SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
Editorial
Obrigatoriedade diploma de Jornalista
A senadora Vanessa Grazziotin saúda o Dia do Jornalista, sendo que o Senado aprova diploma obrigatório para jornalistas, conforme PEC 33 de 2009. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), saudou o dia do jornalista, comemorado na terça-feira (07 de Abril), manifestando apoio à luta da categoria pela aprovação da proposta que exige diploma de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão.
Já aprovada pelo Senado em 2012, a Proposta de Emenda Constitucional novamente foi votada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados na terça-feira, 07 de Abril.
A necessidade do diploma de jornalista foi abolida pelo Supremo Tribunal Federal em 2009 sob a alegação de que essa exigência feria o princípio constitucional da liberdade da expressão. Vanessa Grazziotin discorda dessa posição e alega que a formação de nível superior é necessária para o bom exercício da profissão e que exigência do diploma não restringe a liberdade de expressão.
— Pelo contrário, o jornalismo é a apuração e difusão dos fatos e ideias do interesse público, para que o público possa constituir seu juízo e agir em sociedade, exercendo seu pleno direito à cidadania. Ou seja, a exigência de diploma não tolhe a opinião de quem quer que seja porque os meios de comunicações continuam abertos para expressar a opinião de quem quer que seja.
Segundo Vanessa Grazziotin, 7 de abril foi escolhido como dia do jornalista numa homenagem a Líbero Badaró, médico e jornalista assassinado em 1830 por ter denunciado casos de abuso de poder durante o Império. Seu assassinato e outros fatos forçaram dom Pedro I a abdicar do trono em 7 de janeiro de 1831. Fonte: Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado).
Este Semanário tem seu jornalista profissional com curso superior para atuar na imprensa impressa, televisiva, radio fusão e outros.
Deixe seu comentário