João XXIII ? O servo dos servos de Deus

João XXIII ? O servo dos servos de Deus
No dia 03 de junho comemoramos o aniversário da morte de João XXIII, EL PAPA BUONU – O Papa Bom. Morreu aos 81 anos de idade, vítima de câncer no estômago. Eleito Papa em 1958, governou a igreja até 1963.
A maior marca de seu pontificado foi a realização do Concílio Ecumênico Vaticano II, com início em outubro de 1962. Devido à sua morte durante o Concílio, foi sucedido pelo Papa Paulo VI.
Um homem que surpreendeu a todos. Os cardeais eleitores consideravam que esse velhinho bom, seria eleito para “um breve momento de transição”, pois que se fazia sentir que a igreja necessitava de profundas reformas. Era preciso um papa de pulso firme, para conduzir essas reformas.
Não bem assim que sucedeu: aqueles cardeais se enganaram: o breve pontificado do bom velhinho mudou toda a face da igreja católica, o governo do Vaticano, a Diocese de Roma, Direito Canônico, e as Relações Internacionais.
João XXIII propôs um profundo exame de consciência da Igreja. Por isso ela se abriu e se transformou. De certa forma, esse homem mudou o planeta.
Para concluir, transcrevermos, uma mensagem, entre tantas, que ele nos deixou: “Não se deve jamais confundir o erro com a pessoa que erra. A pessoa que erra, não deixa de ser uma pessoa nem perde nunca a dignidade do ser humano, e, portanto, sempre merece estima”. (Papa João XXIII)
Biografia de João XXIII:
Papa de 1958 a 1963, ele foi eleito aos 77 anos como bispo de Roma para uma pequena transição. Seus cinco anos de pontificado, porém, mudaram a Igreja, os cristãos e o mundo. Era o “Papa Bom”. Por: Fernando Altemeyer Junior.
1881 nasce Angelo Giuseppe Roncalli;
1904 é ordenado sacerdote;
1925 vai para a Bulgária, de maioria cristã ortodoxa;
1935 estabelece-se em Istambul, de maioria Islâmica;
1944 é nomeado diplomata do Vaticano em Paris;
1945 termina a Segunda Guerra Mundial;
1958 Patriarca de Venezuela é eleito com o nome de João XXIII e Kruschev se torna secretário do Partido Comunista da URSS;
1959 Fidel Castro toma o poder em Cuba;
1960 a União Soviética rompe com a China;
1961 publica a encíclica Mater et magistra, com a leitura dos “sinais dos tempos” da década de 1960;
1962 preside o Conciliado Vaticano II – crise dos mísseis: a URSS decide instalar em Cuba lançadores de ogivas que podem atingir o EUA;
1963 publica a encíclica Pacem in terris, sobre a paz em tempos de proliferação nuclear e Guerra Fria – morre de câncer no estômago;
2000 é beatificado por Roma, fase anterior à santificação.
Idoso e sempre acima do peso, o papa João XXIII viveu intensamente os anos 1960 (década) e propôs reflexões sobre as mudanças naquela década. Foto da Revista História Viva, edição nº71.
Deixe seu comentário