logo RCN

Atividade alusiva ao Dia da Árvore

Escola Belisário Pena e professor aposentado tem a iniciativa de plantar mudas frutíferas e ornamentais

Escola Belisário Pena e professor aposentado tem a iniciativa de plantar mudas frutíferas e ornamentais

 

A Escola de Educação Básica Belisário Pena, a qual vem passando pelo um estágio de municipalização, desenvolveu uma atividade ao Dia da Árvore, na sexta-feira, 21 de setembro, num ato realizado no início da aula. A atividade contou com a formação de filas, execução do Hino Nacional do Brasil, declamação de poemas e versos, canção em homenagem a árvore, plantio de muda de árvore, também foram entregues mudas de árvores para os professores plantarem em suas respectivas residências.

A iniciativa partiu do professor de horticultura, porém, aposentado na menciona escola, Eugênio Savaris, que conseguiu no Viveiro Schiocht, município de Piratuba (SC), situado na localidade de Linha Gramado, de propriedade de Luiz Carlos Schiocht e de Valério Schiocht, algumas mudas de árvores ornamentais e as frutíferas vieram do município de Zortéa para serem plantadas em Capinzal. Telefone de contato do Viveiro de Mudas Schiochet: (49) 3553-0472 ou 9971-5666.

O projeto Dia da Árvore foi criado em sala de aula, na 4ª série da educação municipal, pela professora orientadora pedagógica Viviane Sitniewski, pois a mesma e a direção da Escola foram procuradas pelo professor aposentado Savaris no sentido de realizar uma atividade em homenagem à mencionada data, tendo como tema “Reciclar é o caminho”. Savaris aprendeu um canto sobre a árvore, então repassou a professora que despertou interesse dos alunos e foi cantada no Dia da Árvore. O Senhor Savaris foi auxiliado no plantio da muda de árvore por Altevir dos Santos.

Segundo Savaris a árvore é útil para tudo e para todos, também informou que a música que ensinou aprendeu há uns 50 anos quando fazia o ginásio na cidade de Curitiba (PR). Lá se foram 38 anos consecutivos que Savaris presta ou ajuda a realizar atividades em homenagem e reconhecimento ao Dia da Árvore.

Quem prestigiou o ato foi o capinzalense Antoninho Sartori (historiador e Cidadão Honorário de Capinzal) e seu amigo ex-empresário Aldocir Roque Perini, os quais reconheceram e valorizaram a atividade em proveito do meio ambiente e da vida social, pois ambos são amigos da Escola.

 

Curiosidade descrita Wikipédia – a enciclopédia livre: No hemisfério sul, onde também se localiza o Brasil, o dia 23 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, o Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. De acordo com o Decreto Federal nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.

Conforme previsto no Art 3º, a Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, é comemorada durante a última semana do mês de Março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia. Na semana com início no dia 21 de setembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal"

Em algumas regiões do Brasil por força do costume, muitas pessoas não observam que não existe mais a comemoração do Dia da Árvore. O correto é observar qual a semana adequada para a comemoração da Festa Anual das Árvores, de acordo com a localização do estado, última semana do mês de março ou semana com início no dia 21 de setembro.

 

Eugenio Savaris falando sobre a importância em comemorar o Dia da Árvore e de cuidar do verde para o bem do meio ambiente, pois a natureza agradece.

 

Da esquerda para a direita Perini, Sartori, Savaris, Santos, Viviene e os alunos da 4º série do período matutino.

 

 

 

 

Doação de casinha para as crianças brincarem Anterior

Doação de casinha para as crianças brincarem

Aniversário Próximo

Aniversário

Deixe seu comentário