III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ENCERROU NESTA QUARTA-FEIRA

III Colóquio Internacional de Educação e o I Seminário de Pesquisa Sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental.
Entre os dias 28 e 30 de novembro, o Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Unoesc realizou o III Colóquio Internacional de Educação e o I Seminário de Pesquisa Sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. Durante os três dias, cerca de 400 estudantes e professores de instituições de ensino superior, professores e gestores da rede de educação básica acompanharam a programação que reuniu pesquisadores de destaque nacional e internacional na área da Educação.
A programação compreendeu quatro conferências, uma mesa redonda, um painel para exposição de projetos de pesquisa que integram o Programa Observatório da Educação (da Capes, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e do MEC), sessões comemorativas aos 10 anos do Mestrado em Educação e aos 35 anos do Curso de Pedagogia do Campus de Joaçaba, o lançamento de sete livros e uma reunião estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).
As conferências abordaram assuntos como regulação e qualidade na educação; pós-graduação em educação, formação e valorização de professores; política e escola. A abertura, na manhã de segunda-feira (28), teve a participação de Almerindo Janela Afonso, sociólogo Doutor em Educação. Ele é presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e professor associado da Universidade do Minho, de Portugal, onde leciona desde 1985, é diretor-adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Educação, coordenador do Mestrado em Educação para a Saúde e integrante do Centro de Investigação em Educação.
A segunda conferência, sobre pós-graduação em Educação, foi ministrada pela Dra. Dalila Andrade Oliveira, professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, além de uma das coordenadoras da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e autora de diversos livros.
A conferência sobre os âmbitos da política e da escola na qualidade da educação, na manhã de terça-feira (29), foi ministrada pelo Dr. Ocimar Munhoz Alavarse, pedagogo com Doutorado em Educação e professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Já o encerramento, na manhã de quarta-feira (30), teve como conferencista a Dra. Myriam Feldfeber, professora das faculdades de Filosofia e Letras e de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, integrante de um projeto de pesquisa sobre políticas educacionais nessa instituição, também coordenadora da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente e do Grupo de Trabalho sobre “Políticas educacionais e desigualdades na América Latina” do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais.
Os dois painéis sobre os projetos de pesquisa que integram o Programa Observatório da Educação ocorreram na manhã de terça-feira. Um deles foi apresentado pelo professor Dr. Elton Luiz Nardi, que integra o colegiado do Mestrado em Educação da Unoesc e coordena o projeto “Indicadores de qualidade do Ensino Fundamental na mesorregião Oeste de Santa Catarina”. O outro foi apresentado pela professora Dra. Flávia Obino Corrêa Werle, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, que apresentou o projeto “Indicadores de qualidade e gestão democrática”, o qual envolve pesquisadores de várias universidades do Rio Grande do Sul.
A mesa redonda sobre avaliação e qualidade na tarde de terça-feira teve a contribuição da Dra. Isabel Franchi Cappelletti – professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC de São Paulo – e do Dr. Klinger Luiz de Oliveira Sousa – professor da Universidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, e consultor educacional na área de avaliação institucional, currículo e gestão na educação superior. No final do dia, na terça-feira, ainda ocorreram as apresentações de 97 projetos de pesquisa aprovados pela Comissão Científica do evento. Os autores desses projetos, assim como os participantes do Colóquio e do Seminário, são de instituições das regiões oeste, meio-oeste, planalto e extremo sul catarinense, norte do Paraná, norte e noroeste gaúcho.
As comemorações pelos 10 anos do Mestrado em Educação e pelos 35 anos do Curso de Pedagogia da Unoesc ocorreram na segunda-feira à tarde e à noite, reunindo dirigentes da Universidade, corpo docente, coordenadores e ex-coordenadores, alunos e egressos desses dois cursos. Já o lançamento de livros ocorreu na noite de terça-feira, seguido de uma reunião da ANPAE, entidade criada em 1961 para defender o direito à educação de qualidade através da participação na construção, execução e avaliação de políticas e práticas de gestão democrática.
Ao término do evento, nesta quarta-feira, a avaliação por parte da comissão organizadora é muito positiva. “Do ponto de vista da quantidade do público, de nível de perguntas e de permanência dos participantes nesses dois dias e meio de eventos, entendemos que houve uma apreciação, a qual se deu fundamentalmente pelo nível de conferências, painéis, trabalhos apresentados e mesa redonda. Todos os conferencistas e os componentes da mesa redonda e dos painéis constituem um grande diferencial no processo de construção e empenho para a qualidade da educação no país”, diz a professora Dra. Mônica Piccione Gomes Rios.
Bruna Santos de Andrade
Dez anos do Mestrado em Educação da Unoesc.
São 35 anos do Curso de Pedagogia.
Abertura.
Apresentação de trabalhos 3.
Colóquio - conferência com Almerindo Janela Afonso.
Conferência de encerramento.
Lançamento de livros.
Mesa redonda.
Painéis.
Lançamento de livros.
Público – abertura.
Deixe seu comentário