FAST INDÚSTRIA NA VANGUARDA DO TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO

FAST Indústria e Comércio Ltda
Já está em operação, na cidade de Araraquara (SP), um dos sistemas mais modernos do Brasil, para o tratamento de lodo sanitário.
O sistema em questão, pioneiro na América Latina, foi desenvolvido pela empresa FAST Indústria e Comércio Ltda e está instalado no Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), da cidade do interior paulista.
Este projeto é resultado de anos de estudos e testes realizados em planta, e conta com três principais tecnologias: Flotação por ar dissolvido; Centrifugação e Secagem Térmica do lodo, a 300ºC, eliminando os microorganismos e gerando um material atóxico, sem odor, e de baixa umidade.
A ETE de Araraquara atende 200 mil habitantes, que recebe uma média de 45 mil m³/dia de efluente sanitário, essa demanda vinha ocasionando uma enorme geração de lodo que, com o tempo, iria supersaturar o sistema. Com a tecnologia implantada pela FAST, o problema é totalmente solucionado, pois, não só a água é devolvida com ótima qualidade, como o lodo é desidratado e secado, gerando um material inerte que, além de não agredir o meio ambiente, pode ser reaproveitado. A geração de lodo seco ultrapassa os 500Kg/h e são várias as aplicações possíveis para ele, como biocombustíveis ou fertilizantes.
A gerente de Sistemas de Tratamento do DAAE ressalta que, todo o sistema é totalmente automatizado e controlado por meio de um painel eletrônico, na estação, o que facilita muito o trabalho dos operadores.
No município de Capinzal, um sistema semelhante ao do DAAE está sendo implantado, porém, projetado para atender até 1.500 habitantes, que residem na área central do município. Nos próximos anos, a intenção é que toda a cidade possa ser atendida, o que dependerá da ampliação das redes que levam os resíduos até a estação.
Segundo o diretor Executivo da FAST, engenheiro Marius Juliano Farina, a ampliação desse projeto possibilitará, futuramente, um processo de secagem térmica dos resíduos gerados, para transformação em energia elétrica para o município, algo também inédito no Brasil. Mas, enquanto esse resíduo não for destinado para esse fim, será enviado para compostagem. Farina também ressalta que a FAST é pioneira no Brasil com essa tecnologia e que Capinzal terá a primeira estação compacta de Santa Catarina baseada nessa concepção. “A estação desenvolvida pela Fast permitirá que o município de Capinzal devolva para o seu rio uma água com qualidade muito superior ao que a coletou, além de dar um destino correto e sustentável para os sólidos gerados, concluiu Farina.”
A estação de tratamento de Capinzal será entregue para o município ainda em 2011, devendo entrar em operação já no próximo ano, com a conclusão das obras civis. Uma grande conquista para a população da nossa cidade e um pequeno, mas importante passo para a busca de um mundo mais sustentável.
Assessoria de Comunicação FAST Indústria e Comércio.
Sistema de secagem térmica do lodo.
Sistema de dragagem de lagoas.
Reaproveitamento - O produto final é um lodo com baixa umidade.
Painel elétrico com Touch Screen.
Estação móvel de tratamento de esgoto.
Decanter e Tridecanter para desidratação de lodo.
Compacto - A flotação ocupa espaço menor que o convencional.
Água resultante do sistema de flotação.
Deixe seu comentário