Feira Regional de Matemática em Joaçaba

Feira Regional de Matemática em Joaçaba
Escola M. Bernardo Moro Sobrinho se classifica na XIII Feira Regional de Matemática em Joaçaba, na categoria educação Infantil, conquistando a vaga para a Feira Estadual que acontecerá no mês de outubro em Ibirama. A escola participou com 4 trabalhos em 3 categorias sendo estes trabalhos relevantes para a potencialidade do desenvolvimento da matemática.
A escola busca através do grupo gestor e dos professores estimular e desenvolver a criatividade a segurança fazendo com que os educandos criem busquem e elaborem estratégias operacionalizando problemas, que a matemática seja saudável, sem bloqueios, e sem erros, construindo a lógica brincando e operacionalizando no cotidiano.
Neste sentindo, um bom trabalho desde a educação Infantil, permite oportunizar a criança desenvolver a estrutura lógica, descobrindo que ser e não ser é impossível, que objetos animados se difere dos inanimados, que ela não é o centro do universo e que não é o seu raciocínio o único existente. A lógica é tão fundamental, entretanto é com grande freqüência que observamos crianças entre 8 a 10 anos ainda com dificuldades de conservação de quantidades físicas, classificação ou de inclusão de classe, isto se dá pela ênfase que muitas escolas dão aos conteúdos acadêmicos, em detrimento do trabalho com a estrutura lógica. Existem muitas escolas vangloriando-se que seus alunos já sabem ler, entretanto não conseguem classificar nem seriar (não se alfabetizou na matemática). Isto vem trazer sérias dificuldades de aprendizagem no decorrer da escolaridade. O conhecimento lógico matemático é construído através da ação, a partir das relações que a própria criança cria entre os objetos; a partir dessas relações, vai criando outras e, assim, sucessivamente.
É importante lembrar que se a criança é estimulada desde cedo dificilmente apresentará dificuldades na aprendizagem, assim o professor de Educação Infantil deve estar bem preparado para desafiar e estimular.
Quando a escola detecta alunos com dificuldades, ou com problemas de aprendizagem são atendidos na sala de Apoio Pedagógico se deficiência intelectual na Sala de Recursos Multifuncionais atendido por profissional especializado com estratégias indicadas a cada caso. Assim as professoras Andréia Scheuermann e Elena Menegazzo desenvolveram o projeto “É hora de... aprendendo com o relógio”, com alunos portadores de deficiência Intelectual, onde havia a necessidade da aprendizagem da hora e o uso adequado desta, este projeto foi apresentado na Feira na categoria Professor, muito elogiado pelos jurados e visitantes.
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