logo RCN

Gêneros literários da Bíblia

Artigos

 Todos aprendem que a Bíblia é a Palavra de Deus e que está escrita na linguagem humana de diversos autores, ou seja, encontramos nela diversos gêneros literários. Pode-se classificar a obra literária conforme critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais entre outros.

 

Entre os gêneros literários, distingui-se, por exemplo, as leis, que tem seu gênero bastante peculiar, ou seja, tem por característica ser clara e concisa, para que suas determinações sejam compreendidas por todos; ou ainda a poesia, que é um gênero literário que faz antítese ao das leis, pois é metafórica, subjetiva. Ainda podemos citar a crônica, a carta (epístola), etc.

 

Assim, é preciso reconhecer cada livro que lemos da Bíblia, identificando seu gênero literário, interpretando de acordo. Isso quer dizer que não é correto entender uma poesia (cheia de metáforas) da mesma forma que se entende uma lei. Uma das principais causas de erros na interpretação da Bíblia está em querer tomar tudo ao pé da letra ou tomar tudo em sentido figurado.

 

Percebe-se porque precisamos de teólogos que no mínimo dominem bem a língua falada. E quantos pastores semi-analfabetos estão conduzindo erroneamente pessoas para o abismo?

 

E mesmo um gênero literário apresenta suas divisões próprias, por exemplo, um livro sagrado é uma crônica, mas crônica de guerra, familiar, corte real? Por exemplo, o trecho de Gênesis, de 1,1 a 2,4, é uma poesia, mais precisamente um hino litúrgico, mas nunca como um relato científico: No princípio, Deus criou os céus e a terra. Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz foi feita. Deus disse: Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das outras. Deus disse: Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente. E assim foi feito. Deus disse: Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos, e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra. Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas. Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus. Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie. E assim se fez. Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.

 

É por isso que ler a introdução que encontramos nas boas edições da Bíblia é muito importante. Afinal, homens pios e estudiosos do hebraico e grego, história, etc., analisaram por milênios os Textos Sagrados e seria de incrível arrogância achar que vai interpretar melhor que eles. Mesmo assim, não é necessário que o leitor da Bíblia conheça as línguas originais. Com um pouco de boa vontade, paciência e muito amor, pode-se extrair a mensagem de Deus, tendo sempre como apoio nossos mestres próximos, os padres.

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

-------------------------

 

Abraço de afogado

 

Dias atrás, almocei com um amigo petista que havia se afastado da direção do PT e, recentemente, do sindicato, pois ele pediu minha colaboração na secretaria de comunicação e acabou sofrendo intervenção. Propus-lhe a seguinte eleição: votar em Dilma, de incompetência inquestionável e que tem uma incrível capacidade de nomear corruptos; ou votar em outro honesto e competente, mas do centro, não da direita... Ele ainda prefere votar em petista associado à corrupção e à incompetência... Fiel apesar de tudo.

 

Pois bem, essa cegueira ideológica, que faz um tremendo mal ao país, também se observa nos governantes petistas. Dilma, na área energética, é responsável desde 2003, não pode se esquivar dos malfeitos. Todos os corruptos pegos na Petrobras que foram nomeados pelo Lula, passaram pelo crivo dela também. Ela é a principal culpada, ou por omissão, ou por incompetência, ou por cumplicidade.

 

E a administração da Dilma não muda, nem quer mudar, não procura melhorar a gestão e a redução de custos, mantém a incompetência, só quer aumentar a arrecadação, que se vejam os aumentos de impostos e a manutenção dos 39 ministérios.

 

O caso mais gritante é o do Imposto de Renda, que todo mundo já conhece. Mas pouca gente sabe que, em 1996, com o valor da isenção do IR comprava-se 12 cestas básicas e hoje só se compra seis, como mostra um estudo da PUC-RS e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RS).

 

Desde 1996, a tabela do Imposto de Renda não foi corretamente corrigida pela inflação e por isso faz com que metade dos assalariados brasileiros paguem indevidamente. O número de contribuintes é de 15,1 milhões, quando deveria ser de apenas 7,6 milhões. No Estado de São Paulo, a injustiça é maior, 5,3 milhões pagam o imposto quando deveria ser 2,6 milhões. Para acabar com essa espoliação, é preciso corrigir a tabela em 61,3%.

 

O mesmo acontece com a Petrobras. Não economiza, não gere, não corta gastos, como as inúteis propagandas, prefere aumentar a arrecadação, privatizando ativos estatais e tomando emprestado junto aos bancos. Dias atrás, tomou mais R$ 6,5 bilhões do Banco do Brasil (BB) e da Caixa. A dívida já soma R$ 79 bilhões. Esse é um verdadeiro abraço de afogado, o que mata também quem tenta salvar. Emprestaram para uma empresa sem crédito no mercado e que não apresentou o balanço por cinco meses. E mostra um enorme prejuízo, como nunca antes se viu neste país.

 

E o pior é que a Petrobras não indica que vai redirecionar seus investimentos para o que dá lucro, ou seja, os campos comuns. Deve continuar os investimentos no caríssimo pré-sal, financiar blogueiros petistas, etc. Desde 2010, o mundo já sabia que em 2014 os Estados Unidos começariam a exportar o petróleo de xisto. Com o petróleo a quarenta dólares, quase tudo fica inviabilizado.

 

Outro erro estratégico do Lula foi direcionar o biodiesel para a agricultura familiar. Mais uma benesse que a Petrobras banca... afinal, o Lula adora fazer cortesia com chapéu alheio, ou melhor, público. Esta é a deixa para o povo exigir ações, porque ninguém acredita mais nas promessas, nem na “contabilidade criativa” do (des) governo petista.

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

-------------------------

 

Novas do café

 

No dia 14 de abril é comemorado no mundo o Dia do Café. E nada mais apropriado do que observar as últimas pesquisa dessa bebida tão malvista. Ainda mais que tive dengue no carnaval e justamente na Quarta-Feira de Cinzas tive aversão ao café, somente dois meses depois voltei a saborear com prazer um bom café.

 

Dezenas de pesquisas estão a demonstrar que o café faz bem à saúde, incluindo proteção contra diabetes tipo 2, doença de Parkinson, doença hepática, câncer de próstata, a doença de Alzheimer, dor nas costas de quem trabalha com computador, et cetera.

 

Um estudo feito na Coreia do Sul, com mais de 25 mil consumidores de café, mostrou que o consumo diário moderado, ou seja, de 3 a 5 xícaras por dia, está associado a diminuição do risco da doença coronária arterial. A calcificação das artérias coronárias é um excelente prognóstico de futuras doenças cardíacas.

 

Uma dose de quatro xícaras de café por dia também foi associado à redução de risco para o melanoma, um câncer de pele bastante perigoso. O mesmo não foi observado para quem bebe café descafeinado. O estudo confirma uma relação entre café e a redução do risco de carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele.

 

Em outro estudo, analisou-se o consumo de café e a esclerose múltipla. Constatou-se que a ingestão mais alta de café, de 4 a 6 xícaras por dia, reduziu o risco de contrair a esclerose múltipla. Os pesquisadores agora querem estudar o impacto do café em recaídas e incapacidade de longo prazo.

 

Em outra pesquisa observou-se que o café pode retardar o início da doença de Alzheimer. Os cientistas acreditam agora que o café poderia ser um neuroprotetor do cérebro. E acreditam que além da cafeína, há outros compostos do café que podem ajudar também.

 

A Escola de Saúde de Harvard realiza estudos desde 1976 e não foi constatada nenhuma relação entre o consumo de café e aumento do risco de morte por qualquer causa, seja por câncer ou por doença cardiovascular. Mesmo as pessoas que beberam até seis xícaras de café por dia não correm maior risco de morte.

 

Porém, para algumas pessoas, o café pode ser nocivo. Pessoas com problemas de sono ou diabetes não controlada devem procurar orientação médica para verificar se podem, quanto e quando podem beber café. E há uma mutação genética que afeta o quão rápido o nosso corpo metaboliza a cafeína, é o gene CYP1A2, e ele pode contribuir para ter pressão arterial alta.

 

As mulheres devem tomar cuidado, pois o café pode aumentar os calores da menopausa, induzir o aborto nas mulheres grávidas, e a cafeína pode prejudicar o crescimento do feto.

 

E o café deve ser preparado como fazem os brasileiros, esquentar a água e jogá-la no coador de papel com o pó, pois há um composto chamado cafestol que faz aumentar o colesterol ruim, mas fica preso nos filtros de papel. Ferver o café junto com a água como o café turco, nem pensar!

 

As pesquisas definem a xícara ou copo de café que contenha de 5 a 8 onças, algo como de 140g a 220g, que tem cerca de 100mg de cafeína, preto ou com um pouco de açúcar ou creme. Não se considera aqueles copos americanos de 24 onças (660g) coberto com caramelo e chantilly. Ah, que pena!

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

-------------------------

 

Viver a Fraternidade

 

A Campanha da Fraternidade termina, mas o período da Quaresma nos mostra que o amor de Jesus Salvador subsiste em nossa substância, convidando-nos a repartir esse amor.

 

O Texto-Base da CF-2015 mostra-nos que a Campanha da Fraternidade buscou despertar e nutrir o espírito comunitário e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum e ainda educar para a vida fraterna, para a justiça e para a caridade, ou seja, as exigências éticas centrais do Evangelho.

 

A Campanha foi uma oportunidade para fortalecer laços comunitários e animar a pastoral de conjunto. As dioceses, paróquias, comunidades e grupos reuniram suas lideranças e estudaram o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, um tema instigante, pois os fiéis da comunidade são membros da sociedade e chamados a evangelizá-la em suas várias dimensões.

 

Objetivo geral foi aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

 

A Campanha teve ainda outros objetivos específicos como, por exemplo, fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual; apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas; atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.

 

E, é claro, a política também foi tema presente na Campanha. O Brasil, após a redemocratização na década de 1980, consolidou um processo democrático com participação em partidos e outras instituições da sociedade civil. Mas, este processo sofre sistematicamente com a corrupção, uma das principais preocupações das pessoas. O reflexo dessa situação pode ser notado no declínio da confiança nas instituições políticas e na administração dos governos.

 

O combate à corrupção requer na base a formação moral e ética das pessoas e o aprimoramento do processo político para coibir tais abusos. A despeito de todos os esforços empenhados e do vigor mostrado pelas manifestações nas ruas em todo o país, os resultados concretos foram limitados e ainda não aconteceu uma efetiva reforma política e social.

 

Diante dessa situação, é animador perceber que um instrumento como a Lei da “Ficha Limpa” impediu, no pleito de 2014, a candidatura de políticos condenados, inclusive entre os acostumados a expressivas votações.

 

O aprimoramento do processo político e a qualificação dos políticos e dos partidos requerem o empenho e a participação dos cidadãos conscientes, e, por isso, dos cristãos. A luta pela reforma política é a maneira de os cristãos se colocarem contra o difuso sentimento de decepção e descrença na política institucional que paira na sociedade

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

-------------------------

 

As crises de quem fez o diabo

 

Eu acreditava que um presidente ou governador só não se reelegeria se fosse muito ruim. A Dilma e o Lula mostraram que se “fizer o diabo”, no caso, mentir muito, é possível vencer. Venceu, mas jogou o país no inferno, em muitas crises. Não amplificadas pela “mídia golpista”, mas geradas por incompetentes e corruptos do PT.

 

Crise Moral, nunca se viu tanta corrupção, qualquer desvio sob Dilma se mede em bilhões e de dólares! Crise Ética, todo petista, inclusive a militância, está protegendo os da “compadrilha”. Então, dizem: todo mundo rouba, começou com o FHC... Só que quem nomeou chefe esses ladrões foram o Lula e a Dilma, não o FHC.

 

A crise de competência talvez seja a mais grave, compadres sindicalistas que nunca administraram nada importante são alçados a presidente de gigantes como Petrobras, Eletrobrás, BNDES, BB, Postalis, Petros, etc. Qual o resultado? A Petrobras falida e falindo fornecedores. E os gênios nomeados para a Postalis causaram um prejuízo de R$ 5,6 bilhões que já estão sendo descontados do salário dos carteiros... O mesmo acontece com Petros, Funcef, etc.

 

Acabou? Não! Temos a crise econômica, escolhas erradas da equipe econômica, perdas de oportunidades, optaram por uma política econômica que faliu o país. Agora, a Dilma quer fazer ajuste fiscal e econômico, mas apresenta a fatura ao povo brasileiro e não corta nada do governo. Corta aí as propagandas inúteis, uns 20 ministérios, outros 20.000 cargos aspones (assessor de porcaria nenhuma)... Por que não  melhorar a eficiência do Estado?

 

E temos a crise política. E como nunca visto antes. A Dilma tentou impor seu candidato na Câmara dos Deputados, perdeu e ganhou um inimigo, depois, tentou enquadrar o presidente do Senado, não conseguiu e... ganhou um inimigo. Quase nada

é aprovado atualmente, a começar pelo ajuste fiscal, nem o próprio PT quer perder benefícios sociais!

 

A crise educacional também pesa, para um governo que elegeu a Educação como sua prioridade, os atropelos do FIES e PRONATEC são lamentáveis. Uma “Pátria Educadora” não promete educação e, depois, tira o site do ar para que novos alunos não consigam suas bolsas... Se a “mídia golpista” não mostrasse as imagens da internet inoperante, ninguém acreditaria de tão absurda que é essa situação.

 

E a crise energética? Essa nem precisa de explicações, se já pagávamos o quilowatt-hora mais caro que na Califórnia, imagina agora, temos a energia mais cara do mundo, isso com todas essas hidrelétricas e todo esse potencial eólico e solar... Mas o que causa espécie é a insensibilidade do governo Dilma, que assalta o bolso do assalariado nos preços controlados, nos impostos e taxas e, agora, descobrimos que a esbanjadora “presidenta” doou a termelétrica de Porto Velho para o Evo Morales... sim, aquele senhor que tomou a Petrobras da Bolívia e ocupou-a com o seu Exército, mandando um claro recado ao fraco Lula.

 

Além dessa generosidade fora de hora e propósito, a dona Dilma vai pagar o transporte, conversão para gás natural e instalação. A que custo? Sessenta milhões de reais! Por que não investir no tratamento dos esgotos e lixo e gerar biogás para essa termelétrica?

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

-------------------------

 

Confiar em Deus

 

Na primeira carta de Pedro (5,7) encontramos uma das mais belas passagens ainda mais válida nos dias de hoje: confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós!

 

No dizer do Padre Léo, preocupação não é ocupação, não é trabalho, a preocupação nasce no coração. É preciso estar disposto a confiar em Deus. Se ele tem cuidado de nós, porque existe tanto mal? Se Deus é amor por que permite o mal?

 

O pecado é infinitamente menor que a Graça de Deus, infinitamente menor que a Misericórdia de Deus, mas, como um guarda-sol, pode eclipsar a luz de Deus. Aliás, o inimigo nos fornece uma grande lente de aumento, em um estalar de dedos, tudo de ruim que nos acontece, nós amplificamos. E acabamos por nos fechar ao mundo.

 

Assim, preocupar é “pré ocupar”, ocupar antes, ou seja, ocupar-se com problemas, antes mesmo que eles ocorram, e com problemas que quase sempre não ocorrerão.

 

Em Mateus (6, 25-34), Jesus nos dá a “fórmula” para confiar em Deus: portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.

 

Observe que Jesus não disse para não trabalhar, para agir com irresponsabilidade, mas ocupar-se primeiro com Deus e sua Justiça. O pecado não tem o poder de afastar Deus de mim, mas tem o poder de me afastar de Deus. O pecado não tem o poder de fazer o sofrimento entrar na sua vida, mas de deixar você dominar-se pelo sofrimento. No pecado tudo se torna ruim.

 

E é em Romanos (5,1-5) que temos o indicativo do que fazer: justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

 

Assim, Deus não permite o sofrimento, Deus não manda doença, nem permite. Jesus curava! E, hoje, Deus dá tanta ciência à humanidade que logo, logo, não teremos mais doenças, porém ainda teremos a necessidade de curar os nossos corações.

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

-------------------------

 

Lava Jato apocalíptico

 

Em 17 de março de 2014, a Polícia Federal iniciava uma operação que se mostraria ainda mais escandalosa que o Mensalão. Porém, começou modesto, com uma notícia quase perdida no meio de tantas outras no dia seguinte. Não foi somente um bom trabalho policial, mas também um excelente trabalho de um juiz que não se intimidou e soube montar a arapuca de corruptos.

 

A investigação da Polícia Federal começou em Brasília e durou nove meses, com muitas operações financeiras suspeitas identificadas onde funcionavam um posto de gasolina, uma agência de câmbio e uma lavanderia, daí o nome de Operação Lava Jato, um esquema que teria movimentado mais de R$ 10 bilhões.

 

Naquele dia 17, a Polícia Federal prendeu 17 pessoas em ações feitas em 17 cidades,  de seis Estados e do DF, apreendeu R$ 5 milhões em dinheiro, 25 carros de luxo, joias, quadros e armas. Entre os presos, a doleira Nelma Kodama que levava 200 mil euros na própria calcinha, quando embarcava para a Europa. Imitação barata de outro petista.

 

No dia 20, a Operação tomaria o rumo que mudaria a história da corrupção no Brasil. Investigado pelo Ministério Público Federal pela compra da refinaria em Pasadena, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto da Costa foi preso sob suspeita de destruir e ocultar documentos. Em sua casa, foram encontrados R$ 751 mil, US$ 181 mil e € 11 mil em espécie. Ele se tornou alvo da Operação Lava a Jato porque ganhou um jipe Land Rover Evoke do doleiro Alberto Youssef. Exatamente como aconteceu com outro petista. Youssef já havia remetido ilegalmente para o exterior mais de US$ 30 bilhões no escândalo do Banestado.

 

Em agosto de 2014, Costa aderiu à delação premiada, em troca de redução da pena, e revelou o esquema de propina na Petrobras que era cobrada de fornecedores da estatal e direcionada para atender aos partidos PT, PMDB e PP. E revelou que os recursos foram usados na campanha eleitoral de 2010.  Segundo Costa, as diretorias comandadas pelos três partidos recolhiam propinas de 3% de todos os contratos.

 

Esse esquema teve início em 2003, primeiro ano do governo Lula, quando se formou um cartel entre grandes empreiteiras para prestação de serviços à Petrobras e para obras de infraestrutura.

 

Protagonismo importante exerceu o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância. Moro ouviu testemunhas de acusação e defesa, mandou prender operadores e empresários e fechou doze acordos de delação premiada.

 

Em 14 de novembro último, a Polícia Federal fez buscas em grandes empreiteiras e prendeu 85 executivos e outros investigados. Entre essas empresas, encontram-se as gigantes Camargo Corrêa, OAS, Odebrechet, UTC, Queiroz Galvão, Engevix, Mendes Júnior, Galvão Engenharia e Iesa. Essas empresas têm contratos de R$ 59 bilhões com a Petrobras. Eles não acreditaram, mas passaram o fim de ano na cadeia e alguns resolveram colaborar.

 

O juiz Moro encaminhou ao STF documentação que culminou na abertura de inquéritos para investigar 48 políticos. Já foram citados 22 deputados federais, 13 senadores, 12 ex-deputados e uma ex-governadora de cinco partidos: PT, PMDB, PP, PTB, e PSDB. E, importante, espera-se a devolução de R$ 1,5 bilhão, sendo que algumas centenas já foram.

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

-------------------------

 

Impeachment?

 

Para que um Impeachment aconteça são necessárias algumas condições políticas, em especial, fatos incontestáveis, governo sem apoio político e sem apoio popular. O impedimento de um governante é perfeitamente legal, constitucional, e é direito fundamental do cidadão brasileiro o direito a ter, exprimir, defender e manifestar opinião, e ainda realizar protestos. Isso não é “terceiro turno”, isso é democracia, constitucional e republicana.

 

Posto isto, vejamos o que motiva o cidadão. Em primeiro lugar, ninguém falava em “impeachment”, a não ser um pequeno grupo, até que outro grupo de fanáticos do PT amplificou a discussão classificando de “golpista” quem tinha aquela opinião. Não é golpismo, é da Constituição, fortificando a antipatia contra o PT. Até no nordeste brasileiro a presidente Dilma está mal vista.

 

O novo mandato da Dilma começou carcomido pela incompetência generalizada, notadamente econômica e energética, e pela corrupção na empresa pública mais querida do governo, a Petrobras, e com indicativo que a corrupção também ocorre na Eletrobrás, BB, BNDES...

 

E o pior, a tentativa da Dilma e seus seguidores de dividir a culpa com o Fernando Henrique Cardoso. Não só foi desmentido como virou motivo de piada entre a população. Também se tornou irritante ver os fanáticos culparem o FHC. Ainda mais que todo o alto escalão preso foi indicado pela Dilma ou pelo Lula.

 

Dias atrás, o ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, declarou que a corrupção na Petrobrás começou de forma sistemática e partidária logo no primeiro ano do Lula. Só o que ele arrecadou e vai devolver são US$ 97 milhões, ou R$ 303 milhões. Já foram repatriados da Suíça R$ 182 milhões. Barusco também disse que o tesoureiro do PT, João Vaccari (será que todo tesoureiro petista tem problema?), negociava os percentuais de propina. E disse ainda que o ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, pediu dinheiro a uma das empresas investigadas na Lava Jato para a campanha presidencial de 2010. Se apertar as empresas, doações para a última campanha vão aparecer, motivo mais que suficiente para um “impeachment”.

 

E a equipe da presidente não para de surpreender, mudaram a metodologia de cálculo do PIB, e com isso a economia em 2011 cresceu mais, foi 3,9% e não 2,7%, e nos anos anteriores o crescimento médio subiu de 3,5 para 3,7%. A indústria da maquiagem e da mentira não para. E quem acredita?

 

Até o mais simplório cidadão percebe que ruiu a aparência do “Brasil Maravilha”, e a realidade do Brasil piorou incrivelmente desde as eleições. Se não bastasse a inflação visível dos alimentos, a energia elétrica não para de subir seus preços e, enquanto no resto do mundo reduz-se o preço da gasolina, no Brasil dispara. Uai, por que somente este “commodity” não segue o preço internacional quando cai? Corrupção, incompetência, desperdício de recursos, escolha de prioridades erradas, como o caríssimo Pré-Sal, etc.

 

Resumindo, o povo está cansado. Prova disso foi do panelaço ocorrido durante o pronunciamento da presidente Dilma, no dia 8 de março e das vaias que recebeu dos trabalhadores da feira da construção. O que pode piorar são os estudantes, decepcionados porque não conseguem fazer inscrição no fundo de educação FIES. Se em 1992 foram os caras-pintadas que deram suporte ao “impeachment”...

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

-------------------------

 

Brasil constrói parque eólico no Uruguai

 

Diz o ditado que peixe morre pela boca. Ouvi, dias atrás, que o Brasil e o Uruguai inauguraram no fim de fevereiro o Parque Eólico de Artilleros, no Uruguai, uma obra construída em parceria entre a estatal brasileira Eletrobras e a uruguaia UTE. É o primeiro empreendimento da Eletrobras de geração de energia no exterior.

 

O Parque Eólico de Artilleros é composto por 31 aerogeradores e que espera-se produzir um total de 65 MW (megawatts), o necessário para abastecer uma população de 80 mil pessoas (padrão de consumo do brasileiro). O valor do empreendimento superou os US$ 100 milhões. Cada empresa possui 50% da companhia responsável pela usina. Esse foi o primeiro empreendimento da Eletrobrás fora do Brasil. A empresa também tem projetos em outros países como Nicarágua e Argentina. Uai, a Eletrobrás não estava quebrada?

 

A energia limpa e renovável, produzida no local, será destinada ao povo uruguaio. Segundo a Eletrobrás, o empreendimento é parte de um projeto maior de integração energética entre os dois países. Já existe uma interligação entre o Brasil e Uruguai, com uma capacidade de intercâmbio de 70 megawatts, e o Brasil já forneceu energia ao Uruguai. Agora a Eletrobrás está ampliando essa interligação para 600 MW.

 

Isso é o governo Dilma, incapaz de realizar projetos de energia no Brasil, investe os parcos recursos em outros países. E não custa lembrar que a situação da Eletrobrás é muito semelhante à da Petrobras, na incompetência desastrosa na condução dos investimentos na energia.

 

A dona Dilma faz um governo que desperdiça recursos, apresenta à nação um projeto que mantém o desperdício e aumenta os impostos para compensar... Fez uma Medida Provisória reduzindo o benefício fiscal da desoneração da folha de pagamento, os setores que pagavam 2% passam a pagar 4,5% (aumento de 125%) sobre o faturamento e os que pagavam 1%, passam a 2,5% (alta de 150%). E isso acontece no momento que há aumento da taxa de desemprego, de 4,8% para 5,3% (janeiro de 2015 sobre 2014). Pelo menos, o presidente do Senado devolveu essa Medida Provisória.

 

Mas não foi só isso que a senhora presidente fez. Lembram que ela falou que o Aécio faria, mas ela nem que a vaca tossisse? Pois é! Ela fez alterações nas concessões de pensão por morte, auxílio-doença e seguro- desemprego. Não consegue combater os pilantras, então resolve prejudicar todos que necessitam do benefício...

 

E não acabou não! Ela está atrasando pagamentos de bilhões de reais a empreiteiras, obras do PAC e programas como o Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Pátria Educadora? Ah, vá! Com a inflação a 7,5% ao ano, os atrasos geram economia considerável para o governo federal e grande prejuízo às empresas e escolas. Mais um jeitinho brasileiro do governo roubar o brasileiro. Não esqueçamos que quem vende ao governo, tem que estar com os impostos em dia.

 

Esse é o governo Dilma, gasta horrores com propaganda inútil, aumenta imposto de renda não corrigindo a tabela de descontos, manda estudante aos “States” que nem sabe dar bom dia em inglês, não elimina impostos da energia solar, eólica, biogás, lâmpadas de led, etc. E o povo vai para as ruas?

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

-------------------------

 

Minhas crenças

 

Desde criança, eu tinha uma intuição: que Deus nos dava uma missão. Quando me converti cristão, lendo os profetas, sentia grande empatia com os chamados, mas ao ler São Paulo, a Primeira Epístola aos Coríntios (cap. 12 e 12), fiquei convencido que todos somos chamados por Deus a receber gratuitamente a salvação e a receber o dom de ser um Profeta do Senhor, não em sua plenitude, todos nós, mas com humildade, ser exemplo e a voz da Palavra de Deus.

 

Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz (1 Cor 12, 4-11).

 

Acredito que, em maior ou menor grau, todos sejamos Profetas do Senhor. Deus nos escolhe e nos envia para anunciar sua mensagem de amor. Anunciar que Jesus veio ao mundo pregar o amor a Deus e ao próximo, que seguir seus ensinamentos não é ônus, mas bônus, pois ele alivia nosso sofrimento, ensinar-nos a viver melhor. Por tanto nos amar foi pregado na cruz, amor que dá a vida pelos que ama, é a ovelha perfeita para o holocausto, e por seu sangue recebemos a libertação do jugo do pecado. Jesus é Deus que se fez homem, para que sejamos filhos de Deus.

 

Livres dos vícios e preconceitos, podemos viver bem e felizes, porque foi para que desfrutássemos da felicidade que nos redimiu. Todos os nossos dons são presentes de Deus. E Cristo nos ensinou que, por tudo isso, nós devemos também o bem repartir, sem nenhum tipo de injustiça admitir.

 

Porém, ser profeta neste mundo não é uma tarefa fácil. Para começar temos uma realidade dura e miserável. Uma legião de pobres, porque salário baixo faz do pobre sofredor, sem transporte digno, sem moradia decente, sem assistência médica mínima, exposto a bebidas, drogas, toda a sorte de vícios. Com um resultado nefasto: crianças famintas, sem lar, cheirando cola, roubando ou ficando a mendigar.

 

Esta é a realidade herdada, quase um pesadelo, mas na medida para que todos os profetas chamados por Deus possam tr

TRIBUTO A MINHA MÃE Anterior

TRIBUTO A MINHA MÃE

Policia Militar em Concórdia realiza solenidade alusiva ao aniversário de 180 anos da PMSC Próximo

Policia Militar em Concórdia realiza solenidade alusiva ao aniversário de 180 anos da PMSC

Deixe seu comentário