Entrevista com Antonio Concatto

-
- Antonio Concatto
Concatto no exercício da cidadania realiza ações para poder atender a coletividade capinzalense e Ourense
O TEMPO - um jornal de fato entrevistou Antonio Concatto, devido seus atos e ações de cidadania em prol de nossa gente e de nossa terra, ou seja, cidades coirmãs, Capinzal e Ouro, somente separadas pelas águas do Rio do Peixe.
De 2004 a 2008 foi vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança, porém, de 2008 a 2012 como presidente do CONSEG de Capinzal (também conhecida como política comunitária). O Conseg visa principalmente aproximar a população aos órgãos Públicos e levar problemas diversos para que sejam juntos a esses órgãos competentes serem sanados.
Dentro da assistência Social o Bom Samaritano de Capinzal e Ouro Concatto é vice-presidente, sendo que praticamente todos os messes deste fizeram a arrecadação de alimentos não perecíveis e repassados a Famílias onde se justifica, principalmente em caso onde tem enfermidades. Um outro evento realizado por essa entidade foi a realização de entrega gratuita de cachorro quente, sorvete e pipoca a todas as crianças e muitos adultos que compareceram no último dia 12 de Outubro, Dia das Crianças, isto na Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, em Capinzal e que vale lembrar e agradecer ao poder Executivo pela liberação do referido espaço que por sinal é nobre.
"Com respeito a metas, não tenho muitos detalhes até porque no ano que se inicia, ou seja, em Janeiro tem eleição e pode ser mudada toda a diretoria ou parte da mesma e só neste tempo que é desenvolvido novas estratégias. A presidente da atual gestão é Clarice Biazotto. E como integrante da Defesa Civil de Ouro em conjunto com demais Membros por vários dias verificamos os locais onde houve desmoronamento que para exemplificar, descrevo referente a pedra da Santa, na Linha Sul e posterior solicitamos ao poder Executivo (Ouro) para que assim que puder confeccionasse placas de sinalização alertando aos que trafegam por esse percurso e do possível risco de deslizamento de parte dessa encosta e que por sinal pode ser iminente", assim respondeu Concatto a nossa Reportagem.
Prossegue Concatto: Quanto ao NEPRE, o mesmo tem o seguinte significado: Núcleo de Educação, Prevenção e atenção e atendimento as violências na Escola. Bem, praticamente já está detalhado acima o significado da sigla, por outro lado o objetivo fundamental é minimizar ao máximo a violência de todo o gênero dentro e entorno do Educandário e que por sinal a minha pessoa em várias reuniões com a direção do Colégio, tenho sido e de certa forma enfático sugerindo a implantação do PROERD Família, ou seja, "trabalhar com os Pais". Estou ciente que é inserido nos educandário pelo menos aqui no Meio Oeste, o PROÉRD que é trabalhado com os adolescentes, mas eu vejo que se não for trabalhado com afinidade com os Pais, me parece que fica muito a desejar, isso é no que diz respeito a educação, infração num todo etc. E estamos constantemente com a direção tocando na tecla sob aquela quadra que segundo terceiros, está "condenada" (inclusive já reivindiquei a direção o laudo se está realmente condenado o mesmo ou não, para ver da possibilidade da revitalização do mesmo, até porque na ativa os alunos tem mais opções para a "queima de suas energia".
Segundo Concatto reivindicações foram adequadas, sendo que tem pendências, ou seja, inúmeros passeios públicos continuam interrompidos em alguns locais na sua totalidade e em outros pontos parciais, exemplifica a priori apenas duas ruas como referência, ou seja, a Rua Francisco Helt e a Rua Erni Edgar Fleck. Oficio enviado a Secretaria de Administração de Capinzal em 11 de Setembro de 2009 com Protocolo de Número 2.866. Segunda pendência: Nada de adequação na Rua Madalena Baratieri, isto é no Loteamento São Luiz que dá acesso entre a Igreja Evangélica Assembleia de Deus sentido a Auto Elite Ltda, sendo sugerido pelo Conseg da época para ser implantado mão única neste percurso, pois a mesma tem grande risco de ocorrer tragédia com os referidos veículos, podendo ser iminentes, segundo terceiros já houve vários acidentes, porém, até então não com gravidade, mas quem se atreve a garantir ou formalizar que nunca ocorrerá possíveis acidentes fatais nesta rua por ser mão dupla e em curva onde a mesma é estreita e em dias de culto fica totalmente congestionada pelo menos em uma das laterais. E vale salientar que nesta referida rua praticamente 50% dos passeios públicos estão interrompidos, em alguns pontos parciais e em outros na sua totalidade. "Francamente, é um verdadeiro relapso (Oficio enviado a COMUTRAN EM 27/08/2010 com Protocolo de Número 3232)", Concatto assim informa certo descaso ao longo do tempo.
Concatto comunica que certas situações foram sanadas, o que seriam possíveis riscos de acidentes e outros que foram adequados. Ele se refere da época em que presidia o CONSEG, apontando um muro de grande porte de entorno de 10 toneladas e com uma inclinação considerada de 30 cm para fora, ou seja, fora do prumo e havia sim risco de queda iminente e esta queda poderia ruir sobre pedestres e veículos que ora transitavam por esta Rua. O mesmo foi retirado e refeito, também reivindicaram através de oficio para que fosse corrigido a altura do parapeito que até então a altura era de no máximo de 30cm, hoje o mesmo está praticamente corrigido seguindo assim o que diz as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que diz que os parapeitos devem ter no mínimo um metro e 10cm de altura Dessa forma foi corrigindo a anomalia, o mesmo está localizado à Rua Presidente Nereu Ramos onde estava localizado o antigo Museu Histórico de Capinzal, hoje, um escritório de contabilidade. Oficio enviado à Secretaria de Administração na data de 09/04/2009, com protocolo de número 1.109.
"Gostaria neste momento de ressaltar, me refiro na atividade que a Assistência Social o Bom Samaritano realizou no dia das crianças, em 12 de Outubro, foram atendidas com alimentação em torno de 700 crianças, fora alguns adultos membros, familiares das mesmas. E por fim, me refiro de algo que foi adequado no que diz respeito a Defesa Civil de Ouro, um enorme muro de entorno de 4m de altura e seis de comprimento, onde havia o risco de queda iminente e fora do prumo entorno de 40cm e que havia risco de desabar sobre veículos e consequentemente sobre vidas até porque lá existia e ainda há um estacionamento de veículos automotores (Fotografei o local de risco, imprime com dados do local e endereço e scanner fiz a foto e enviei ao Sr. Silvio Escalssavara, onde o mesmo protocolou na data de 19/05/2015; vale salientar que o mesmo até então era coordenados da Defesa Civil de Ouro (presidente atual é o Sr. Rudinei Morais da Silveira ). Vale registrar que o risco, ou seja, o muro foi retirado, sanando assim mais um possível risco de morte. O mencionado muro localizava-se no centro de Ouro, mais precisamente à Rua Felipe Schmidt, onde dava acesso ao antigo Seminário dos Freis, hoje um outro educandário. As informações prestadas por Concatto, as quais servem de alerta, reflexão e muitas que visam ação preventiva, já que a curativa nem sempre tem um resultado bom. Estando ou não em entidades, Concatto levantou os assuntos outrora descritos. Conforme rege a Constituição Brasileira, artigo 144, ou seja, Carta Magna é que ele procurou fazer a parte que compete a quem quer que seja.
Deixe seu comentário