço apropriado e plenamente funcional, não somente trazendo o aspecto histórico, mas também contando a vida de muitos capinzalenses ilustres em que o museu trará à tona o passado maravilhoso.
Para Luiz Alcides foi uma surpresa ver o quanto os capinzalenses gostam de ver arte, quando da realização da exposição dos artistas plásticos, em que os capinzalenses puderam mostrar seus talentos, num evento ocorrido de 7 a 9 de maio, apoiado pela Secretaria de Educação e pelo Departamento de Cultura. Os trabalhos de Judit Parisotto, ainda de Ariston e Aulivir Lagni, não são mais novidade, até porque foram expostos em outros momentos, porém, chama muita a atenção. Quanto ao artista plástico Henrique Paim Júnior, este é uma grata revelação, pois está começando com trabalhos bonitos, feitos de madeira de reaproveitamento, o qual se utiliza de motoserra, o que deixa a obra de arte mais dificultosa de fazer, mas é muito lindo, sendo peças produzidas manualmente. Henrique expôs de forma inédita e atraiu a atenção do público.
“Agradeço a secretária de Educação por estar dedicada em investir na juventude capinzalense, nos novos talentos, possibilitando levar essa prática ao público, pois é importante a colaboração dos diretores de escolas e dos professores investirem nesta questão cultural”, assim Luiz Alcides definiu os eventos idealizados, organizados e realizados pelo Departamento de Cultura.
Como diretor de Cultura acredita muito na força do capinzalense, na qualidade do trabalho que desenvolve, seja em artes plásticas, teatro, música, canção, dança, enfim, na história que ele carrega. “Capinzal tem muita história, como dizem uns e outros, pelo contrário, nosso Município tem história sim, tem coisas lindas a serem mostradas, basta a oportunidade certa, o momento adequado e investimento da máquina pública em querer mostrar o que está sendo feito e como está sendo feito. Acredito que com o prefeito Andevir Isganzella que tem muito amor pela arte e cultura, nesta administração teremos a oportunidade em trazer à tona muita coisa bacana”, acredita nesta realidade Luiz Alcides.
Para o diretor de Cultura, em primeiro lugar se deve gostar daquilo que se faz, não caracterizando trabalho, e sim, prazer, então tudo flui com mais naturalidade. “Então agradeço a Deus pela oportunidade que tenho de estar desenvolvendo um trabalho a frente da cultura, junto com a Seila na Educação, junto com Andevir na Administração, pois acredito que as coisas vão acontecer tudo no seu tempo, sendo preciso dedicação e investimento correto para se obter uma base sólida dando condições de desenvolver excelente trabalho em prol da coletividade capinzalense”, desta maneira justificou a prestação de serviços e colaboração para tanto.
Legenda da foto: Uma visita que ficará registrada nos anais da História de Capinzal, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013, no Artesanato Sartori. Antoninho entre os visitantes: Tânia e Luiz Alcides, diante da réplica da Maria Fumaça e da Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza.
Deixe seu comentário