Administração Municipal de Capinzal apóia o Movimento Outubro Rosa

Movimento Outubro Rosa
A Administração Municipal está apoiando o Movimento Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal. As repartições públicas estão decoradas desde o início do mês com símbolos que identificam a Campanha.
Além do aspecto visual, profissionais da Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social estão promovendo a distribuição de material com orientações em todas as unidades de saúde da cidade e do interior.
Outra contribuição importante do poder público foi a aquisição das lâmpadas e dos reatores que iluminam de rosa a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, um dos principais cartões postais da cidade. Foram investidos mais de R$ 1.900,00 na aquisição do material e na mão-de-obra. As lâmpadas serão guardadas e poderão ser utilizadas nas próximas edições.
A Administração também foi responsável pela locação da tenda utilizada pelas voluntárias da Rede, no primeiro final de semana deste mês, para a divulgação do Movimento junto ao Calçadão. Mais 500 reais foram investidos para garantir a comodidade das participantes.
A parceria entre a Administração Municipal e a Rede Feminina de Combate ao Câncer remonta ao início das atividades da Entidade. Inicialmente houve o custeio do aluguel da sede e a disponibilidade de profissionais para o atendimento. Atualmente, a Secretaria da Saúde contribui com a dispensa de uma profissional formada em auxiliar de enfermagem e com o aparato necessário para a coleta do material do exame preventivo do câncer.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos. Vários estados desenvolviam ações isoladas de prevenção ao câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente naquela cidade.
Em 1997, entidades americanas e outras espalhadas por todo o planeta, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
Deixe seu comentário