Educação em Zortéa ganha laboratório de ciências moderno e inovador |
HUST divulga relatório dos serviços prestados ao município de Herval d?Oeste

Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) promoveu um encontro com os vereadores de Herval d?Oeste
A administração do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) promoveu um encontro com os vereadores de Herval d’Oeste, na manhã desta terça-feira (5), para apresentar o número de atendimentos prestados aos hervalenses. O diretor geral, Adgar Zeferino Bittencourt, enfatizou a importância de se estabelecer uma parceria com a prefeitura, uma vez que o município tem sido um dos mais atendidos, entre consultas e cirurgias.
O hospital, que atende desde Curitibanos a São Miguel do Oeste, é formado por 83 médicos, 436 funcionários e possui 109 leitos ativos. Cerca de 60% do atendimento é destinado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e 40% aos particulares e convênios. No ano passado, 76% dos pacientes do hospital eram do SUS.
De janeiro a dezembro de 2014, foram realizados cerca de 60 mil atendimentos no HUST, sendo 13 mil de pacientes do município de Herval d’Oeste. No setor de oncologia, por exemplo, ocorreram em média dez tratamentos de alta complexidade por mês, é o 2º município com maior demanda, perdendo apenas para Joaçaba. Além disso, das 400 cirurgias realizadas por mês no hospital, 50 são de pacientes hervalenses.
De acordo com o diretor geral, Adgar Zeferino Bittencourt, os números mostram que em nenhum momento o hospital negou atendimento.
— É nossa obrigação primária atender os casos de urgência e emergência. Os outros procedimentos são acolhidos dentro da proporcionalidade. Mas, o que não temos, hoje, é uma parceria formal com Herval d’Oeste, nós temos com todos os outros municípios, exceto Jaborá e Herval d’Oeste — relatou.
Entre as vantagens desse convênio está a lista especial para a realização de todos os exames oferecidos pelo HUST e a prioridade em diversas atividades clínicas. O custo para a prefeitura seria de R$ 38 mil, valor destinado à folha de pagamento dos médicos, já que a tabela do SUS é defasada, aos plantões, para manutenção dos serviços de 24 horas e à ampliação da infraestrutura do hospital.
— Para evitar que o paciente de maior complexidade seja encaminhado para outros municípios, como Navegantes, nós precisamos dobrar o tamanho do centro cirúrgico, dobrar a capacidade de pacientes na UTI e inaugurar 80 leitos — explicou.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Herval d'Oeste, Leonardo Mascarello, cabe aos parlamentares estabelecer essa aproximação do HUST com a gestão da Secretaria de Saúde do município. Dessa forma, será possível oferecer um suporte hospitalar ideal à população, que difere do trabalho desempenhado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Deixe seu comentário