Capinzal investe em Formação Continuada para equipes gestoras da Educação Infantil |
Comemorações alusivas aos 29 anos da Escola Municipal Viver e Conhecer

1º de março a Escola Municipal Viver e Conhecer comemorou seu aniversário de 29 anos.
No dia 1º de março a Escola Municipal Viver e Conhecer comemorou seu aniversário de 29 anos. São 29 anos de trabalho sério e competente com a educação das crianças e jovens capinzalenses.
Para marcar a data, a Escola organizou nesta segunda-feira, dia 02, no período de aula, uma celebração que contou com bolo, fogos de artifício e lanche especial. Alunos, professores, direção e demais colaboradores cantaram o "Parabéns a você" em homenagem ao dia especial.
A próxima atividade da programação de aniversário será o tradicional PASSEIO CICLÍSTICO, que acontecerá no dia 14 de março.
UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA
A história da Escola Viver e Conhecer iniciou no ano de 1996, quando alguns pais solicitaram ao então prefeito de Capinzal, Celso Farina, a criação de um pré-escolar municipal, devido à estadualização do Colégio Mater Dolorum. Em 21 de fevereiro, as aulas iniciaram com três turmas – duas de pré e uma de alfabetização, em salas de aula alugadas pelo Mater.
Em 1987, a escola ampliou a oferta de ensino, oferecendo também turmas de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental. Assim, criou-se um Grupo Escolar que, em 1988, por sugestão do aluno Tibério Zortéa, recebeu o nome de GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL VIVER E CONHECER. A primeira diretora foi a Irmã Ignês Gambim.
No ano de 1989, a escola transferiu-se para as dependências do Centro Educacional Prefeito Celso Farina e no ano seguinte foi criado o seu primeiro uniforme.
O projeto de um prédio próprio teve início em 1991, com a aquisição do terreno pelo então prefeito Irineu José Maestri. Em 1992 iniciou-se a construção do atual edifício e seu término e inauguraçao deu-se em 1996, na gestão do prefeito Hilton Pedro Paggi. Com espaço adequado, novas atividades pedagógicas puderam ser criadas, algumas que perduram até hoje, como o Apoio Pedagógico, o Grupo de Danças e o Laboratório de Ciências; ainda, no ano seguinte, a oferta de turmas estendeu-se para até a 8ª série.
Em 1º de março de 1998 a escola teve seu nome alterado para ESCOLA MUNICIPAL VIVER E CONHECER e esta data foi considerada oficialmente a data de aniversário da escola.
Atualmente, a escola conta com um grande número de alunos, e oferece uma grande quantidade de atividades pedagógicas, projetos e eventos que complementam o currículo comum e vem ao encontro das expectativas de quem deseja uma educação de qualidade: Grêmio estudantil, Escolinhas de futsal e handebol, Grupo teatral Camaleão, Grupo de dança, Bosque Viver e Conhecer, Sala AEE (atendimento educacional especializado), Grupo ambiental Com-Vida, Projeto Verde é Vida, Gincana Viver Bem, Gincana RecicLAR, Parada obrigatória, Leitor nota 10, Aluno média 8,0, Ética e cidadania, Festa Junina, Feira científica interdisciplinar, Feira literária, Criança em festa, Festival da canção, Passeio ciclístico, família na escola, visitas educativas, Escola de pais, Semana do trânsito, Dia do brinquedo, atividades esportivas, entre outros.
Por tudo isso, a escola Municipal Viver e Conhecer é hoje referência em educação de qualidade no município de Capinzal. Prova disso são as notas obtidas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica):
Deixe seu comentário