SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
Estiagem causa prejuízos em Piratuba

Município decretou situação de emergência
O prefeito Adélio Spanholi reuniu membros da Defesa Civil e decretou situação de emergência no município nesta segunda-feira, dia 03, devido à estiagem. Um levantamento parcial dos prejuízos aponta redução na produção de leite, milho e soja.
A produção de leite, que é a principal atividade do meio rural em Piratuba, já registra 30% de queda na produção. A área plantada de milho é de cerca de dois mil hectares e também já amarga a redução de aproximadamente 40%. Já a produção de soja, com 200 hectares plantados, tem perda de 25% até o momento.
A última chuva considerável no município caiu no final do mês de outubro. “São perdas significativas, temos, por exemplo, 80% das famílias do interior inseridas na atividade leiteira. Nossas ações para amenizar o impacto da estiagem já iniciaram, a Secretaria de Obras está transportando água para mais de 20 propriedades do interior e já estamos encaminhando as informações para a Defesa Civil do Estado”, destaca o prefeito. Além do caminhão pipa da Prefeitura, os Bombeiros também estão fazendo o transporte de água para animais.
Consumo humano - Em Piratuba o meio rural conta com redes de distribuição de água, que garante o abastecimento para o consumo humano. É um projeto da Prefeitura que perfurou poços artesianos, instalou as caixas d água e os canos até a casa dos agricultores. No total são 20 redes disponíveis no interior, que amenizam a situação garantindo água potável.
Deixe seu comentário