logo RCN

Homenagem aos 40 anos da Embrapa Suínos e Aves

Legislativo de Concórdia homenageou a Embrapa Suínos e Aves

 Como reconhecimento e agradecimento aos serviços prestados para as áreas da avicultura e suinocultura brasileira, o Legislativo de Concórdia homenageou a Embrapa Suínos e Aves, durante a sessão ordinária de terça-feira, 9. A unidade de Concórdia completa 40 anos de fundação no próximo sábado, 13 de junho. A chefe geral da unidade, Janice Reis Ciocci Zanella, demais diretores, além de funcionários e colaboradores e lideranças locais acompanharam o ato solene proposto pelos vereadores da Mesa Diretora da Câmara.

Vilmar Comassetto (PCdoB) foi o responsável pelo discurso de homenagem em nome dos vereadores. Destacou a importância do conhecimento científico, que veio por meio da Embrapa para aperfeiçoar o conhecimento popular, prático. “O conhecimento prático tem seu valor, mas também seus limites. O conhecimento científico, oriundo das pesquisas não se deteriora”, analisou o vereador, ressaltando que Concórdia é uma referência e a Embrapa tem grande contribuição e responsabilidade nisso. “A Embrapa, detentora do conhecimento, é um dos principais símbolos de Concórdia”, finalizou.

A gerente geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, destacou as diversas áreas de atuação da instituição, dentre elas a sanidade, nutrição, melhoria genética, apoio a agricultura familiar, dentre tantas outras. Disse que nos três primeiros anos de atuação da unidade em Concórdia, o trabalho era focado na suinocultura e que somente em 1978, começou a  atuar também com avicultura. Relatou que atualmente são 212 colaboradores, entre pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes. A atuação é definida em cinco núcleos temáticos. Janice destacou que são quatro décadas de pesquisa com qualidade e responsabilidade.

Destaques

Os trabalhos prestados pela instituição também ganharam destaque nos pronunciamentos do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Concórdia, Fábio Ferri, e do prefeito de Concórdia João Girardi. Ferri disse que todo o trabalho de pesquisa se transformaram em qualidade nos alimentos e consequentemente saúde à população. “Santa Catarina tem vários reconhecimentos em nível mundial e a Embrapa Suínos e Aves foi muito importante para isso”, afirmou o secretário regional, ressaltando também o trabalho social prestado pela instituição.

Girardi recordou da sua participação, em 1975, quando da inauguração da unidade na comunidade de Tamanduá. Destacou que a Embrapa só está instalada na região da Amauc porque muitas lideranças lutaram por isso no passado. “Só temos a agradecer, pois imaginem se hoje tivéssemos que segurar os suínos por 13 meses nas propriedades para estarem prontos para o abate. Isso atualmente é feito em menos de quatro meses. Por isso, temos que agradecer a este trabalho prestado que objetiva melhorar a vida das pessoas”, concluiu o prefeito.

Mais de 2 mil candidatos farão o vestibular da Acafe neste domingo na Unoesc Anterior

Mais de 2 mil candidatos farão o vestibular da Acafe neste domingo na Unoesc

CAPINZAL TERÁ O MAIOR CENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIO Próximo

CAPINZAL TERÁ O MAIOR CENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIO

Deixe seu comentário