logo RCN

Insulinos recebem acompanhamento dos Profissionais da Saúde de Ipira

Saúde

 Com a missão de promover e proteger a saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira vem desenvolvendo diversas ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, principalmente na prevenção.

Observou-se nos últimos anos uma mudança importante no quadro do perfil epidemiológico da população, com o aumento na incidência das doenças crônicas, degenerativas. Entre essas doenças está o diabete mellitus.

No município de Ipira estão atualmente cadastrados no Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) 852 hipertensos e 123 diabéticos, de um total de 4.675 habitantes o que corresponde a 20,16 % da população.

Diante desses dados, a Secretaria desenvolveu o Programa de acompanhamento e monitoramentos dos portadores de Diabétes Mellitus, usuários de insulina e portadores de diabetes tipo II usuários de medicação oral, a fim de proporcionar uma melhora na qualidade de vida, aliviando os sintomas, prevenindo ou minimizando as complicações agudas e crônicas, estimulando práticas saudáveis e realizando o tratamento de doenças associadas.

            De acordo com a Secretária de Saúde, Isabel Cristina Koch, os funcionários da Secretaria realizam um trabalho de qualidade e respeito à população, alcançando bons resultados nas ações, graças à colaboração de todos os Munícipes. 

 

 

 

Saiba como funciona o Método

 

 

Os pacientes portadores de diabetes mellitus tipo II usuários de medicação oral, recebem a cada 42 dias atendimento de enfermagem na Unidade Básica de Saúde, no Posto de Saúde de Linha Filadélfia e na Unidade de Saúde do Bairro dos Estudantes. Já aos diabéticos usuários de insulina, a Secretaria disponibiliza um aparelho (glicosímetro) e fitas para controle da glicemia capilar.

 

Os diabéticos usuários de insulina recebem a cada 60 dias a visita domiciliar dos profissionais da Saúde, na qual realizam a entrega da insulina com avaliação da ficha de controle diário da glicemia capilar e recolhimento do material utilizado durante o mês (agulhas, seringas). Na oportunidade, a consulta de enfermagem e todas as informações coletadas são anotadas no prontuário de cada paciente.

 

 

Jantar da Codorna marca os 20 anos de fundação da ACIRP Anterior

Jantar da Codorna marca os 20 anos de fundação da ACIRP

Festa e homenagens marcam os 100 anos de Zonalta, interior de Piratuba Próximo

Festa e homenagens marcam os 100 anos de Zonalta, interior de Piratuba

Deixe seu comentário