SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
Criação do Plano Diretor

A iniciativa visa atrair novos empreendedores interessados a se instalar no município de Ouro
Na sexta-feira, 18 de janeiro o prefeito do município de Ouro (SC), Vitor João Faccin (PT) marcou presença na cidade de São José (SC), onde participou da Assembleia dos Prefeitos, objetivando a posse do presidente da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi (PT). Na Assembleia foram aprovadas as contas do mandato anterior e aprovaram a nova chapa encabeçada por Celso Zuchi. Também foram traçadas algumas linhas mestras em relação a importância que tem a Fecam perante aos municípios, principalmente nas obras que serão planejadas e projetadas no corrente ano. Vitor informou que está para ser construída a sede de trabalho da Fecam, também articularam o grande encontro a ser realizado em Brasília (DF), no período de 28 a 30 de janeiro, numa audiência com a presidente Dilma Vana Rousseff, ainda estabeleceram uma pauta para que tal marcha ocorra também com o Governo do Estado, visando traçar alguns projetos de interesse dos municípios.
Segundo Vitor, na condição que os municípios estão sujeitos dentro de Santa Catarina, é preciso acompanhar o investimento de todos os recursos que são distribuídos dentro dos municípios para que seja de maneira igualitária. Também é preciso repensar sobre as obras e benfeitorias das estradas, acessos, programas habitacionais e agrícolas, mas o primordial foi fortalecer a base dos prefeitos na reivindicação de ações e serviços. A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti Garcia prestigiou a posse da nova diretoria da Fecam e depois se reuniu com os prefeitos articulando o encontro em Brasília, também serviu para discutir os projetos e programas destinados para o estado de Santa Catarina, sendo que a mesma com sua assessoria orientou quanto a captação de recursos, ainda os procedimentos da cobrança da viabilização dos projetos existentes. Outro momento é a elaboração de projetos em busca de benefícios do Governo Federal, objetivando recursos para os programas de saneamento básico, agricultura familiar, pavimentação de ruas, educação e saúde, efetivando ações e serviços.
Vitor vem se inteirando de todos os projetos e convênios, inclusive do aperfeiçoamento técnico necessário numa ação conjunta com a Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense – AMMOC. Informou Vitor que a ex Administração Municipal assinou um convênio com o Governo do Estado, podendo no mês de fevereiro ser disponibilizado alguns recursos. Da mesma forma no Governo Federal tem projetos sendo viabilizados, porém, é preciso planejar cada ação em benefício da população, isto, conforme as necessidades da mesma.
O Orçamento que estão trabalhando foi planejado em 2012, sem muitas dificuldades até porque fizeram a transição de Governo e acompanharam a ex Administração Municipal e a desenvoltura de alguns projetos e recursos podem estar orçados, mas é preciso saber se o dinheiro existe para tanto. Acha importante o administrador através de sua criatividade e conhecimento buscar captação de recursos para dar condições de desenvolvimento das atividades dentro do Orçamento já estipulado de cada exercício.
Conforme Vitor estão em processo de elaboração do Plano Diretor para o Município que vai envolver as áreas urbana e rural, no sentido de dar condições e viabilizar que os empreendedores interessados a se instalar em território ourense obtenha segurança no negócio pretendido. O Plano Diretor estipula a onde será criado e implantado o programa habitacional, área industrial e turística, sendo tudo elaborado a partir do mês de fevereiro.
O atual Governo de Ouro já estabeleceu as suas principais prioridades, sendo a questão da saúde, para tanto, foi encaminhado e formalizado na esfera federal por meio do deputado Pedro Uczai, sendo um posto de saúde para o Parque Jardim e Ouro, visando dar um atendimento mais qualificado, o que foi estabelecido como meta para poder desafogar o atendimento no posto de saúde central. A grande vontade é construir uma escola, devendo estabelecer o local, pois a Escola Vilarino Dutra está comprometida, sendo inadequada para receber as crianças, então pretendem refazer esse projeto. Também têm projetos de ruas e outras ações e serviços que pretendem desenvolver, mas para tanto, na próxima semana Vitor estará em Brasília buscando uma viabilização para os pedidos.
Para Vitor, a criação do Plano Diretor vai nortear o desenvolvido do Município, o que é a garantia do atendimento dos projetos elaborados na busca de recursos, principalmente de saneamento básico da área urbana. Já o saneamento básico do Distrito de Santa Lúcia foi aprovado e será executado no corrente ano, porém, é preciso só definir o local do esgotamento sanitário, já que Ouro tem um índice muito baixo em relação a outros centros. Com a criação do Plano Diretor facilita a captação de recursos e ajuda no progresso do Município.
“Os caminhos que se utiliza no envolvimento e na execução dos projetos é ouvir e respeitar a decisão das pessoas, pois a audiência pública é onde está o interesse coletivo, sendo intenção no próximo ano criar o Orçamento Participativo para dar condição de cada loteamento, bairro, centro e localidadespossam discutir seus interesses. Sabemos que as estradas do interior de Ouro é uma situação atípica a outros municípios, pois merecem atenção especial, da mesma forma não tem um norte para a onde a cidade vai se desenvolver na área urbana, por isto da importância das audiências públicas e da criação do Plano Diretor”, assim se expressou Vitor.
Prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella, ministra Ideli e o prefeito do município de Ouro, Vitor João Faccin.
Deixe seu comentário