logo RCN

BASE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NO MUNDO I V

  • Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Impren - Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

Artigo

As figuras mais representativas desse período foram Abelardo e santo Tomás de Aquino.

Este, na Summa theologica, sistematizou toda a doutrina da igreja. O interesse humano voltou-se, sobretudo, para os problemas espirituais, e a autoridade eclesiástica em matéria de crença tornou-se inquestionável.

 O conteúdo da educação escolástica esteve em harmonia com os interesses intelectuais da época.

Sua maior contribuição foi promover a fundação de universidades na Europa. A introdução de estudos derivados do grego propiciou uma crescente liberdade de ensino.

O esquema de instrução era estruturado de modo que os estudos especiais baseavam-se em ampla cultura geral.

Das quatro faculdades que compunham a universidade, a de artes funcionava como preliminar às de teologia, direito e medicina.

 Os métodos de instrução fundamentavam-se na leitura ou comentário de textos e na emulação, pela qual os estudantes se adestravam no uso dos conhecimentos absorvidos.

 Essa evolução da educação superior foi acompanhada pelo aumento do número de escolas elementares.

Ademais do ensino espiritual, o sistema social de época mantinha um tipo de educação própria da classe feudal, que consistia na preparação de pajens e senhores na arte da cavalaria.

Tal educação não se opunha à religião, pois a cavalaria era santificada pelos clérigos. Seu objetivo era tornar os jovens da classe nobre dignos da admiração dos servos, justos, sábios e prudentes no trato das coisas do estado.

Desde o século XI as cidades do norte da Itália apresentavam maior progresso material e cultural que o resto da Europa. O espírito clássico, na verdade, nunca morrera.

A Divina Comédia, de Dante, demonstrou que o poeta escolástico era também um estudioso dos clássicos latinos. O grande impulso para o retorno aos clássicos foi dado por Petrarca e Boccaccio.

O movimento, iniciado na Universidade de Florença, logo se espalhou a outros países; mas as ricas comunas italianas permaneceram como centros de irradiação da cultura.

O serviço mais valioso prestado pelos humanistas peninsulares foi abrir caminho para a instauração de uma atmosfera intelectual mais livre.

Todavia, o espírito do movimento reside na oposição à autoridade e na afirmação da liberdade individual, que se manifestou de várias formas.

Na Itália, refletiu-se nas artes e na literatura, em que o paganismo substituiu o cunho moral e religioso.

 Na Alemanha, surgiu em forma de reação contra o sistema doutrinário da igreja, e único meio de abolir os abusos eclesiásticos. Nesse sentido, a Reforma protestante de Lutero foi a manifestação do movimento renascentista alemão

Copercampos inicia seleções de pessoal para Supermercado de Capinzal Anterior

Copercampos inicia seleções de pessoal para Supermercado de Capinzal

Noiva Linda reforma Seção Masculina Próximo

Noiva Linda reforma Seção Masculina

Deixe seu comentário