SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
Informática está cada vez mais presente na educação formal

Informática
“Parece que já nasceu sabendo”. Quem já não ouviu esta frase de um adulto impressionado com a facilidade com que uma criança consegue acessar jogos e aplicativos no computador antes mesmo de saber ler e escrever? O fato é que os recursos disponibilizados pela informática e pela internet estão aí e precisam fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa, inclusive de crianças e jovens, que devem aproveitar todos os recursos disponíveis para seu aprendizado e informação e acompanhar o que ainda está por vir nessa área de rápida evolução.
Essa necessidade é tão evidente que o uso de recursos tecnológicos nas escolas também vem avançando nos últimos anos. Cada vez mais, educadores utilizam softwares e a grande quantidade de informação disponibilizada na internet como ferramentas de apoio ao processo ensino-aprendizagem. Levando em consideração a rede estadual de ensino de Santa Catarina, por exemplo, todas as escolas têm sala de informática e professores orientadores com conhecimento técnico e pedagógico no uso da informática.
– E a perspectiva é de crescimento significativo na área de atuação para estes profissionais – diz Alessandra Nichele Magro, que é pedagoga, especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem e mestre em Educação.
Curso de Informática Licenciatura
Alessandra também é coordenadora pedagógica da Unoesc Virtual, setor da Unoesc que oferece cursos de graduação e especialização na modalidade de educação a distância e que tem um curso de Informática Licenciatura. A graduação tem duração de quatro anos e abre aos egressos um campo de atuação voltado para atividades como utilização e avaliação de softwares educacionais; elaboração e participação em projetos na área de ensino a distância; desenvolvimento de materiais didáticos para ensino a distância; ensino de computação em escolas de educação básica e profissionalizante; organização e administração de laboratórios de informática, entre outras.
Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pode cursar essa graduação. A professora Cristiane Sbruzzi Berté, que é mestre em Ciência da Computação e coordena o curso, revela que muitos profissionais já formados em outras áreas também se interessam, como formação complementar para ampliar as possibilidades de atuação profissional.
– Temos vários alunos que já possuem uma graduação na área da Educação, mas que precisam dos componentes curriculares específicos da Informática, ou alunos que vêm da área tecnológica necessitando da formação pedagógica. Nestes casos, os alunos poderão solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas em outra graduação – conta.
Inscrições
O curso tem hoje três turmas em andamento, com aproximadamente 240 alunos, e está com inscrições abertas para uma nova turma que iniciará as atividades em fevereiro de 2013. As inscrições seguem até o próximo domingo, dia 9, e podem ser feitas por meio do link www.unoesc.edu.br/virtual, onde é possível acessar o edital de seleção e outras informações sobre a licenciatura.
Como funciona
Ao iniciar uma graduação a distância, os alunos têm um encontro presencial com uma aula inaugural sobre o tema foco do curso, oportunidade em que também são passadas orientações gerais a respeito do funcionamento do curso a distância.
As atividades a distância (AD) que são realizadas a partir daí ocorrem por intermédio do Portal de Ensino, espaço em que o aluno também encontra o material didático para as aulas. Aquelas atividades que requerem a participação dos estudantes em um mesmo horário são agendadas e constam no plano de aulas de cada professor.
A cada 45 dias, ocorrem encontros presenciais para a realização de avaliações. Estes encontros podem ser acompanhados pelos alunos em um dos quatro polos da Unoesc Virtual, localizados nas cidades de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê.
Podem também ocorrer outros encontros presenciais para a realização de oficinas e aulas práticas de algumas disciplinas, mas nestes a participação dos alunos é opcional.
Deixe seu comentário