logo RCN

Estiagem causa prejuízos em Piratuba

Município decretou situação de emergência

O prefeito Adélio Spanholi reuniu membros da Defesa Civil e decretou situação de emergência no município nesta segunda-feira, dia 03, devido à estiagem. Um levantamento parcial dos prejuízos aponta redução na produção de leite, milho e soja.

A produção de leite, que é a principal atividade do meio rural em Piratuba, já registra 30% de queda na produção. A área plantada de milho é de cerca de dois mil hectares e também já amarga a redução de aproximadamente 40%. Já a produção de soja, com 200 hectares plantados, tem perda de 25% até o momento.

A última chuva considerável no município caiu no final do mês de outubro. “São perdas significativas, temos, por exemplo, 80% das famílias do interior inseridas na atividade leiteira. Nossas ações para amenizar o impacto da estiagem já iniciaram, a Secretaria de Obras está transportando água para mais de 20 propriedades do interior e já estamos encaminhando as informações para a Defesa Civil do Estado”, destaca o prefeito. Além do caminhão pipa da Prefeitura, os Bombeiros também estão fazendo o transporte de água para animais.

Consumo humano - Em Piratuba o meio rural conta com redes de distribuição de água, que garante o abastecimento para o consumo humano. É um projeto da Prefeitura que perfurou poços artesianos, instalou as caixas d água e os canos até a casa dos agricultores. No total são 20 redes disponíveis no interior, que amenizam a situação garantindo água potável.

 

 

Governador Colombo confirma novo convênio para Hospital São Francisco Anterior

Governador Colombo confirma novo convênio para Hospital São Francisco

Empresa Padi Serviy do Grupo Padilha Próximo

Empresa Padi Serviy do Grupo Padilha

Deixe seu comentário