logo RCN

Casa da Memória de Piratuba completa cinco anos

Mais de oito mil pessoas já visitaram o local

 O imóvel tem muita história pra contar. Isso, nos dois sentidos da frase. Primeiro por ser uma casa antiga, construída há mais de 70 anos e que guarda a história piratubense. E segundo, porquê no último mês, o empreendimento fez aniversário de cinco anos de atendimento ao público.

 

A casa foi erguida nos anos 40 e pertenceu à família Ko Freitag, uma das primeiras em Piratuba, e que ajudou na colonização local, de acordo com os registros históricos.  Depois de muito tempo fechada, em 2008, o Consórcio Machadinho adquiriu, reformou e adequou o imóvel para depois repassar ao município. A Prefeitura fez então, um trabalho de captação histórica, reunindo materiais e informações para a implantação da Casa da Memória. Em março de 2010 o “novo” empreendimento foi inaugurado.

 

No local, que hoje é mais um atrativo turístico de Piratuba, os visitantes encontram inúmeros objetos da família que foi dona da casa. São 14 cômodos, com móveis, utensílios e detalhes que remetem à época em que Piratuba ainda era a Vila do Rio do Peixe. A Casa também abriga painéis fotográficos que contam a história de Piratuba e sua evolução até os dias de hoje. E muitas das coisas presentes no local foram doados nestes cinco anos, por piratubenses “Quem entra aqui faz uma viagem no tempo e tem a oportunidade de conhecer momentos que ficaram marcados na nossa cidade. Nossa Casa presta um serviço muito importante, que realmente guarda a memória de Piratuba. Quem visita elogia”, comenta a historiadora responsável, Karen Cristina Kirst.

 

Piratubenses de todas as idades, turistas e alunos da região já visitaram a Casa. O livro de registros mostra que nestes cinco anos, mais de 8.700 pessoas passaram pelo local. “O pessoal nos visita para conhecer a história de Piratuba e também comparecem nas inúmeras exposições que fazemos. Já apresentamos aqui a história da Guerra do Contestado, mostramos coleções de brinquedos e rádios antigos, quadros do pintor José Peri, artefatos indígenas, entre outras”, conta Karen.

 

A Casa está localizada no Centro Histórico do município e atende de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde. A visitação é livre e não é preciso agendar horário. Grupos ou escolas que desejam fazer visitam com um número maior de pessoas, devem entrar em contato através do telefone – 3553 6283. Também é possível acompanhar as atividades através da página do Facebook, Casa da Memória de Piratuba, ou no Blog, memóriaptba.blogspot.com.br.

 

Texto - Fotos 

Cristiano Mortari

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Piratuba

O TEMPO ? um jornal de fato em visita na Câmara de Vereadores de Concórdia Anterior

O TEMPO ? um jornal de fato em visita na Câmara de Vereadores de Concórdia

Capinzal realiza três importantes oficinas setoriais do Plano Diretor Próximo

Capinzal realiza três importantes oficinas setoriais do Plano Diretor

Deixe seu comentário