Dia do Irmão (05/09): Como dois irmãos criaram a líder brasileira dos fornos |
AGRICULTORES DE PIRATUBA
AGRICULTORES DE PIRATUBA SÓ PAGAM METADE DO PREÇO NA AQUISIÇÃO DE SEMENTES PARA PASTAGEM DE INVERNO
CERCA DE 140 TONELADAS JÁ FORAM DISTRIBUÍDAS
Piratuba conta com mais de 700 famílias no meio rural e 80% delas têm como principal atividade a bovinocultura de leite. Com um programa de incentivo da Secretaria de Agricultura, os produtores são auxiliados e pagam somente 50% na aquisição de sementes de aveia e azevém, as pastagens de inverno para o gado.
Nos últimos anos a produção leiteira cresceu consideravelmente em Piratuba. Hoje são cerca de 500 mil litros por mês. “Nosso objetivo é incentivar a produção, diminuindo custos e consequentemente aumentar o lucro nas propriedades”, comenta o secretário de Agricultura, Ivo Weber.
Neste ano a Secretaria já entregou 137 mil quilos no total. Foram 112 toneladas de sementes de aveia e 25 toneladas de azevém. O montante equivale a 2.400 hectares plantados. O agricultor Ivo Port, de 58 anos, já pegou as sementes que vai utilizar. “Para nós esse subsídio é muito importante, pagamos só a metade do preço e plantamos bem mais. Assim tenho bastante pastagem pro gado no inverno e isso dá resultado na produção”, destaca Port. Além dele, mais 500 famílias já receberam as sementes. O investimento da Secretaria passa de R$ 50 mil.
O agricultor Ivo também aumentou a produção de leite em virtude do auxílio na compra de sementes para o pasto.
Cristiano Mortari - Jornalista
Deixe seu comentário