CREAS realiza campanha de conscientização contra violência

Atividade será realizada nos bairros e na Praça durante esta semana em Campos Novos
No Carnaval, as ocorrências de todos os tipos de violência aumentam consideravelmente, motivadas principalmente pelo consumo abusivo de álcool. Pensando nisso o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realiza de 06 a 08 de fevereiro, o 1° Pit Stop com o lema: “Nesse carnaval não use máscaras, seja nosso parceiro no combate à violência”.
“A ação tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população camponovense acerca das violências que ocorrem na nossa sociedade, sendo que o período de carnaval, é um fator agravante, pois o público-alvo do Creas, ou seja, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência se tornam mais vulneráveis nesse período”, destaca Fernanda Lima Deporte, Assistente Social e Coordenadora do Creas.
A ação será desenvolvida nos bairros, onde serão distribuídos panfletos e adesivos educativos. A equipe também prestará orientação e esclarecimentos à população sobre o tema e no dia 08, a ação acontece na Praça Lauro Müller.
São atendidos no Creas, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e as impedem de usufruir de autonomia e bem-estar. Em Campos Novos, o Creas atende uma média mensal de 25 casos de violência intra-familiar vitimando crianças e adolescentes de 0 a 12 anos.
Entre as principais ocorrências estão o abuso sexual, negligência, violência física e psicológica e abandono, como informou a Assistente Social. Em média, 190 famílias são acompanhadas pelos programas do Creas.
“O trabalho do Creas não funciona sem o envolvimento efetivo da sociedade e de seus segmentos. Dessa forma, para que haja uma intervenção efetiva, o Creas deve manter estreita relação com entidades de atendimento de âmbito governamental e não-governamental e contar com a colaboração da população do município denunciando casos ou suspeita de violência”, destaca Fernanda.
Denúncias de casos de violência podem ser realizadas no telefone do órgão: (49) 3541-2913 e em casos de abuso e exploração sexual, através do Disque 100, que funciona 24 horas por dia.
A Assistente Social ainda alerta para o aumento no índice de gravidez indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis após o Carnaval. “O número de meninas grávidas aumenta consideravelmente depois do carnaval, ainda mais entre as adolescentes”. A coordenadora destaca a importância de usar o preservativo. “O uso da camisinha não evita só a gravidez, evita também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis”.
Solange Nohatto
Deixe seu comentário