Câmara de Dirigentes Lojistas

Lançada Promoção Fest Compras CDL de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis
O professor da cidade de Chapecó, Emanoel José Lourenço, também instrutor da Federação Catarinense de Diretores Lojistas (FCDL), ministrou uma palestra com o tema “Conjugando a venda: eu compro, tu vendes e ele fideliza”. O palestrante informou a forma de abordagem, de negociação, fechamento da venda e a fidelização do cliente, usando de uma forma dinâmica e do humor também para ser bem sucedido, o que faz refletir nas atitudes do dia a dia, no sentido de vender mais e vender sempre.
Existem duas situações, a primeira é que muitas pessoas vão trabalhar no comércio com o pensamento de ser um vendedor, atendente ou balconista até não achar algo melhor, as quais com certeza não vão dar certo, sendo que a empresa não selecionou direito a pessoa para a função, pois não tem vocação para tanto. A segunda situação, muitas empresas não capacitam seus recursos humanos, então estes vão errar no atendimento ao cliente, caso tivessem uma capacitação o seu desenvolvimento seria de maior ganho financeiro e também de clientes com as vendas. O empresário tem de investir na capacitação de seu quadro funcional, e ele próprio deve participar de palestras, seminários, ainda observar a concorrência e outros ramos que trabalham com a questão de comercialização de produtos e serviços, para que possa incorporar nas atividades do dia a dia do empreendimento. Devemos lembrar que o cliente vem mudando, pois está na Internet, quer um comércio mais ousado e precisa de maior preocupação e atenção por parte do comerciante.
Para o palestrante muitos vendedores tem uma síndrome, a da bunda pesada, do tipo esperar atrás do balcão até o cliente chegar. É preciso ter uma lista de clientes potenciais e não potenciais, então deve dar um passo além, jamais esperar que venha a cair no colo. Muitas vezes, quando o vendedor tem um bom relacionamento na comunidade, ele acaba trazendo as pessoas para dentro da loja, mas a loja deve ter uma vitrina atraente, estampar preços e condições de pagamento. O vendedor deve investir em comunicação, olhar olho no olho do cliente, passar confiança e empatia, principalmente, não mentir e nem enrolar. Só é cliente quando ele volta ao local de compra, também se ele entrou e comprou apenas o que pretendia, a empresa e o vendedor sofreram uma compra e não venderam, pois neste caso qualquer um venderia. É importante conhecer o cliente, ter um bom cadastro (não só para o uso do SPC e Serasa), mas saber qual o tipo de roupa que gosta de consumir, dias que faz compras, também de seus familiares, caso alguém estiver de aniversário, ligar para os mesmos dando os parabéns e sugerir certas compras, de certa forma induzindo outros a abrirem cadastro. Quando está de aniversário dar um desconto especial, chamar o cliente pelo nome e não perdê-lo de vista, pois naturalmente ele vai espiar a concorrência, mas se tiver um bom relacionamento com ele, não vai te largar.
O cliente só vai valorizar o comércio local quando o comércio lhe valoriza, então deve ter uma ação de marketing, um planejamento da empresa, ter um orçamento, trabalhar na questão de publicidade – propaganda e comunicação, capacitar os recursos humanos, inclusive, deve estar atento às mudanças, até porque o consumidor exige mais quando a cidade cresce. Caso contrário, vai buscar fora o que não encontra no comércio local. Se o cliente só vê valor do produto e não o valor agregado, então ele não compra. Então você deve mostrar o valor, que é o atendimento, sendo a questão da estrutura da empresa, o cafezinho oferecido, o chamar pelo nome, possibilidade de crédito, confiança nele depositada, isto e muito mais vai além do preço. Se você só focar no preço e o concorrente oferecer um real a menos, ele vai à concorrência, então acaba perdendo pelo valor de compra. Então é bom focar no valor agregado que é qualidade e certeza que conquistará a clientela.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis, Ademir Miola, reuniu o comércio local para lançar a Promoção Fest Compras 2012, ocorrido na terça-feira, 16 de outubro, para tanto, no dia seguinte entregaram os cupons para os sorteios que acontecem em dezembro, na cidade de Capinzal. Serão sorteados quatro motocicletas, 72 vales compras de R$ 250,00 cada, os quais serão distribuídos em quatro núcleos, sendo: o8 vales compras para Lacerdópolis, 16 para o Ouro, 16 cidade alta (Capinzal) e 32 cidade baixa (Capinzal). Segundo Miola, são 210 associados participando da Promoção Fest Compras, pois o mesmo espera retorno a todos os empresários e também aos clientes.
A premiação Fest Compras foi adquirida por todos os associados, porém, cada associado faz a sua promoção, bem como dar o desconto que quiser. Ainda não definiram se o sorteio será no dia 22 ou 23 de dezembro, sábado ou domingo, sendo o período de encerramento também das festividades natalinas.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal, com a abrangência ainda nos municípios de Ouro e Zortéa, também desenvolveu uma atividade “Outubro Rosa”, ainda, segundo Miola, lançaram um Cartão da Personal Card que passa à disposição dos associados que pretendem usar ou não do benefício, também palestra de capacitação.
A Diretoria da CDL no mês de fevereiro iniciou o trabalho, pois Miola assumiu a presidência em janeiro de 2012, desde então planejaram o Fest Compras, realizaram o Baile dos Lojistas. Segundo Miola o apoio recebido dos associados é importante, ainda os comerciantes com mais tempo de atividade vem elogiando os serviços prestados pela CDL, até porque a Diretoria é atuante, mesmo tendo seus afazeres particulares, pois o trabalho feito para entidade de maneira voluntária, sem nada receber gratificação financeira. Miola avalia de bom para cima o desempenho da CDL em prol do comércio local, mas ainda pretendem melhorar ainda mais, para tanto, estão com projetos para serem colocados em prática na virada do ano, porém, sempre focando o cliente, o qual é a razão maior da existência da atividade comercial.
Conforme Miola, a CDL entrou com os prêmios na Promoção Fest Compras, já o poder público viabiliza a iluminação natalina, shows, pois tudo leva crer que a parceria novamente vai ser mantida, porém, para o próximo ano pretendem inovar nas vendas e compensações nas festividades em favor dos empresários e dos clientes.
Evento realizado no Centro Social São Francisco de Assis, da Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal, contando com a presença de autoridades políticas: Leonir Boaretto (prefeito de Capinzal), Neri Luiz Miquelotto (prefeito do município de Ouro) e o futuro prefeito de Capinzal: Andevir Isganzella.
Deixe seu comentário