SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
Governador Colombo acompanha trabalhos de atendimentos aos atingidos em Xanxerê

Xanxerê, no Oeste do Estado
21/04/2015
O governador Raimundo Colombo esteve nesta terça-feira, 21, em Xanxerê, no Oeste do Estado, acompanhando os trabalhos de atendimento aos atingidos pelo fenômeno climático atingiu o município na segunda-feira, 20. “O que vimos aqui foi assustador. Incrível o que a força da natureza fez. Montamos uma força tarefa com Exército, Polícia Militar, Bombeiros e Defesa Civil para ajudar na desobstrução das vias e recolhimento de entulhos. Uma equipe também faz o levantamento dos prejuízos paralelamente aos serviços de auxílio à população”, afirma Colombo. O secretário-adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e presidente da Celesc, Cleverson Siewert, acompanham o governador.
Fotos: Janaína Mônego/SDR Xanxerê
Até o momento, são 2,5 mil residências e cerca de 10 mil pessoas atingidas, sendo registrados dois óbitos e 120 feridos. Por volta das 14h, 65 mil unidades consumidoras ainda estavam sem luz em 19 municípios da região. Em Chapecó, a energia já foi reestabelecida. “Para se ter uma ideia do tamanho do estrado, em 60 anos de atendimento da Celesc, nunca houve um registro tão grave como o de ontem”, comentou Colombo.
Ainda na tarde desta terça-feira, o governador sobrevoa a região e recebe o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, por volta das 18h. “Conversei com a presidente Dilma Rousseff e ela informou que o ministro da Integração Nacional virá a Santa Catarina para ajudar e mais homens do Exército devem chegar ao Estado. Daremos todo o apoio necessário à população atingida. Neste momento, temos que trabalhar na proteção dos moradores, fazer levantamentos e já pensar na reconstrução”, concluiu.
Apoio - A Defesa Civil ainda trabalha no levantamento de desalojados e organiza ações de atendimento emergencial. Três coordenadores regionais do órgão estão na cidade e contam com o apoio de centenas de profissionais que compões o Grupo de Ações Coordenadas (Grac). Houve solicitação de um grupo técnico em engenharia do Exército, que deve começar trabalhar em breve no município.
A Defesa Civil já destinou cerca de 30 rolos de lonas para Xanxerê, 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas. A prefeitura de Jaraguá do Sul doou mais 500 colchões e mil cobertores, recebidos em eventos anteriores e que, agora, serão destinados às vítimas do Oeste.
A Assistência Social de Xanxerê está atendendo os atingidos no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi (Femi). Nesse local, as pessoas também podem fazer doações de roupas, alimentos, cobertores etc.
Ponte Serrada - Ponte Serrada também foi bastante atingida. Houve danos em residências em sete bairros, principalmente no Industrial e Cohab. A Defesa Civil estima que cerca de 200 residências sofreram algum tipo de dano, sendo que a maioria dos casos era de destelhamento. O Corpo de Bombeiros socorreu oito pessoas com ferimentos leves. Desde a manhã desta terça, os bombeiros estão trabalhando na desobstrução das vias, corte de árvores e auxiliando a comunidade.
Leia também:
>>> Equipes da Celesc trabalham no restabelecimento de energia elétrica em municípios do Oeste
Equipes da Celesc trabalham no restabelecimento de energia elétrica em municípios do Oeste
- Detalhes
- Publicado em Terça, 21 de Abril de 2015, 14:23
Os prejuízos causados pelos ventos que atingiram o Oeste do Estado na tarde desta segunda-feira, 20, provocaram sua primeira grande ocorrência no sistema elétrico às 15h07min, quando a Celesc registrou o impacto no sistema de alta tensão que abastece a região. Isso provocou o desligamento da linha de transmissão que parte da subestação Xanxerê e abastece as macrorregiões de Chapecó e Concórdia. Às 14h30 desta terça, a falta de luz atingia 65 mil unidades consumidoras em 19 municípios da região. Em Chapecó, a energia já foi restabelecida.
A subestação Xanxerê é uma unidade interligadora (recebe energia do sistema Eletrosul) e rebaixadora (reduz o nível de tensão, distribuindo para outras subestações interligadas. Na segunda, foram registradas quedas ou inclinações de estruturas (torres metálicas ou de concreto) em quatro subestações, afetando 158.548 unidades consumidoras.
Regional
|
UCs Atingidas
|
Total - UCs
|
Atingidas - %
|
Chapecó
|
90.385
|
150.215
|
60,47%
|
Concórdia
|
64.640
|
68.598
|
94,23%
|
Região Oeste
|
158.548
|
329.273
|
47,21%
|
Equipes de emergência, construção e manutenção estão trabalhando ininterruptamente para reestabelecer o sistema o mais breve possível. Em auxilio às equipes de Chapecó e Concórdia, foram mobilizados profissionais de Joaçaba, Blumenau, Lages e Florianópolis.
Eles trabalham ininterruptamente desde o início das ocorrências na tentativa de recuperar o que for possível no menor tempo. Por volta da meia-noite, a partir de manobras realizadas pelo Centro de Operação do Sistema, foi possível restabelecer a energia elétrica para o atendimento de cargas prioritárias, como o Hospital Regional, o Hospital Uniclínicas e o Hemosc. Por conta desses serviços, o número de unidades consumidoras sem luz caiu para cerca de 120 mil.
Durante a madrugada, os trabalhos em campo foram prejudicados pelo mau tempo na região, marcado por fortes chuvas e serração. No momento, as equipes trabalham em duas frentes: a primeira tentando restabelecer o atendimento por meio de manobras operacionais do sistema elétrico e com obras de recuperação. A segunda frente de trabalho percorre toda a extensão das linhas de transmissão e alimentadores existentes na região para localizar os defeitos e avaliar estratégia de reconstrução.
Para acompanhar a situação do abastecimento em tempo real, acesse www.celesc.com.br, no sistema Em Tempo Real.
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
Deixe seu comentário