logo RCN

Hipertensos e diabéticos contam com mais um serviço gratuito em Piratuba

Eletrocardiograma será disponibilizado

 

Já está instalado na Unidade Mista de Saúde do município, o aparelho de eletrocardiograma, da Rede de Catarinense Telemedicina. O equipamento será utilizado para exames nas pessoas cadastradas nos grupos de diabéticos e hipertensos, que têm acompanhamento do ESF (Estratégia de Saúde na Família).

         Em Piratuba, são cerca de 500 pessoas, diabéticas e com hipertensão, que estão cadastradas nos grupos e recebem acompanhamento da Secretaria de Saúde. A Cada 60 dias, enfermeiras, técnicas, médicos e nutricionistas reúnem os pacientes e repassam informações, dicas de alimentação além de fazer avaliações. O novo aparelho é mais uma opção para evitar problemas nestas pessoas. “Já possuímos um aparelho na Unidade Mista para emergências, mas este será exclusivo para os grupos de hipertensos e diabéticos, é um cuidado a mais que teremos com eles”, explica a enfermeira Cirene da Silva. “Poderemos detectar qualquer problema cardíaco precocemente e fazer o acompanhamento adequado”, completa.

A partir de fevereiro os pacientes já serão encaminhados para o exame. Técnicos já receberam capacitação para operar o aparelho. “São vários os programas que a saúde de Piratuba disponibiliza para atender os munícipes e este eletrocardiograma, através do Telemedicina, é mais um que estava ao nosso alcance e estamos disponibilizando”, comenta o secretário de Saúde, Ladi Cowacicz.

 

Como funciona:

Este eletrocardiograma do Telemedicina é um exame de prevenção. Os pacientes encaminhados através dos encontros de hipertensos e diabéticos terão data e horários agendados. Farão o exame na Unidade Mista de Saúde e o “eletro” será encaminhado, via internet, para Florianópolis, onde um médico cardiologista emite o laudo e repassa para a Unidade Mista de Piratuba em 72 horas. A diferença deste sistema é que, os médicos de Piratuba terão o laudo em mãos, o que vai garantir o acompanhamento correto para o paciente.

A Secretaria de Saúde também possui um aparelho próprio que é utilizado para casos de emergências e o resultado auxilia no diagnóstico e encaminhamentos na hora, mas depende da avaliação de cardiologistas.

 
Jornalista:Cristiano Mortari

 

Após o exame, dados são encaminhados para Florianópolis.

 

Profissionais da saúde já receberam treinamento para operar o aparelho.

 

Vice-prefeita de Ouro também busca recursos Anterior

Vice-prefeita de Ouro também busca recursos

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário