Ipira cria Associação de Amigos da Casa da Memória
Associação de Amigos da Casa da Memória João Baptista Riffel
Ocorreu na sexta-feira, 16 de novembro, no Auditório do Espaço Cultural de Ipira (SC), a escolha da diretoria da “Associação de Amigos da Casa da Memória João Baptista Riffel”. A reunião bem como a escolha da Diretoria foi presidida pela professora Marlene Torrinelli, da UDESC, que vem desenvolvendo os projetos Tecer Moda e Museologia, os quais estão trazendo grandes contribuições para o município de Ipira. O projeto tecer Modas conta com alunas de Ipira, Peritiba, Alto Bela Vista, Concórdia, Lindóia do Sul e é desenvolvido através das parcerias envolvendo a Administração Municipal de Ipira / Consórcio Machadinho - Instituto Votorantim / UDESC / CAPES-Programa Novos Talentos 2010 / FUNDARTEC.
O projeto de Museologia conta com a participação de alunos de Ipira e Peritiba, no curso “PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: uma necessidade contemporânea nas escolas da rede pública”, integrante do Projeto Interação Universidade e Escola Pública: capacitação de professores e alunos da educação básica, desenvolvido pela UDESC, através do Museu Escola, com apoio da CAPES - Programa Novos Talentos 2010, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina / SED e as escolas da rede pública.
O curso vai contribuir para o fortalecimento da identidade do município de Ipira, facilitando aos seus habitantes o exercício pleno da cidadania e ampliando as atividades econômicas, por conta do turismo e da produção de bens, com características culturais específicas da região.
Portanto, já é realidade a “Associação de Modistas e Artesãos de Ipira”, com a reunião e escolha da Diretoria na noite de 09/11/2012, na Unidade Didática de Corte e Costura de Ipira e a “Associação Amigos da Casa da Memória João Baptista Riffel. Ambas as Associações terão sua sede à Rua São João, Nº 149, de frente para o mercado Ferrari.
É Indispensável que se destaque a necessidade e a importância de formalizar as Associações, especialmente no que se refere à preservação da memória, pois, a Lei 11.904, que institui o Estatuto de Museus determina que até 2014, quem não tiver formalizada a Associação de Amigos terá dificuldade para concorrer à aprovação de projetos para esta área e será praticamente impossível obter recursos governamentais.
É preciso que a comunidade Ipirense continue engajada e perceba cada vez mais a importância que estas ASSOCIAÇÕES representam.
Fica o convite para quem quiser conhecer, saber mais detalhes e participar das reuniões, através do telefone 3558-0949, com a professora Marlene Torrinelli.
Deixe seu comentário